Neurolinguística discursiva e transmissão – a questão da autoria
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648717 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é desenvolver a ideia de que a noção de autoria deva ser discutida na/para a Neurolinguística Discursiva, área fundada por Coudry na década de 80. Com essa finalidade, recorremos às ideias de Foucault (2009, 2011) sobre autoria. Pretendemos vincular essa noção diretamente a uma concepção de sujeito formulada pela ND, bem como ao tipo de acompanhamento realizado nos grupos de convivência e/ou nos atendimentos longitudinais individuais. Há uma marca, compreendida como o modo de se dirigir e se referir aos sujeitos, instauradora de uma diferença fundamental nos estudos da linguagem no contexto patológico. A verificação dessa hipótese se faz por meio de um levantamento preliminar da escrita de casos – afasias, autismos – na Neurolinguística Discursiva. |
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Neurolinguística discursiva e transmissão – a questão da autoriaNeurolinguística discursiva. Afasia. Autismo.NeurolinguísticaO objetivo deste artigo é desenvolver a ideia de que a noção de autoria deva ser discutida na/para a Neurolinguística Discursiva, área fundada por Coudry na década de 80. Com essa finalidade, recorremos às ideias de Foucault (2009, 2011) sobre autoria. Pretendemos vincular essa noção diretamente a uma concepção de sujeito formulada pela ND, bem como ao tipo de acompanhamento realizado nos grupos de convivência e/ou nos atendimentos longitudinais individuais. Há uma marca, compreendida como o modo de se dirigir e se referir aos sujeitos, instauradora de uma diferença fundamental nos estudos da linguagem no contexto patológico. A verificação dessa hipótese se faz por meio de um levantamento preliminar da escrita de casos – afasias, autismos – na Neurolinguística Discursiva.Universidade Estadual de Campinas2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura; Pesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864871710.20396/cel.v60i2.8648717Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 60 n. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 351-367Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 No. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 351-367Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 60 Núm. 2 (2018): 30 Anos após o diário de Narciso: desdobramentos teórico-metodológicos; 351-3672447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648717/18466https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8648717/20028Copyright (c) 2018 Cadernos de Estudos Linguísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerottino, Silvana2018-09-04T09:40:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648717Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:54.428198Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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