Unless it‟s scandalous, i‟m not interested: the visibility of corporal transformations and the production of femininities through plastic surgery

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohden, Fabíola
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Jéssica Brandt da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664538
Resumo: This paper analyses public discourses produced by women about aesthetic surgical interventions intended to improve their bodies. The paper uses posts on a very active and popular Facebook group, and a few complementary interviews. An important element in this framework is the distinction between more or less “natural” or “dramatic” results. The following themes are emphasized as being the main areas of discussion: enhancement and body transformations via biomedical resources; the use of silicone breast prostheses; redefinitions of natural versus “dramatic”; and, the impact of gender norms.
id UNICAMP-14_047887016dec613291f5fcda2e0dd2b5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8664538
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling Unless it‟s scandalous, i‟m not interested: the visibility of corporal transformations and the production of femininities through plastic surgerySe não for pra causar nem quero: a visibilidade das transformações corporais e a produção de feminilidades por meio das cirurgias plásticasSe não for pra causar nem quero: a visibilidade das transformações corporais e a produção de feminilidades por meio das cirurgias plásticasCirurgia plásticaGêneroNatural/MarcadoAprimoramentoCirugía plásticaGéneroNatural/MarcadaMejoraPlastic surgeryGenderNatural/DramaticImprovementThis paper analyses public discourses produced by women about aesthetic surgical interventions intended to improve their bodies. The paper uses posts on a very active and popular Facebook group, and a few complementary interviews. An important element in this framework is the distinction between more or less “natural” or “dramatic” results. The following themes are emphasized as being the main areas of discussion: enhancement and body transformations via biomedical resources; the use of silicone breast prostheses; redefinitions of natural versus “dramatic”; and, the impact of gender norms.Este artigo analisa discursos públicos produzidos por mulheres acerca de intervenções cirúrgicas estéticas destinadas a aprimorar seus corpos. O material utilizado foram as postagens em um grupo de discussão bastante numeroso e ativo no Facebook, além de algumas entrevistas complementares. A distinção entre resultados mais ou menos “naturais” ou “marcados” foi um elemento importante. Como eixos de discussão, enfatizou-se: o aprimoramento e as transformações corporais via recursos biomédicos; o uso de próteses de silicone e redefinições de natural versus “marcado” e o impacto das normas gênero.Este artigo analisa discursos públicos produzidos por mulheres acerca de intervenções cirúrgicas estéticas destinadas a aprimorar seus corpos. O material utilizado foram as postagens em um grupo de discussão bastante numeroso e ativo no Facebook, além de algumas entrevistas complementares. A distinção entre resultados mais ou menos “naturais” ou “marcados” foi um elemento importante. Como eixos de discussão, enfatizou-se: o aprimoramento e as transformações corporais via recursos biomédicos; o uso de próteses de silicone e redefinições de natural versus “marcado” e o impacto das normas gênero.Universidade Estadual de Campinas2021-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664538Cadernos Pagu; n. 59 (2020); e205914Cadernos Pagu; No. 59 (2020); e205914Cadernos Pagu; Núm. 59 (2020); e2059141809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664538/26148https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664538/26149Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2020 Cadernos Paguhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRohden, Fabíola Silva, Jéssica Brandt da 2022-03-25T18:04:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8664538Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:25:04.964843Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Unless it‟s scandalous, i‟m not interested: the visibility of corporal transformations and the production of femininities through plastic surgery
Se não for pra causar nem quero: a visibilidade das transformações corporais e a produção de feminilidades por meio das cirurgias plásticas
Se não for pra causar nem quero: a visibilidade das transformações corporais e a produção de feminilidades por meio das cirurgias plásticas
title Unless it‟s scandalous, i‟m not interested: the visibility of corporal transformations and the production of femininities through plastic surgery
spellingShingle Unless it‟s scandalous, i‟m not interested: the visibility of corporal transformations and the production of femininities through plastic surgery
Rohden, Fabíola
Cirurgia plástica
Gênero
Natural/Marcado
Aprimoramento
Cirugía plástica
Género
Natural/Marcada
Mejora
Plastic surgery
Gender
Natural/Dramatic
Improvement
title_short Unless it‟s scandalous, i‟m not interested: the visibility of corporal transformations and the production of femininities through plastic surgery
title_full Unless it‟s scandalous, i‟m not interested: the visibility of corporal transformations and the production of femininities through plastic surgery
title_fullStr Unless it‟s scandalous, i‟m not interested: the visibility of corporal transformations and the production of femininities through plastic surgery
title_full_unstemmed Unless it‟s scandalous, i‟m not interested: the visibility of corporal transformations and the production of femininities through plastic surgery
title_sort Unless it‟s scandalous, i‟m not interested: the visibility of corporal transformations and the production of femininities through plastic surgery
author Rohden, Fabíola
author_facet Rohden, Fabíola
Silva, Jéssica Brandt da
author_role author
author2 Silva, Jéssica Brandt da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohden, Fabíola
Silva, Jéssica Brandt da
dc.subject.por.fl_str_mv Cirurgia plástica
Gênero
Natural/Marcado
Aprimoramento
Cirugía plástica
Género
Natural/Marcada
Mejora
Plastic surgery
Gender
Natural/Dramatic
Improvement
topic Cirurgia plástica
Gênero
Natural/Marcado
Aprimoramento
Cirugía plástica
Género
Natural/Marcada
Mejora
Plastic surgery
Gender
Natural/Dramatic
Improvement
description This paper analyses public discourses produced by women about aesthetic surgical interventions intended to improve their bodies. The paper uses posts on a very active and popular Facebook group, and a few complementary interviews. An important element in this framework is the distinction between more or less “natural” or “dramatic” results. The following themes are emphasized as being the main areas of discussion: enhancement and body transformations via biomedical resources; the use of silicone breast prostheses; redefinitions of natural versus “dramatic”; and, the impact of gender norms.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664538
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664538
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664538/26148
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8664538/26149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Pagu
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos Pagu
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 59 (2020); e205914
Cadernos Pagu; No. 59 (2020); e205914
Cadernos Pagu; Núm. 59 (2020); e205914
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216611450257408