DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821 |
Resumo: | Este estudo propôs-se a buscar caminhos alternativos e analisar as variáveis ligadas aos modos de produção do conhecimento linguístico, que possam fornecer intuições sobre a forma como a criança vai se assenhorando das funções e valores do objeto cultural escrita, em seu próprio meio cultural, através de textos típicos de atividades sociais comuns ao seu dia-a-dia: 1) estabelecendo um quadro de estratégias de comportamento frente à escrita que expresse sensibilididade metadiscursiva e/ou consciência metalinguística e (2) detectando diferenças entre as estratégias utilizadas por crianças de 5, 7 e 8 anos.O instrumento utilizado no estudo foi um protocolo pragmático constituído de uma entrevista semi-estruturada composta de perguntas sobre as experiências anteriores dos sujeitos com a língua escrita (reconhecimento de portadores textuais) e sobre os julgamentos emitidos a respeito do porquê e para quê da utilização de dados de texto em dadas situações., isto é, sobre su afuncionalidade.A hipótese que norteou a pesquisa é a de que a maior ou menor familiaridade com a escrita facilita e propicia a emergência gradativa da sensibilidade metadiscursiva e, posteriormente, da consciência metalinguística sobre os usos e valores sociais atribuídos ao texto escrito.Quinze crianças participaram da pesquisa tendo cinco delas 5 anos, cinco 7 e cinco anos e frequentando, respectivamente, a Pré-Escola, 1ª e 2ª séries do I Grau. Os resultados demonstraram haver diferenças de modo de concepção entre os três grupos etários, tendo corroborado estudos anteriormente feitos. |
id |
UNICAMP-13_8e168b408b6aaa9214a8994b2ae62584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636821 |
network_acronym_str |
UNICAMP-13 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEMEste estudo propôs-se a buscar caminhos alternativos e analisar as variáveis ligadas aos modos de produção do conhecimento linguístico, que possam fornecer intuições sobre a forma como a criança vai se assenhorando das funções e valores do objeto cultural escrita, em seu próprio meio cultural, através de textos típicos de atividades sociais comuns ao seu dia-a-dia: 1) estabelecendo um quadro de estratégias de comportamento frente à escrita que expresse sensibilididade metadiscursiva e/ou consciência metalinguística e (2) detectando diferenças entre as estratégias utilizadas por crianças de 5, 7 e 8 anos.O instrumento utilizado no estudo foi um protocolo pragmático constituído de uma entrevista semi-estruturada composta de perguntas sobre as experiências anteriores dos sujeitos com a língua escrita (reconhecimento de portadores textuais) e sobre os julgamentos emitidos a respeito do porquê e para quê da utilização de dados de texto em dadas situações., isto é, sobre su afuncionalidade.A hipótese que norteou a pesquisa é a de que a maior ou menor familiaridade com a escrita facilita e propicia a emergência gradativa da sensibilidade metadiscursiva e, posteriormente, da consciência metalinguística sobre os usos e valores sociais atribuídos ao texto escrito.Quinze crianças participaram da pesquisa tendo cinco delas 5 anos, cinco 7 e cinco anos e frequentando, respectivamente, a Pré-Escola, 1ª e 2ª séries do I Grau. Os resultados demonstraram haver diferenças de modo de concepção entre os três grupos etários, tendo corroborado estudos anteriormente feitos.Universidade Estadual de Campinas2012-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/863682110.20396/cel.v26i0.8636821Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 26 (1994); 181-196Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 181-196Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 181-1962447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821/4542Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlôres, Onici Claro2017-06-14T12:08:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636821Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:21.829227Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM |
title |
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM |
spellingShingle |
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM Flôres, Onici Claro |
title_short |
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM |
title_full |
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM |
title_fullStr |
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM |
title_full_unstemmed |
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM |
title_sort |
DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM |
author |
Flôres, Onici Claro |
author_facet |
Flôres, Onici Claro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flôres, Onici Claro |
description |
Este estudo propôs-se a buscar caminhos alternativos e analisar as variáveis ligadas aos modos de produção do conhecimento linguístico, que possam fornecer intuições sobre a forma como a criança vai se assenhorando das funções e valores do objeto cultural escrita, em seu próprio meio cultural, através de textos típicos de atividades sociais comuns ao seu dia-a-dia: 1) estabelecendo um quadro de estratégias de comportamento frente à escrita que expresse sensibilididade metadiscursiva e/ou consciência metalinguística e (2) detectando diferenças entre as estratégias utilizadas por crianças de 5, 7 e 8 anos.O instrumento utilizado no estudo foi um protocolo pragmático constituído de uma entrevista semi-estruturada composta de perguntas sobre as experiências anteriores dos sujeitos com a língua escrita (reconhecimento de portadores textuais) e sobre os julgamentos emitidos a respeito do porquê e para quê da utilização de dados de texto em dadas situações., isto é, sobre su afuncionalidade.A hipótese que norteou a pesquisa é a de que a maior ou menor familiaridade com a escrita facilita e propicia a emergência gradativa da sensibilidade metadiscursiva e, posteriormente, da consciência metalinguística sobre os usos e valores sociais atribuídos ao texto escrito.Quinze crianças participaram da pesquisa tendo cinco delas 5 anos, cinco 7 e cinco anos e frequentando, respectivamente, a Pré-Escola, 1ª e 2ª séries do I Grau. Os resultados demonstraram haver diferenças de modo de concepção entre os três grupos etários, tendo corroborado estudos anteriormente feitos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821 10.20396/cel.v26i0.8636821 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821 |
identifier_str_mv |
10.20396/cel.v26i0.8636821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821/4542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 26 (1994); 181-196 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 181-196 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 181-196 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
collection |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216493909082112 |