A CONSTITUIÇÃO DO DADO EM ESCRITOS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA: ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS E ARTIGOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fairchild,Thomas Massao
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300757
Resumo: RESUMO Apresentamos resultados parciais de um projeto de pesquisa em que vimos discutindo o papel da escrita na formação de professores. A premissa geral é a de que escrever sobre a aula pode ser um trabalho pelo qual o professor produz, para si e para outros, dados que permitem levar adiante, por meio de uma atividade posterior, a reflexão e os posicionamentos assumidos por ele no próprio momento da aula. Neste artigo, focamos a exposição de dois aspectos dessa pesquisa: a análise de tipo "polifônico", centrada no deslindamento das "vozes" que compõem o discurso escrito sobre a aula, baseada nas ideias de O. Ducrot; e o questionamento sobre o que a configuração do enunciado pode dizer acerca do "sujeito empírico" responsável por ele, afastando-nos de Ducrot em favor de Bakhtin. Os dados discutidos aqui representam dois universos: textos escritos por estudantes cursando disciplinas de prática em cursos de Letras e artigos acadêmicos sobre o ensino de língua publicados em periódicos da área. Apontamos três problemas comuns a ambas as esferas: a) o uso de termos "vicários" em substituição ao registro de informações concretas; b) a inserção de discursos citados como enunciados a que se responde e não como dados que se analisam; c) conclusões sobre o ensino que não se vinculam aos dados ou análises apresentadas. Sintetizamos os resultados das análises afirmando que, quando se trata de discutir o que se passa na sala de aula, mesmo quando se escutam as "vozes" que emanam desse espaço, não se lhes confere um estatuto claro de dado, dando-se aos discursos citados tratamentos diversos e fazendo com que o discurso resultante seja inconsistente enquanto análise da aula.
id UNICAMP-12_a05239865b33fd33fe0dfb854ceb3d73
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-18132016000300757
network_acronym_str UNICAMP-12
network_name_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A CONSTITUIÇÃO DO DADO EM ESCRITOS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA: ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS E ARTIGOSFormação de professoresEnsino de línguaPolifoniaDialogismoRESUMO Apresentamos resultados parciais de um projeto de pesquisa em que vimos discutindo o papel da escrita na formação de professores. A premissa geral é a de que escrever sobre a aula pode ser um trabalho pelo qual o professor produz, para si e para outros, dados que permitem levar adiante, por meio de uma atividade posterior, a reflexão e os posicionamentos assumidos por ele no próprio momento da aula. Neste artigo, focamos a exposição de dois aspectos dessa pesquisa: a análise de tipo "polifônico", centrada no deslindamento das "vozes" que compõem o discurso escrito sobre a aula, baseada nas ideias de O. Ducrot; e o questionamento sobre o que a configuração do enunciado pode dizer acerca do "sujeito empírico" responsável por ele, afastando-nos de Ducrot em favor de Bakhtin. Os dados discutidos aqui representam dois universos: textos escritos por estudantes cursando disciplinas de prática em cursos de Letras e artigos acadêmicos sobre o ensino de língua publicados em periódicos da área. Apontamos três problemas comuns a ambas as esferas: a) o uso de termos "vicários" em substituição ao registro de informações concretas; b) a inserção de discursos citados como enunciados a que se responde e não como dados que se analisam; c) conclusões sobre o ensino que não se vinculam aos dados ou análises apresentadas. Sintetizamos os resultados das análises afirmando que, quando se trata de discutir o que se passa na sala de aula, mesmo quando se escutam as "vozes" que emanam desse espaço, não se lhes confere um estatuto claro de dado, dando-se aos discursos citados tratamentos diversos e fazendo com que o discurso resultante seja inconsistente enquanto análise da aula.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300757Trabalhos em Linguística Aplicada v.55 n.3 2016reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318134833170711info:eu-repo/semantics/openAccessFairchild,Thomas Massaopor2017-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132016000300757Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:36.745191Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTITUIÇÃO DO DADO EM ESCRITOS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA: ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS E ARTIGOS
title A CONSTITUIÇÃO DO DADO EM ESCRITOS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA: ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS E ARTIGOS
spellingShingle A CONSTITUIÇÃO DO DADO EM ESCRITOS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA: ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS E ARTIGOS
Fairchild,Thomas Massao
Formação de professores
Ensino de língua
Polifonia
Dialogismo
title_short A CONSTITUIÇÃO DO DADO EM ESCRITOS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA: ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS E ARTIGOS
title_full A CONSTITUIÇÃO DO DADO EM ESCRITOS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA: ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS E ARTIGOS
title_fullStr A CONSTITUIÇÃO DO DADO EM ESCRITOS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA: ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS E ARTIGOS
title_full_unstemmed A CONSTITUIÇÃO DO DADO EM ESCRITOS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA: ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS E ARTIGOS
title_sort A CONSTITUIÇÃO DO DADO EM ESCRITOS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA: ANÁLISE DISCURSIVA DE RELATÓRIOS E ARTIGOS
author Fairchild,Thomas Massao
author_facet Fairchild,Thomas Massao
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fairchild,Thomas Massao
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de língua
Polifonia
Dialogismo
topic Formação de professores
Ensino de língua
Polifonia
Dialogismo
description RESUMO Apresentamos resultados parciais de um projeto de pesquisa em que vimos discutindo o papel da escrita na formação de professores. A premissa geral é a de que escrever sobre a aula pode ser um trabalho pelo qual o professor produz, para si e para outros, dados que permitem levar adiante, por meio de uma atividade posterior, a reflexão e os posicionamentos assumidos por ele no próprio momento da aula. Neste artigo, focamos a exposição de dois aspectos dessa pesquisa: a análise de tipo "polifônico", centrada no deslindamento das "vozes" que compõem o discurso escrito sobre a aula, baseada nas ideias de O. Ducrot; e o questionamento sobre o que a configuração do enunciado pode dizer acerca do "sujeito empírico" responsável por ele, afastando-nos de Ducrot em favor de Bakhtin. Os dados discutidos aqui representam dois universos: textos escritos por estudantes cursando disciplinas de prática em cursos de Letras e artigos acadêmicos sobre o ensino de língua publicados em periódicos da área. Apontamos três problemas comuns a ambas as esferas: a) o uso de termos "vicários" em substituição ao registro de informações concretas; b) a inserção de discursos citados como enunciados a que se responde e não como dados que se analisam; c) conclusões sobre o ensino que não se vinculam aos dados ou análises apresentadas. Sintetizamos os resultados das análises afirmando que, quando se trata de discutir o que se passa na sala de aula, mesmo quando se escutam as "vozes" que emanam desse espaço, não se lhes confere um estatuto claro de dado, dando-se aos discursos citados tratamentos diversos e fazendo com que o discurso resultante seja inconsistente enquanto análise da aula.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300757
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132016000300757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/010318134833170711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)
dc.source.none.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada v.55 n.3 2016
reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
collection Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br
_version_ 1800216525223755776