DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flôres, Onici Claro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Estudos Linguísticos
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821
Resumo: Este estudo propôs-se a buscar caminhos alternativos e analisar as variáveis ligadas aos modos de produção do conhecimento linguístico, que possam fornecer intuições sobre a forma como a criança vai se assenhorando das funções e valores do objeto cultural escrita, em seu próprio meio cultural, através de textos típicos de atividades sociais comuns ao seu dia-a-dia: 1) estabelecendo um quadro de estratégias de comportamento frente à escrita que expresse sensibilididade metadiscursiva e/ou consciência metalinguística e (2) detectando diferenças entre as estratégias utilizadas por crianças de 5, 7 e 8 anos.O instrumento utilizado no estudo foi um protocolo pragmático constituído de uma entrevista semi-estruturada composta de perguntas sobre as experiências anteriores dos sujeitos com a língua escrita (reconhecimento de portadores textuais) e sobre os julgamentos emitidos a respeito do porquê e para quê da utilização de dados de texto em dadas situações., isto é, sobre su afuncionalidade.A hipótese que norteou a pesquisa é a de que a maior ou menor familiaridade com a escrita facilita e propicia a emergência gradativa da sensibilidade metadiscursiva e, posteriormente, da consciência metalinguística sobre os usos e valores sociais atribuídos ao texto escrito.Quinze crianças participaram da pesquisa tendo cinco delas 5 anos, cinco 7 e cinco anos e frequentando, respectivamente, a Pré-Escola, 1ª e 2ª séries do I Grau. Os resultados demonstraram haver diferenças de modo de concepção entre os três grupos etários, tendo corroborado estudos anteriormente feitos.
id UNICAMP-13_8e168b408b6aaa9214a8994b2ae62584
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636821
network_acronym_str UNICAMP-13
network_name_str Cadernos de Estudos Linguísticos
repository_id_str
spelling DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEMEste estudo propôs-se a buscar caminhos alternativos e analisar as variáveis ligadas aos modos de produção do conhecimento linguístico, que possam fornecer intuições sobre a forma como a criança vai se assenhorando das funções e valores do objeto cultural escrita, em seu próprio meio cultural, através de textos típicos de atividades sociais comuns ao seu dia-a-dia: 1) estabelecendo um quadro de estratégias de comportamento frente à escrita que expresse sensibilididade metadiscursiva e/ou consciência metalinguística e (2) detectando diferenças entre as estratégias utilizadas por crianças de 5, 7 e 8 anos.O instrumento utilizado no estudo foi um protocolo pragmático constituído de uma entrevista semi-estruturada composta de perguntas sobre as experiências anteriores dos sujeitos com a língua escrita (reconhecimento de portadores textuais) e sobre os julgamentos emitidos a respeito do porquê e para quê da utilização de dados de texto em dadas situações., isto é, sobre su afuncionalidade.A hipótese que norteou a pesquisa é a de que a maior ou menor familiaridade com a escrita facilita e propicia a emergência gradativa da sensibilidade metadiscursiva e, posteriormente, da consciência metalinguística sobre os usos e valores sociais atribuídos ao texto escrito.Quinze crianças participaram da pesquisa tendo cinco delas 5 anos, cinco 7 e cinco anos e frequentando, respectivamente, a Pré-Escola, 1ª e 2ª séries do I Grau. Os resultados demonstraram haver diferenças de modo de concepção entre os três grupos etários, tendo corroborado estudos anteriormente feitos.Universidade Estadual de Campinas2012-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/863682110.20396/cel.v26i0.8636821Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 26 (1994); 181-196Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 181-196Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 181-1962447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821/4542Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFlôres, Onici Claro2017-06-14T12:08:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636821Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2022-11-08T14:23:21.829227Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
title DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
spellingShingle DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
Flôres, Onici Claro
title_short DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
title_full DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
title_fullStr DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
title_full_unstemmed DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
title_sort DA SENSIBILIDADE METADISCURSIVA À CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA - O PROCESSO INTERATICO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS E DE LINGUAGEM
author Flôres, Onici Claro
author_facet Flôres, Onici Claro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flôres, Onici Claro
description Este estudo propôs-se a buscar caminhos alternativos e analisar as variáveis ligadas aos modos de produção do conhecimento linguístico, que possam fornecer intuições sobre a forma como a criança vai se assenhorando das funções e valores do objeto cultural escrita, em seu próprio meio cultural, através de textos típicos de atividades sociais comuns ao seu dia-a-dia: 1) estabelecendo um quadro de estratégias de comportamento frente à escrita que expresse sensibilididade metadiscursiva e/ou consciência metalinguística e (2) detectando diferenças entre as estratégias utilizadas por crianças de 5, 7 e 8 anos.O instrumento utilizado no estudo foi um protocolo pragmático constituído de uma entrevista semi-estruturada composta de perguntas sobre as experiências anteriores dos sujeitos com a língua escrita (reconhecimento de portadores textuais) e sobre os julgamentos emitidos a respeito do porquê e para quê da utilização de dados de texto em dadas situações., isto é, sobre su afuncionalidade.A hipótese que norteou a pesquisa é a de que a maior ou menor familiaridade com a escrita facilita e propicia a emergência gradativa da sensibilidade metadiscursiva e, posteriormente, da consciência metalinguística sobre os usos e valores sociais atribuídos ao texto escrito.Quinze crianças participaram da pesquisa tendo cinco delas 5 anos, cinco 7 e cinco anos e frequentando, respectivamente, a Pré-Escola, 1ª e 2ª séries do I Grau. Os resultados demonstraram haver diferenças de modo de concepção entre os três grupos etários, tendo corroborado estudos anteriormente feitos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821
10.20396/cel.v26i0.8636821
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821
identifier_str_mv 10.20396/cel.v26i0.8636821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636821/4542
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos de Estudos Lingüísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 26 (1994); 181-196
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 181-196
Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 26 (1994); 181-196
2447-0686
reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos de Estudos Linguísticos
collection Cadernos de Estudos Linguísticos
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br
_version_ 1800216493909082112