O conceito de fluência nos estudos das afasias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rosana Carmo Novaes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636975
Resumo: Este artigo visa discutir como o conceito de fluência vem sendo mobilizado nos estudos das afasias, tanto na literatura neuropsicológica tradicional – que correlaciona diretamente fluência e sua contraparte negativa, a disfluência, aos aspectos topográficos das lesões e aos seus efeitos causais (Broca, também referida como anterior ou motora e relacionada à produção da fala versus Wernicke, neste caso referida como posterior, sensorial e relativa a problemas de compreensão) 2 – e como o tema tem sido abordado nos estudos desenvolvidos na perspectiva enunciativo-discursiva, que incorpora a relação do sujeito com a língua(gem) e, ainda mais particularmente, com a sua própria afasia. A reflexão sobre essas questões demanda não só uma revisão crítica da semiologia das afasias, uma vez que esta é geralmente marcada por relações dicotômicas que privilegiam os aspectos biológicos do funcionamento cerebral, mas também um posicionamento diferenciado por parte daquele que interage com o afásico, seja como terapeuta profissional ou não. Em outras palavras, a discussão teórica acerca de conceitos recorrentes na literatura, como o de fluência, tem implicações relevantes para o acompanhamento terapêutico de sujeitos afásicos, o que se constitui como uma motivação a mais para a reflexão desenvolvida neste trabalho.
id UNICAMP-13_003c6e50b1d959663b0e955ea20f531b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636975
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling O conceito de fluência nos estudos das afasiasFluência. Disfluência. Afasia.Este artigo visa discutir como o conceito de fluência vem sendo mobilizado nos estudos das afasias, tanto na literatura neuropsicológica tradicional – que correlaciona diretamente fluência e sua contraparte negativa, a disfluência, aos aspectos topográficos das lesões e aos seus efeitos causais (Broca, também referida como anterior ou motora e relacionada à produção da fala versus Wernicke, neste caso referida como posterior, sensorial e relativa a problemas de compreensão) 2 – e como o tema tem sido abordado nos estudos desenvolvidos na perspectiva enunciativo-discursiva, que incorpora a relação do sujeito com a língua(gem) e, ainda mais particularmente, com a sua própria afasia. A reflexão sobre essas questões demanda não só uma revisão crítica da semiologia das afasias, uma vez que esta é geralmente marcada por relações dicotômicas que privilegiam os aspectos biológicos do funcionamento cerebral, mas também um posicionamento diferenciado por parte daquele que interage com o afásico, seja como terapeuta profissional ou não. Em outras palavras, a discussão teórica acerca de conceitos recorrentes na literatura, como o de fluência, tem implicações relevantes para o acompanhamento terapêutico de sujeitos afásicos, o que se constitui como uma motivação a mais para a reflexão desenvolvida neste trabalho.Universidade Estadual de Campinas2012-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/863697510.20396/cel.v54i1.8636975Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 54 n. 1 (2012); 117-134Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 No. 1 (2012); 117-134Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 Núm. 1 (2012); 117-1342447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636975/4697Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Rosana Carmo Novaes2018-08-02T13:16:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636975Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:29.921203Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de fluência nos estudos das afasias
title O conceito de fluência nos estudos das afasias
spellingShingle O conceito de fluência nos estudos das afasias
Pinto, Rosana Carmo Novaes
Fluência. Disfluência. Afasia.
title_short O conceito de fluência nos estudos das afasias
title_full O conceito de fluência nos estudos das afasias
title_fullStr O conceito de fluência nos estudos das afasias
title_full_unstemmed O conceito de fluência nos estudos das afasias
title_sort O conceito de fluência nos estudos das afasias
author Pinto, Rosana Carmo Novaes
author_facet Pinto, Rosana Carmo Novaes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rosana Carmo Novaes
dc.subject.por.fl_str_mv Fluência. Disfluência. Afasia.
topic Fluência. Disfluência. Afasia.
description Este artigo visa discutir como o conceito de fluência vem sendo mobilizado nos estudos das afasias, tanto na literatura neuropsicológica tradicional – que correlaciona diretamente fluência e sua contraparte negativa, a disfluência, aos aspectos topográficos das lesões e aos seus efeitos causais (Broca, também referida como anterior ou motora e relacionada à produção da fala versus Wernicke, neste caso referida como posterior, sensorial e relativa a problemas de compreensão) 2 – e como o tema tem sido abordado nos estudos desenvolvidos na perspectiva enunciativo-discursiva, que incorpora a relação do sujeito com a língua(gem) e, ainda mais particularmente, com a sua própria afasia. A reflexão sobre essas questões demanda não só uma revisão crítica da semiologia das afasias, uma vez que esta é geralmente marcada por relações dicotômicas que privilegiam os aspectos biológicos do funcionamento cerebral, mas também um posicionamento diferenciado por parte daquele que interage com o afásico, seja como terapeuta profissional ou não. Em outras palavras, a discussão teórica acerca de conceitos recorrentes na literatura, como o de fluência, tem implicações relevantes para o acompanhamento terapêutico de sujeitos afásicos, o que se constitui como uma motivação a mais para a reflexão desenvolvida neste trabalho.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636975
10.20396/cel.v54i1.8636975
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636975
identifier_str_mv 10.20396/cel.v54i1.8636975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636975/4697
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 54 n. 1 (2012); 117-134
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 No. 1 (2012); 117-134
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 Núm. 1 (2012); 117-134
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216494606385152