PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS E O GOSTO DE AFAZER: EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO EM ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000200699 |
Resumo: | RESUMO Os direitos humanos podem ser compreendidos como um conjunto de princípios que operam no plano formalizado da linguagem e também em um sistema de significação mais amplo, não formalizado. Este artigo apresenta uma proposta de formação em direitos humanos baseada na produção de estórias e voltada à educação escolar de jovens. Elaborada no âmbito do grupo de pesquisas em linguagem e direitos humanos (IEL/Unicamp), a proposição se baseia didática e pedagogicamente no pensamento de Hannah Arendt e almeja expor um projeto político de ensino viável, que enfoque a disciplina de Língua Portuguesa - sem ignorar seu potencial interdisciplinar - para a produção do que chamamos de "exercícios de imaginação" em escrita. Nossa proposta, portanto, tenciona promover reflexões, em sala de aula, acerca das conceituações jurídicas, filosóficas e subjetivas dos direitos humanos e das formas sociais da diferença e da universalidade, além de estimular, na escrita, inversões de perspectiva, adotando-se o "eu" como enunciador de um "outro". Tais inversões funcionariam como aparato propício à sensibilização e à busca de uma "mentalidade alargada", mais consciente da alteridade e apta à apreensão dos dilemas individuais e coletivos do mundo contemporâneo. |
id |
UNICAMP-12_be568be894ff5afb78bd2371baa3bd89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0103-18132018000200699 |
network_acronym_str |
UNICAMP-12 |
network_name_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS E O GOSTO DE AFAZER: EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO EM ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOSdireitos humanoseducaçãoescritaprodução de estóriasHannah ArendtRESUMO Os direitos humanos podem ser compreendidos como um conjunto de princípios que operam no plano formalizado da linguagem e também em um sistema de significação mais amplo, não formalizado. Este artigo apresenta uma proposta de formação em direitos humanos baseada na produção de estórias e voltada à educação escolar de jovens. Elaborada no âmbito do grupo de pesquisas em linguagem e direitos humanos (IEL/Unicamp), a proposição se baseia didática e pedagogicamente no pensamento de Hannah Arendt e almeja expor um projeto político de ensino viável, que enfoque a disciplina de Língua Portuguesa - sem ignorar seu potencial interdisciplinar - para a produção do que chamamos de "exercícios de imaginação" em escrita. Nossa proposta, portanto, tenciona promover reflexões, em sala de aula, acerca das conceituações jurídicas, filosóficas e subjetivas dos direitos humanos e das formas sociais da diferença e da universalidade, além de estimular, na escrita, inversões de perspectiva, adotando-se o "eu" como enunciador de um "outro". Tais inversões funcionariam como aparato propício à sensibilização e à busca de uma "mentalidade alargada", mais consciente da alteridade e apta à apreensão dos dilemas individuais e coletivos do mundo contemporâneo.UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)2018-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000200699Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/010318138651914365851info:eu-repo/semantics/openAccessPalma,DanielaSá,Ana Paula dos Santos deBarros,Nayara Natalia deSachs,Rafael Salmazipor2018-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S0103-18132018000200699Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tlaPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/oaispublic@iel.unicamp.br2175-764X0103-1813opendoar:2022-11-08T14:23:41.610959Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS E O GOSTO DE AFAZER: EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO EM ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
title |
PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS E O GOSTO DE AFAZER: EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO EM ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
spellingShingle |
PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS E O GOSTO DE AFAZER: EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO EM ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS Palma,Daniela direitos humanos educação escrita produção de estórias Hannah Arendt |
title_short |
PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS E O GOSTO DE AFAZER: EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO EM ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
title_full |
PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS E O GOSTO DE AFAZER: EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO EM ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
title_fullStr |
PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS E O GOSTO DE AFAZER: EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO EM ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
title_full_unstemmed |
PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS E O GOSTO DE AFAZER: EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO EM ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
title_sort |
PRODUÇÃO DE ESTÓRIAS E O GOSTO DE AFAZER: EXERCÍCIOS DE IMAGINAÇÃO EM ESCRITA PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS |
author |
Palma,Daniela |
author_facet |
Palma,Daniela Sá,Ana Paula dos Santos de Barros,Nayara Natalia de Sachs,Rafael Salmazi |
author_role |
author |
author2 |
Sá,Ana Paula dos Santos de Barros,Nayara Natalia de Sachs,Rafael Salmazi |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palma,Daniela Sá,Ana Paula dos Santos de Barros,Nayara Natalia de Sachs,Rafael Salmazi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
direitos humanos educação escrita produção de estórias Hannah Arendt |
topic |
direitos humanos educação escrita produção de estórias Hannah Arendt |
description |
RESUMO Os direitos humanos podem ser compreendidos como um conjunto de princípios que operam no plano formalizado da linguagem e também em um sistema de significação mais amplo, não formalizado. Este artigo apresenta uma proposta de formação em direitos humanos baseada na produção de estórias e voltada à educação escolar de jovens. Elaborada no âmbito do grupo de pesquisas em linguagem e direitos humanos (IEL/Unicamp), a proposição se baseia didática e pedagogicamente no pensamento de Hannah Arendt e almeja expor um projeto político de ensino viável, que enfoque a disciplina de Língua Portuguesa - sem ignorar seu potencial interdisciplinar - para a produção do que chamamos de "exercícios de imaginação" em escrita. Nossa proposta, portanto, tenciona promover reflexões, em sala de aula, acerca das conceituações jurídicas, filosóficas e subjetivas dos direitos humanos e das formas sociais da diferença e da universalidade, além de estimular, na escrita, inversões de perspectiva, adotando-se o "eu" como enunciador de um "outro". Tais inversões funcionariam como aparato propício à sensibilização e à busca de uma "mentalidade alargada", mais consciente da alteridade e apta à apreensão dos dilemas individuais e coletivos do mundo contemporâneo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000200699 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132018000200699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/010318138651914365851 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada v.57 n.2 2018 reponame:Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trabalhos em Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216525767966720 |