A canção na trama do disco: relações de classe e componente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Estudos Linguísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8670378 |
Resumo: | Este artigo descreve algumas propriedades textuais do álbum de canções sob um ponto de vista semiótico, visando sobretudo demonstrar em que medida a canção enquanto faixa constitui um objeto de análise distinto da canção tomada isoladamente. Primeiramente, apontam-se fazeres enunciativos que caracterizam o álbum (notadamente a seleção e o sequenciamento de faixas) e que indiciam a tensão existente entre, de um lado, a autonomia textual das faixas e, de outro, o senso de unidade do álbum. Em seguida, evoca-se a concepção de análise segundo Louis Hjelmslev a fim de se estabelecerem critérios para a descrição das relações entre determinada totalidade (classe) e suas partes (componentes). Essas reflexões servem de base para uma descrição de “É doce morrer no mar” enquanto componente da classe Canções praieiras, primeiro álbum lançado por Dorival Caymmi. Verifica-se que as influências entre as duas instâncias se dão em via dupla: enquanto a canção dá voz ao sujeito mulher praieira, que se expressa a si mesmo em seu estado resignado, o conjunto de faixas, manifestando os valores da coletividade praieira, instaura um sentido profundo de suficiência que justifica tal estado. Assim, mesmo se atendo apenas à descrição de seu nível verbal, vê-se que o corpus em questão ilustra a relação de interdependência entre álbum e faixas na geração de sentidos próprios a essa totalidade textual. |
id |
UNICAMP-13_ac486fe89a0123e7acbd65475a6e681f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670378 |
network_acronym_str |
UNICAMP-13 |
network_name_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
A canção na trama do disco: relações de classe e componenteThe song in the fabric of the album: class-component relationsLa canción en la trama del álbum: relaciones de clase y componentesSemióticaAnálisisÁlbumCanciones de PraieirasCaymmiSemioticsAnalysisAlbumCanções praieirasCaymmiSemióticaCanções praieirasCaymmiÁlbumAnáliseEste artigo descreve algumas propriedades textuais do álbum de canções sob um ponto de vista semiótico, visando sobretudo demonstrar em que medida a canção enquanto faixa constitui um objeto de análise distinto da canção tomada isoladamente. Primeiramente, apontam-se fazeres enunciativos que caracterizam o álbum (notadamente a seleção e o sequenciamento de faixas) e que indiciam a tensão existente entre, de um lado, a autonomia textual das faixas e, de outro, o senso de unidade do álbum. Em seguida, evoca-se a concepção de análise segundo Louis Hjelmslev a fim de se estabelecerem critérios para a descrição das relações entre determinada totalidade (classe) e suas partes (componentes). Essas reflexões servem de base para uma descrição de “É doce morrer no mar” enquanto componente da classe Canções praieiras, primeiro álbum lançado por Dorival Caymmi. Verifica-se que as influências entre as duas instâncias se dão em via dupla: enquanto a canção dá voz ao sujeito mulher praieira, que se expressa a si mesmo em seu estado resignado, o conjunto de faixas, manifestando os valores da coletividade praieira, instaura um sentido profundo de suficiência que justifica tal estado. Assim, mesmo se atendo apenas à descrição de seu nível verbal, vê-se que o corpus em questão ilustra a relação de interdependência entre álbum e faixas na geração de sentidos próprios a essa totalidade textual.This article describes some of the textual properties of musical albums from the semiotic point of view, aiming at demonstrating how songs as record tracks constitute objects of investigation that are different from a song by itself. Firstly, enunciative practices typical to albums (especially the selection and sequencing of tracks) are discussed, bringing forth the tension that they establish between, on one side, the autonomy of tracks and, on the other, the album’s sense of unity. Next, the concept of analysis as proposed by Louis Hjelmslev is evoked in order to provide criteria for the description of the relations between a given ensemble (a class) and its parts (components). These considerations serve as basis for the description of the song “É doce morrer no mar” as a component of the class Canções praieiras, first album launched by Dorival Caymmi. Both instances exert influence on each other: while the song gives voice to the woman from the beachside community, who expresses her resignation, the collection of tracks as an ensemble manifests the values of the beachside community and creates a deep sense of sufficiency which justifies the woman’s resignation. Thus, even by working strictly with the verbal component, the corpus illustrates the interdependence between album and track in the generation of meanings typical to this textual totality.Este artículo describe algunas propiedades textuales del álbum de canciones desde un punto de vista semiótico, con el objetivo sobre todo de demostrar hasta qué punto la canción como pista constituye un objeto de análisis distinto de la canción tomada por sí sola. En primer lugar, acciones enunciativas que caracterizan el álbum (especialmente la selección y secuenciación de pistas) y que indican la tensión entre, por un lado, la autonomía textual de las pistas y, por otro, el sentido de unidad del álbum. A continuación, se evoca la concepción del análisis según Louis Hjelmslev para establecer criterios para la descripción de las relaciones entre una totalidad dada (clase) y sus partes (componentes). Estas reflexiones sirven de base para una descripción de "Es dulce morir en el mar" como un componente de la clase Canções praieiras, el primer álbum lanzado por Dorival Caymmi. Se