Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merlo, Sandra
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbosa, Plínio Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636968
Resumo: O objetivo deste estudo é examinar a dinâmica de longo prazo de pausas e hesitações na fala espontânea. Foram analisados 20 textos falados, produzidos por adultos sem distúrbios de comunicação. Os dados foram transcritos e segmentados de acordo com os fenômenos de interesse. Posteriormente, os dados foram transformados em sequências numéricas de “zeros” e “uns” e amostrados a cada 200 ms para a geração das séries temporais. Foram utilizados procedimentos estatísticos específicos de séries temporais para análise dos dados. Os resultados apontaram que pausas e hesitações ocorreram de forma estacionária do início ao fim dos textos falados, ou seja, não se acumularam no início, no meio ou no final dos textos. Pausas e hesitações se distribuíram de forma cíclica e periódica ao longo do tempo: os ciclos de pausa apresentaram média de 9 s e os de hesitação, média de 13 s. Pausas e hesitações atuaram em conjunto para a manutenção da fluência, tendo em vista que mudanças de estado em uma série imediatamente geraram mudanças de estado na outra série temporal. Houve poucas ocorrências de ciclos sincronizados de pausas e hesitações e, quando isso ocorreu, os fenômenos geralmente estavam em oposição de fase, ou seja, regiões com maior concentração de pausas ocorreram com regiões de menor concentração de hesitações. Portanto, a estacionaridade e a periodicidade podem ser consideradas modos robustos e estáveis de organização temporal das pausas e hesitações na fala espontânea.
id UNICAMP-13_857f825ecc54575c28cf9148738a0a52
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636968
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontâneaFluência. Estacionaridade. Ciclos Periódicos.O objetivo deste estudo é examinar a dinâmica de longo prazo de pausas e hesitações na fala espontânea. Foram analisados 20 textos falados, produzidos por adultos sem distúrbios de comunicação. Os dados foram transcritos e segmentados de acordo com os fenômenos de interesse. Posteriormente, os dados foram transformados em sequências numéricas de “zeros” e “uns” e amostrados a cada 200 ms para a geração das séries temporais. Foram utilizados procedimentos estatísticos específicos de séries temporais para análise dos dados. Os resultados apontaram que pausas e hesitações ocorreram de forma estacionária do início ao fim dos textos falados, ou seja, não se acumularam no início, no meio ou no final dos textos. Pausas e hesitações se distribuíram de forma cíclica e periódica ao longo do tempo: os ciclos de pausa apresentaram média de 9 s e os de hesitação, média de 13 s. Pausas e hesitações atuaram em conjunto para a manutenção da fluência, tendo em vista que mudanças de estado em uma série imediatamente geraram mudanças de estado na outra série temporal. Houve poucas ocorrências de ciclos sincronizados de pausas e hesitações e, quando isso ocorreu, os fenômenos geralmente estavam em oposição de fase, ou seja, regiões com maior concentração de pausas ocorreram com regiões de menor concentração de hesitações. Portanto, a estacionaridade e a periodicidade podem ser consideradas modos robustos e estáveis de organização temporal das pausas e hesitações na fala espontânea.Universidade Estadual de Campinas2012-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/863696810.20396/cel.v54i1.8636968Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 54 n. 1 (2012); 11-24Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 No. 1 (2012); 11-24Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 Núm. 1 (2012); 11-242447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636968/4690Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessMerlo, SandraBarbosa, Plínio Almeida2018-08-02T13:16:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636968Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:29.456739Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontânea
title Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontânea
spellingShingle Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontânea
Merlo, Sandra
Fluência. Estacionaridade. Ciclos Periódicos.
title_short Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontânea
title_full Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontânea
title_fullStr Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontânea
title_full_unstemmed Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontânea
title_sort Séries temporais de pausas e de hesitações na fala espontânea
author Merlo, Sandra
author_facet Merlo, Sandra
Barbosa, Plínio Almeida
author_role author
author2 Barbosa, Plínio Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merlo, Sandra
Barbosa, Plínio Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Fluência. Estacionaridade. Ciclos Periódicos.
topic Fluência. Estacionaridade. Ciclos Periódicos.
description O objetivo deste estudo é examinar a dinâmica de longo prazo de pausas e hesitações na fala espontânea. Foram analisados 20 textos falados, produzidos por adultos sem distúrbios de comunicação. Os dados foram transcritos e segmentados de acordo com os fenômenos de interesse. Posteriormente, os dados foram transformados em sequências numéricas de “zeros” e “uns” e amostrados a cada 200 ms para a geração das séries temporais. Foram utilizados procedimentos estatísticos específicos de séries temporais para análise dos dados. Os resultados apontaram que pausas e hesitações ocorreram de forma estacionária do início ao fim dos textos falados, ou seja, não se acumularam no início, no meio ou no final dos textos. Pausas e hesitações se distribuíram de forma cíclica e periódica ao longo do tempo: os ciclos de pausa apresentaram média de 9 s e os de hesitação, média de 13 s. Pausas e hesitações atuaram em conjunto para a manutenção da fluência, tendo em vista que mudanças de estado em uma série imediatamente geraram mudanças de estado na outra série temporal. Houve poucas ocorrências de ciclos sincronizados de pausas e hesitações e, quando isso ocorreu, os fenômenos geralmente estavam em oposição de fase, ou seja, regiões com maior concentração de pausas ocorreram com regiões de menor concentração de hesitações. Portanto, a estacionaridade e a periodicidade podem ser consideradas modos robustos e estáveis de organização temporal das pausas e hesitações na fala espontânea.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636968
10.20396/cel.v54i1.8636968
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636968
identifier_str_mv 10.20396/cel.v54i1.8636968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636968/4690
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 54 n. 1 (2012); 11-24
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 No. 1 (2012); 11-24
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 54 Núm. 1 (2012); 11-24
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216494595899392