ESCRITA ACADÊMICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ninin,Maria Otilia Guimarães
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300008
Resumo: RESUMO Diferentes perspectivas teóricas, como a Análise de Discurso Crítica, a Análise de Discurso Francesa, a Linguística Sistêmico-Funcional, têm orientado, recentemente, as investigações sobre a escrita acadêmica, destacando-se estudos com foco na Introdução de artigos científicos, dissertações e teses, no Resumo e Abstract desses textos, e cujas análises concentram-se na organização retórica, na pessoa do discurso, no uso de metadiscurso por autores concluintes de mestrado e doutorado. Há, de certa maneira, um encorajamento desse debate sobre o que é e como se ensina a escrita acadêmica, ampliado ainda mais pelo "boom" das publicações científicas altamente exigidas nos contextos universitários. Nessa direção, discute-se, neste artigo, o uso da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; 2014) como frame teórico orientador de atividades de aprendizagem da escrita acadêmica para alunos de pós-graduação da área da linguagem. A partir de trechos extraídos de dissertações e teses, são apresentadas atividades para o desenvolvimento da competência escritora de textos científicos, focalizando mais especificamente a seção de revisão de literatura, de modo a favorecer a apropriação, pelos estudantes, de recursos semântico-discursivos adequados não somente ao gênero textual, mas à comunidade discursiva específica da área de Linguística Aplicada.
id UNICAMP-12_633cd154763e87631425b8d4a4a4f0f8
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132015000300008
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling ESCRITA ACADÊMICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: PERSPECTIVAS PARA O ENSINOEscrita acadêmicaGramática Sistêmico-FuncionalEnsino da escrita acadêmicaRESUMO Diferentes perspectivas teóricas, como a Análise de Discurso Crítica, a Análise de Discurso Francesa, a Linguística Sistêmico-Funcional, têm orientado, recentemente, as investigações sobre a escrita acadêmica, destacando-se estudos com foco na Introdução de artigos científicos, dissertações e teses, no Resumo e Abstract desses textos, e cujas análises concentram-se na organização retórica, na pessoa do discurso, no uso de metadiscurso por autores concluintes de mestrado e doutorado. Há, de certa maneira, um encorajamento desse debate sobre o que é e como se ensina a escrita acadêmica, ampliado ainda mais pelo "boom" das publicações científicas altamente exigidas nos contextos universitários. Nessa direção, discute-se, neste artigo, o uso da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; 2014) como frame teórico orientador de atividades de aprendizagem da escrita acadêmica para alunos de pós-graduação da área da linguagem. A partir de trechos extraídos de dissertações e teses, são apresentadas atividades para o desenvolvimento da competência escritora de textos científicos, focalizando mais especificamente a seção de revisão de literatura, de modo a favorecer a apropriação, pelos estudantes, de recursos semântico-discursivos adequados não somente ao gênero textual, mas à comunidade discursiva específica da área de Linguística Aplicada.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300008Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.3 2015reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318134658164921info:eu-repo/semantics/openAccessNinin,Maria Otilia Guimarãespor2016-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132015000300008Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:34.733630Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCRITA ACADÊMICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO
title ESCRITA ACADÊMICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO
spellingShingle ESCRITA ACADÊMICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO
Ninin,Maria Otilia Guimarães
Escrita acadêmica
Gramática Sistêmico-Funcional
Ensino da escrita acadêmica
title_short ESCRITA ACADÊMICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO
title_full ESCRITA ACADÊMICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO
title_fullStr ESCRITA ACADÊMICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO
title_full_unstemmed ESCRITA ACADÊMICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO
title_sort ESCRITA ACADÊMICA E GRAMÁTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO
author Ninin,Maria Otilia Guimarães
author_facet Ninin,Maria Otilia Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ninin,Maria Otilia Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita acadêmica
Gramática Sistêmico-Funcional
Ensino da escrita acadêmica
topic Escrita acadêmica
Gramática Sistêmico-Funcional
Ensino da escrita acadêmica
description RESUMO Diferentes perspectivas teóricas, como a Análise de Discurso Crítica, a Análise de Discurso Francesa, a Linguística Sistêmico-Funcional, têm orientado, recentemente, as investigações sobre a escrita acadêmica, destacando-se estudos com foco na Introdução de artigos científicos, dissertações e teses, no Resumo e Abstract desses textos, e cujas análises concentram-se na organização retórica, na pessoa do discurso, no uso de metadiscurso por autores concluintes de mestrado e doutorado. Há, de certa maneira, um encorajamento desse debate sobre o que é e como se ensina a escrita acadêmica, ampliado ainda mais pelo "boom" das publicações científicas altamente exigidas nos contextos universitários. Nessa direção, discute-se, neste artigo, o uso da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) (HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004; 2014) como frame teórico orientador de atividades de aprendizagem da escrita acadêmica para alunos de pós-graduação da área da linguagem. A partir de trechos extraídos de dissertações e teses, são apresentadas atividades para o desenvolvimento da competência escritora de textos científicos, focalizando mais especificamente a seção de revisão de literatura, de modo a favorecer a apropriação, pelos estudantes, de recursos semântico-discursivos adequados não somente ao gênero textual, mas à comunidade discursiva específica da área de Linguística Aplicada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132015000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318134658164921
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.54 n.3 2015
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525180764160