O sexo e o gênero da docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644555 |
Resumo: | Nos debates educacionais, é consenso a constatação da enorme presença feminina no magistério. Bem menos freqüente, contudo, é a reflexão sobre os aspectos contraditórios geradores de tal processo. Pois essa é exatamente a proposta deste artigo: examinar a presença do sexo feminino no magistério, tomando por base as contribuições do conceito de gênero e sua construção histórica, social e cultural. As diferenças entre os sexos indicam diferentes significados masculinos e femininos das identidades docentes e das relações escolares, assim como apontam para os desafios impostos pela articulação entre o sexo e o gênero da docência.Abstract In the educacional debate there is a consensus about the predominance of women in the teaching profession. However, reflections concerning the contradictory aspects that generate such a phenomenon are less frequent. The objective of this article is to discuss such aspects, that is, to examine the presence of women in the teaching profession, based on the contributions of gender and its historical, social and cultural construction. The differences between the sexes suggest that there are masculine and feminine meanings associated with teacher’s identity and with school relationships; they also point to the articulation between sex and gender in teaching.Key Words: Sex. Gender. Theaching. Teacher’s Identity |
id |
UNICAMP-14_169e01c1c9400c604da44e2c236979cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644555 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sexo e o gênero da docênciaSexo. Gênero. Magistério. Identidade DocenteNos debates educacionais, é consenso a constatação da enorme presença feminina no magistério. Bem menos freqüente, contudo, é a reflexão sobre os aspectos contraditórios geradores de tal processo. Pois essa é exatamente a proposta deste artigo: examinar a presença do sexo feminino no magistério, tomando por base as contribuições do conceito de gênero e sua construção histórica, social e cultural. As diferenças entre os sexos indicam diferentes significados masculinos e femininos das identidades docentes e das relações escolares, assim como apontam para os desafios impostos pela articulação entre o sexo e o gênero da docência.Abstract In the educacional debate there is a consensus about the predominance of women in the teaching profession. However, reflections concerning the contradictory aspects that generate such a phenomenon are less frequent. The objective of this article is to discuss such aspects, that is, to examine the presence of women in the teaching profession, based on the contributions of gender and its historical, social and cultural construction. The differences between the sexes suggest that there are masculine and feminine meanings associated with teacher’s identity and with school relationships; they also point to the articulation between sex and gender in teaching.Key Words: Sex. Gender. Theaching. Teacher’s IdentityUniversidade Estadual de Campinas2016-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644555Cadernos Pagu; n. 17-18 (2002): Desafios da equidade; 81-103Cadernos Pagu; No. 17-18 (2002): Desafios da equidade; 81-103Cadernos Pagu; Núm. 17-18 (2002): Desafios da equidade; 81-1031809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644555/11962Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessVianna, Cláudia Pereira2016-03-29T08:55:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644555Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:29.142278Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sexo e o gênero da docência |
title |
O sexo e o gênero da docência |
spellingShingle |
O sexo e o gênero da docência Vianna, Cláudia Pereira Sexo. Gênero. Magistério. Identidade Docente |
title_short |
O sexo e o gênero da docência |
title_full |
O sexo e o gênero da docência |
title_fullStr |
O sexo e o gênero da docência |
title_full_unstemmed |
O sexo e o gênero da docência |
title_sort |
O sexo e o gênero da docência |
author |
Vianna, Cláudia Pereira |
author_facet |
Vianna, Cláudia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vianna, Cláudia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexo. Gênero. Magistério. Identidade Docente |
topic |
Sexo. Gênero. Magistério. Identidade Docente |
description |
Nos debates educacionais, é consenso a constatação da enorme presença feminina no magistério. Bem menos freqüente, contudo, é a reflexão sobre os aspectos contraditórios geradores de tal processo. Pois essa é exatamente a proposta deste artigo: examinar a presença do sexo feminino no magistério, tomando por base as contribuições do conceito de gênero e sua construção histórica, social e cultural. As diferenças entre os sexos indicam diferentes significados masculinos e femininos das identidades docentes e das relações escolares, assim como apontam para os desafios impostos pela articulação entre o sexo e o gênero da docência.Abstract In the educacional debate there is a consensus about the predominance of women in the teaching profession. However, reflections concerning the contradictory aspects that generate such a phenomenon are less frequent. The objective of this article is to discuss such aspects, that is, to examine the presence of women in the teaching profession, based on the contributions of gender and its historical, social and cultural construction. The differences between the sexes suggest that there are masculine and feminine meanings associated with teacher’s identity and with school relationships; they also point to the articulation between sex and gender in teaching.Key Words: Sex. Gender. Theaching. Teacher’s Identity |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644555 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644555/11962 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 17-18 (2002): Desafios da equidade; 81-103 Cadernos Pagu; No. 17-18 (2002): Desafios da equidade; 81-103 Cadernos Pagu; Núm. 17-18 (2002): Desafios da equidade; 81-103 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1788168817011064832 |