Inclusão de crianças com hidrocefalia em práticas de letramento: abordagem neurolinguística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648201 |
Resumo: | Os fundamentos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva (Coudry, [1986] 1988) e do Letramento (Tfouni, 2005) articulam-se, neste artigo, com o intuito de estudar marcas de subjetividade nas produções orais e escritas de crianças com lesão cerebral para promover a inclusão social destas. Dentre as lesões cerebrais, escolheu-se a hidrocefalia, afecção que decorre da quebra do equilíbrio do líquido cefalorraquidiano. Entre as sequelas apresentadas pela criança após o tratamento, a que mais preocupa é o retardo neuropsicomotor, uma vez que essa condição a coloca num quadro de marginalização social que é necessário mudar. Correlacionamos, neste artigo, teoria e conceitos com práticas metodológicas, a fim de observar o modo como as crianças hidrocéfalas dão corpo ao exercício discursivo da linguagem que a constitui como sujeito. Nosso objetivo central é o de desenvolver estratégias de avaliação adaptadas às dificuldades de funcionamento da linguagem nas crianças com essa afecção, estratégias essas que não sejam baseadas no desempenho de um sujeito idealizado, pois crianças com hidrocefalia não apresentam determinados recursos de produção e de interpretação de sentidos. Desse modo, pretendemos estabelecer um perfil teórico a respeito do uso da linguagem e seu efeito na constituição de sujeitos com lesão cerebral dando-lhes qualidade de vida. |
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Inclusão de crianças com hidrocefalia em práticas de letramento: abordagem neurolinguísticaNeurolinguística discursiva. Letramento. Inclusão.Inclusão na Educação LinguísticaOs fundamentos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva (Coudry, [1986] 1988) e do Letramento (Tfouni, 2005) articulam-se, neste artigo, com o intuito de estudar marcas de subjetividade nas produções orais e escritas de crianças com lesão cerebral para promover a inclusão social destas. Dentre as lesões cerebrais, escolheu-se a hidrocefalia, afecção que decorre da quebra do equilíbrio do líquido cefalorraquidiano. Entre as sequelas apresentadas pela criança após o tratamento, a que mais preocupa é o retardo neuropsicomotor, uma vez que essa condição a coloca num quadro de marginalização social que é necessário mudar. Correlacionamos, neste artigo, teoria e conceitos com práticas metodológicas, a fim de observar o modo como as crianças hidrocéfalas dão corpo ao exercício discursivo da linguagem que a constitui como sujeito. Nosso objetivo central é o de desenvolver estratégias de avaliação adaptadas às dificuldades de funcionamento da linguagem nas crianças com essa afecção, estratégias essas que não sejam baseadas no desempenho de um sujeito idealizado, pois crianças com hidrocefalia não apresentam determinados recursos de produção e de interpretação de sentidos. Desse modo, pretendemos estabelecer um perfil teórico a respeito do uso da linguagem e seu efeito na constituição de sujeitos com lesão cerebral dando-lhes qualidade de vida.Universidade Estadual de Campinas2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Epíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864820110.20396/cel.v60i2.8648201Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 507-526Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 507-526Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 507-5262447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648201/18475https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648201/19967Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonte-Serrat, Dionéia Motta2018-09-04T09:40:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648201Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:53.442737Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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