Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comitê, Editorial
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644628
Resumo: “Gênero da moda e outros gêneros”, título do dossiê organizado por Heloisa Pontes, passeia pelos trajes e seus complementos como um enunciado de distinções de gênero que desembocam em diferenciações sociais. A essas “trampas”, que os trajes possibilitam, não escapam os manejos dos corpos, uma forma não dissimulada de dizer que gênero atravessa os corpos muito além do sexo, possibilitando relações que ultrapassam convenções estabelecidas. A tradução de “Gênero para um dicionário marxista”, publicado originalmente em 1991, é (re)leitura obrigatória para iniciantes e iniciados nas formulações da teoria feminista, estabelecendo um diálogo direto com as questões suscitadas pelo dossiê. A partir de uma bela pesquisa empírica, o artigo de Marília Pinto de Carvalho reflete sobre a categorização racial das crianças no âmbito escolar e as possíveis superposições entre os significados de masculinidade, pertencimento à raça negra e problemas escolares de disciplina. O discurso racial também perpassa o trabalho de Eliane Sebeika Rapchan ao refletir sobre a biografia de Rahel Levin escrita por Hannah Arendt – ambas, biógrafa e biografada, mulheres e judias. A entrevista de Mônica Raisa Schpun com Miriam Moreira Leite também trata da relação biógrafa-biografada, no caso, abordando a trajetória de Maria Lacerda de Moura em imagens. As resenhas Elisabeth Bortolaia Silva, Valeria Ribeiro Corossacz e Maria da Gloria Bonelli contribuem para pensar como gênero atravessa temáticas e disciplinas diversas.
id UNICAMP-14_138adb3670a6b46ddcdc07a42c1c37f7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644628
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling Apresentação“Gênero da moda e outros gêneros”, título do dossiê organizado por Heloisa Pontes, passeia pelos trajes e seus complementos como um enunciado de distinções de gênero que desembocam em diferenciações sociais. A essas “trampas”, que os trajes possibilitam, não escapam os manejos dos corpos, uma forma não dissimulada de dizer que gênero atravessa os corpos muito além do sexo, possibilitando relações que ultrapassam convenções estabelecidas. A tradução de “Gênero para um dicionário marxista”, publicado originalmente em 1991, é (re)leitura obrigatória para iniciantes e iniciados nas formulações da teoria feminista, estabelecendo um diálogo direto com as questões suscitadas pelo dossiê. A partir de uma bela pesquisa empírica, o artigo de Marília Pinto de Carvalho reflete sobre a categorização racial das crianças no âmbito escolar e as possíveis superposições entre os significados de masculinidade, pertencimento à raça negra e problemas escolares de disciplina. O discurso racial também perpassa o trabalho de Eliane Sebeika Rapchan ao refletir sobre a biografia de Rahel Levin escrita por Hannah Arendt – ambas, biógrafa e biografada, mulheres e judias. A entrevista de Mônica Raisa Schpun com Miriam Moreira Leite também trata da relação biógrafa-biografada, no caso, abordando a trajetória de Maria Lacerda de Moura em imagens. As resenhas Elisabeth Bortolaia Silva, Valeria Ribeiro Corossacz e Maria da Gloria Bonelli contribuem para pensar como gênero atravessa temáticas e disciplinas diversas.Universidade Estadual de Campinas2016-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644628Cadernos Pagu; n. 22 (2004): O risco do bordado; 1Cadernos Pagu; No. 22 (2004): O risco do bordado; 1Cadernos Pagu; Núm. 22 (2004): O risco do bordado; 11809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644628/12103Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessComitê, Editorial2016-04-06T09:24:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644628Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:32.066975Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Comitê, Editorial
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Comitê, Editorial
author_facet Comitê, Editorial
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Comitê, Editorial
description “Gênero da moda e outros gêneros”, título do dossiê organizado por Heloisa Pontes, passeia pelos trajes e seus complementos como um enunciado de distinções de gênero que desembocam em diferenciações sociais. A essas “trampas”, que os trajes possibilitam, não escapam os manejos dos corpos, uma forma não dissimulada de dizer que gênero atravessa os corpos muito além do sexo, possibilitando relações que ultrapassam convenções estabelecidas. A tradução de “Gênero para um dicionário marxista”, publicado originalmente em 1991, é (re)leitura obrigatória para iniciantes e iniciados nas formulações da teoria feminista, estabelecendo um diálogo direto com as questões suscitadas pelo dossiê. A partir de uma bela pesquisa empírica, o artigo de Marília Pinto de Carvalho reflete sobre a categorização racial das crianças no âmbito escolar e as possíveis superposições entre os significados de masculinidade, pertencimento à raça negra e problemas escolares de disciplina. O discurso racial também perpassa o trabalho de Eliane Sebeika Rapchan ao refletir sobre a biografia de Rahel Levin escrita por Hannah Arendt – ambas, biógrafa e biografada, mulheres e judias. A entrevista de Mônica Raisa Schpun com Miriam Moreira Leite também trata da relação biógrafa-biografada, no caso, abordando a trajetória de Maria Lacerda de Moura em imagens. As resenhas Elisabeth Bortolaia Silva, Valeria Ribeiro Corossacz e Maria da Gloria Bonelli contribuem para pensar como gênero atravessa temáticas e disciplinas diversas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644628
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644628/12103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 22 (2004): O risco do bordado; 1
Cadernos Pagu; No. 22 (2004): O risco do bordado; 1
Cadernos Pagu; Núm. 22 (2004): O risco do bordado; 1
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216608390512640