verifica que las influencias entre las dos instancias ocurren de una doble manera: mientras que la canción da voz a la mujer praieira sujeta, que se expresa en su estado resignado, el conjunto de pistas, que manifiesta los valores de la colectividad praieira, establece un profundo sentido de suficiencia que justifica tal estado. Así, aunque sólo atendiendo a la descripción de su nivel verbal, se ve que el corpus en cuestión ilustra la relación de interdependencia entre álbum y pistas en la generación de significados propios de esta totalidad textual.Universidade Estadual de Campinas2023-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/867037810.20396/cel.v65i00.8670378Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 65 (2023): Dossiê comemorativo dos 45 anos da CEL; e023003Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 65 (2023): Dossiê comemorativo dos 45 anos da CEL; e023003Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 65 (2023): Dossier conmemorativo del 45 aniversario de CEL; e0230032447-0686reponame:Cadernos de Estudos Linguísticosinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8670378/32045https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0Copyright (c) 2023 Cadernos de Estudos Linguísticoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLindenberg Lemos, CarolinaMafra, Matheus Henrique2023-12-22T17:44:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670378Revistahttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/PUBhttp://revistas.iel.unicamp.br/index.php/cel/oaispublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br2447-06860102-5767opendoar:2023-12-22T17:44:08Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A canção na trama do disco: relações de classe e componente The song in the fabric of the album: class-component relations La canción en la trama del álbum: relaciones de clase y componentes |
title |
A canção na trama do disco: relações de classe e componente |
spellingShingle |
A canção na trama do disco: relações de classe e componente Lindenberg Lemos, Carolina Semiótica Análisis Álbum Canciones de Praieiras Caymmi Semiotics Analysis Album Canções praieiras Caymmi Semiótica Canções praieiras Caymmi Álbum Análise |
title_short |
A canção na trama do disco: relações de classe e componente |
title_full |
A canção na trama do disco: relações de classe e componente |
title_fullStr |
A canção na trama do disco: relações de classe e componente |
title_full_unstemmed |
A canção na trama do disco: relações de classe e componente |
title_sort |
A canção na trama do disco: relações de classe e componente |
author |
Lindenberg Lemos, Carolina |
author_facet |
Lindenberg Lemos, Carolina Mafra, Matheus Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Mafra, Matheus Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lindenberg Lemos, Carolina Mafra, Matheus Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Semiótica Análisis Álbum Canciones de Praieiras Caymmi Semiotics Analysis Album Canções praieiras Caymmi Semiótica Canções praieiras Caymmi Álbum Análise |
topic |
Semiótica Análisis Álbum Canciones de Praieiras Caymmi Semiotics Analysis Album Canções praieiras Caymmi Semiótica Canções praieiras Caymmi Álbum Análise |
description |
Este artigo descreve algumas propriedades textuais do álbum de canções sob um ponto de vista semiótico, visando sobretudo demonstrar em que medida a canção enquanto faixa constitui um objeto de análise distinto da canção tomada isoladamente. Primeiramente, apontam-se fazeres enunciativos que caracterizam o álbum (notadamente a seleção e o sequenciamento de faixas) e que indiciam a tensão existente entre, de um lado, a autonomia textual das faixas e, de outro, o senso de unidade do álbum. Em seguida, evoca-se a concepção de análise segundo Louis Hjelmslev a fim de se estabelecerem critérios para a descrição das relações entre determinada totalidade (classe) e suas partes (componentes). Essas reflexões servem de base para uma descrição de “É doce morrer no mar” enquanto componente da classe Canções praieiras, primeiro álbum lançado por Dorival Caymmi. Verifica-se que as influências entre as duas instâncias se dão em via dupla: enquanto a canção dá voz ao sujeito mulher praieira, que se expressa a si mesmo em seu estado resignado, o conjunto de faixas, manifestando os valores da coletividade praieira, instaura um sentido profundo de suficiência que justifica tal estado. Assim, mesmo se atendo apenas à descrição de seu nível verbal, vê-se que o corpus em questão ilustra a relação de interdependência entre álbum e faixas na geração de sentidos próprios a essa totalidade textual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8670378 10.20396/cel.v65i00.8670378 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8670378 |
identifier_str_mv |
10.20396/cel.v65i00.8670378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8670378/32045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Estudos Linguísticos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Cadernos de Estudos Linguísticos https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos; v. 65 (2023): Dossiê comemorativo dos 45 anos da CEL; e023003 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 65 (2023): Dossiê comemorativo dos 45 anos da CEL; e023003 Cadernos de Estudos Linguísticos; Vol. 65 (2023): Dossier conmemorativo del 45 aniversario de CEL; e023003 2447-0686 reponame:Cadernos de Estudos Linguísticos instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
collection |
Cadernos de Estudos Linguísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Estudos Linguísticos - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
spublic@iel.unicamp.br||revistacel@iel.unicamp.br |
_version_ |
1800216492645548032 |