O material didático de inglês da rede pública Estadual Paulista: produção de sentidos na perspectiva da análise de discurso de linha francesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zakir, Maisa de Alcantara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637295
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os sentidos produzidos por professores de inglês da rede pública estadual paulista, participantes de uma turma de um curso semipresencial de especialização lato sensu, sobre o material didático de inglês distribuído pela Secretaria de Estado da Educação. A partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa, buscamos compreender o que os professores de inglês pensam sobre o material com o qual trabalham em suas aulas e analisar as posições-sujeito que ocupam nesse contexto. Os dados analisados consistem em postagens de um fórum virtual proposto no curso em questão e evidenciam a não homogeneidade e a ideologia como traços constitutivos do discurso, objeto de análise da teoria formulada por Michel Pêcheux.
id UNICAMP-13_22069fe8d7ac0525b4c0142997130e8a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637295
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling O material didático de inglês da rede pública Estadual Paulista: produção de sentidos na perspectiva da análise de discurso de linha francesaMaterial de inglês. Currículo oficial do estado de São Paulo. Análise de Discurso de linha francesa.O objetivo deste artigo é analisar os sentidos produzidos por professores de inglês da rede pública estadual paulista, participantes de uma turma de um curso semipresencial de especialização lato sensu, sobre o material didático de inglês distribuído pela Secretaria de Estado da Educação. A partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa, buscamos compreender o que os professores de inglês pensam sobre o material com o qual trabalham em suas aulas e analisar as posições-sujeito que ocupam nesse contexto. Os dados analisados consistem em postagens de um fórum virtual proposto no curso em questão e evidenciam a não homogeneidade e a ideologia como traços constitutivos do discurso, objeto de análise da teoria formulada por Michel Pêcheux.Universidade Estadual de Campinas2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/863729510.20396/cel.v55i2.8637295Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 55 n. 2 (2013); 147-162Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 55 No. 2 (2013); 147-162Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 55 Núm. 2 (2013); 147-1622447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637295/5017https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637295/19552Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessZakir, Maisa de Alcantara2018-08-01T13:11:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8637295Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:49.821340Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O material didático de inglês da rede pública Estadual Paulista: produção de sentidos na perspectiva da análise de discurso de linha francesa
title O material didático de inglês da rede pública Estadual Paulista: produção de sentidos na perspectiva da análise de discurso de linha francesa
spellingShingle O material didático de inglês da rede pública Estadual Paulista: produção de sentidos na perspectiva da análise de discurso de linha francesa
Zakir, Maisa de Alcantara
Material de inglês. Currículo oficial do estado de São Paulo. Análise de Discurso de linha francesa.
title_short O material didático de inglês da rede pública Estadual Paulista: produção de sentidos na perspectiva da análise de discurso de linha francesa
title_full O material didático de inglês da rede pública Estadual Paulista: produção de sentidos na perspectiva da análise de discurso de linha francesa
title_fullStr O material didático de inglês da rede pública Estadual Paulista: produção de sentidos na perspectiva da análise de discurso de linha francesa
title_full_unstemmed O material didático de inglês da rede pública Estadual Paulista: produção de sentidos na perspectiva da análise de discurso de linha francesa
title_sort O material didático de inglês da rede pública Estadual Paulista: produção de sentidos na perspectiva da análise de discurso de linha francesa
author Zakir, Maisa de Alcantara
author_facet Zakir, Maisa de Alcantara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zakir, Maisa de Alcantara
dc.subject.por.fl_str_mv Material de inglês. Currículo oficial do estado de São Paulo. Análise de Discurso de linha francesa.
topic Material de inglês. Currículo oficial do estado de São Paulo. Análise de Discurso de linha francesa.
description O objetivo deste artigo é analisar os sentidos produzidos por professores de inglês da rede pública estadual paulista, participantes de uma turma de um curso semipresencial de especialização lato sensu, sobre o material didático de inglês distribuído pela Secretaria de Estado da Educação. A partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa, buscamos compreender o que os professores de inglês pensam sobre o material com o qual trabalham em suas aulas e analisar as posições-sujeito que ocupam nesse contexto. Os dados analisados consistem em postagens de um fórum virtual proposto no curso em questão e evidenciam a não homogeneidade e a ideologia como traços constitutivos do discurso, objeto de análise da teoria formulada por Michel Pêcheux.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637295
10.20396/cel.v55i2.8637295
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637295
identifier_str_mv 10.20396/cel.v55i2.8637295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637295/5017
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8637295/19552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 55 n. 2 (2013); 147-162
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 55 No. 2 (2013); 147-162
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 55 Núm. 2 (2013); 147-162
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216493033521152