Discurso na fanpage “só gordinhas” sobre a personagem Perséfone da novela amor à vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thurow, Ane Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Dorow, Clóris Maria Freire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8642403
Resumo: O uso crescente da Internet, principalmente das redes sociais, tem influenciado cada vez mais a vida das pessoas. Um site de rede social muito utilizado é o Facebook, que permite o acesso e a criação de fanpages (comunidades). Partindo do entendimento de que o discurso da fanpage está inscrito numa formação discursiva de “aceitação do corpo”, o trabalho tem como objetivo geral refletir sobre os possíveis efeitos de sentido gerados nas práticas discursivas produzidas no espaço enunciativo da fanpage “Só Gordinhas” a respeito da personagem Perséfone apresentada na novela “Amor à Vida” da Rede Globo. Para tanto, o procedimento metodológico desenvolvido constitui-se na análise interpretativa dos enunciados produzidos na fanpage. E assim, com base nos pressupostos da Análise de Discurso pecheuxtiana, consideram-se alguns conceitos primordiais para a interpretação desse corpus, dentre os quais: discurso como “efeito de sentido entre locutores” (PÊCHEUX, 2009); sujeito discursivo, que ocupa um lugar social, atravessado pelo inconsciente e interpelado pela ideologia; formação discursiva, representando o lugar de constituição do sentido e da identificação do sujeito; e silêncio, que possibilita pensar na incompletude constitutiva de todo discurso. Com este trabalho, espera-se evidenciar as diferentes posições-sujeito que se entrecruzam numa dada formação discursiva, constituídas por discursos acerca da popularização da imagem da personagem citada, que pode ser analisada como uma figura que emana simpatia e/ou preconceito imposto pela mídia.
id UNICAMP-13_6d3cd74a07d2c486b20eb5afe0c5ebba
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642403
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling Discurso na fanpage “só gordinhas” sobre a personagem Perséfone da novela amor à vidaFacebook. Formação discursiva. SilêncioDiscurso nas redes sociaisO uso crescente da Internet, principalmente das redes sociais, tem influenciado cada vez mais a vida das pessoas. Um site de rede social muito utilizado é o Facebook, que permite o acesso e a criação de fanpages (comunidades). Partindo do entendimento de que o discurso da fanpage está inscrito numa formação discursiva de “aceitação do corpo”, o trabalho tem como objetivo geral refletir sobre os possíveis efeitos de sentido gerados nas práticas discursivas produzidas no espaço enunciativo da fanpage “Só Gordinhas” a respeito da personagem Perséfone apresentada na novela “Amor à Vida” da Rede Globo. Para tanto, o procedimento metodológico desenvolvido constitui-se na análise interpretativa dos enunciados produzidos na fanpage. E assim, com base nos pressupostos da Análise de Discurso pecheuxtiana, consideram-se alguns conceitos primordiais para a interpretação desse corpus, dentre os quais: discurso como “efeito de sentido entre locutores” (PÊCHEUX, 2009); sujeito discursivo, que ocupa um lugar social, atravessado pelo inconsciente e interpelado pela ideologia; formação discursiva, representando o lugar de constituição do sentido e da identificação do sujeito; e silêncio, que possibilita pensar na incompletude constitutiva de todo discurso. Com este trabalho, espera-se evidenciar as diferentes posições-sujeito que se entrecruzam numa dada formação discursiva, constituídas por discursos acerca da popularização da imagem da personagem citada, que pode ser analisada como uma figura que emana simpatia e/ou preconceito imposto pela mídia.Universidade Estadual de Campinas2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/864240310.20396/cel.v57i2.8642403Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 57 n. 2 (2015); 227-247Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 57 No. 2 (2015); 227-247Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 57 Núm. 2 (2015); 227-2472447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8642403/9919https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8642403/19670Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessThurow, Ane CristinaDorow, Clóris Maria Freire2017-05-09T10:53:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642403Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:51.205753Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso na fanpage “só gordinhas” sobre a personagem Perséfone da novela amor à vida
title Discurso na fanpage “só gordinhas” sobre a personagem Perséfone da novela amor à vida
spellingShingle Discurso na fanpage “só gordinhas” sobre a personagem Perséfone da novela amor à vida
Thurow, Ane Cristina
Facebook. Formação discursiva. Silêncio
Discurso nas redes sociais
title_short Discurso na fanpage “só gordinhas” sobre a personagem Perséfone da novela amor à vida
title_full Discurso na fanpage “só gordinhas” sobre a personagem Perséfone da novela amor à vida
title_fullStr Discurso na fanpage “só gordinhas” sobre a personagem Perséfone da novela amor à vida
title_full_unstemmed Discurso na fanpage “só gordinhas” sobre a personagem Perséfone da novela amor à vida
title_sort Discurso na fanpage “só gordinhas” sobre a personagem Perséfone da novela amor à vida
author Thurow, Ane Cristina
author_facet Thurow, Ane Cristina
Dorow, Clóris Maria Freire
author_role author
author2 Dorow, Clóris Maria Freire
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thurow, Ane Cristina
Dorow, Clóris Maria Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook. Formação discursiva. Silêncio
Discurso nas redes sociais
topic Facebook. Formação discursiva. Silêncio
Discurso nas redes sociais
description O uso crescente da Internet, principalmente das redes sociais, tem influenciado cada vez mais a vida das pessoas. Um site de rede social muito utilizado é o Facebook, que permite o acesso e a criação de fanpages (comunidades). Partindo do entendimento de que o discurso da fanpage está inscrito numa formação discursiva de “aceitação do corpo”, o trabalho tem como objetivo geral refletir sobre os possíveis efeitos de sentido gerados nas práticas discursivas produzidas no espaço enunciativo da fanpage “Só Gordinhas” a respeito da personagem Perséfone apresentada na novela “Amor à Vida” da Rede Globo. Para tanto, o procedimento metodológico desenvolvido constitui-se na análise interpretativa dos enunciados produzidos na fanpage. E assim, com base nos pressupostos da Análise de Discurso pecheuxtiana, consideram-se alguns conceitos primordiais para a interpretação desse corpus, dentre os quais: discurso como “efeito de sentido entre locutores” (PÊCHEUX, 2009); sujeito discursivo, que ocupa um lugar social, atravessado pelo inconsciente e interpelado pela ideologia; formação discursiva, representando o lugar de constituição do sentido e da identificação do sujeito; e silêncio, que possibilita pensar na incompletude constitutiva de todo discurso. Com este trabalho, espera-se evidenciar as diferentes posições-sujeito que se entrecruzam numa dada formação discursiva, constituídas por discursos acerca da popularização da imagem da personagem citada, que pode ser analisada como uma figura que emana simpatia e/ou preconceito imposto pela mídia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8642403
10.20396/cel.v57i2.8642403
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8642403
identifier_str_mv 10.20396/cel.v57i2.8642403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8642403/9919
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8642403/19670
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 57 n. 2 (2015); 227-247
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 57 No. 2 (2015); 227-247
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 57 Núm. 2 (2015); 227-247
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216495866773504