Tica was born to come up: performative statements on the queen of the Reisado Santa Helena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Júnior, Ribamar José de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8656415
Resumo: This article analyzes the performativity of Francisca da Silva, queen of the festival of the Reisado Santa Helena (associated to Three Kings Day), in Juazeiro do Norte, Ceará State. It discusses the role of sexual dissidence in agency and resistance to the regional context, based on sociological theory from a decolonial gender perspective. The ethnographic course considers Tica's performance as a key point to understand crossings in the religious rite and how they can influence heteronormativity, forcing a permeability to non binaryism in the poetics of the tradition.
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spelling Tica was born to come up: performative statements on the queen of the Reisado Santa HelenaTica nasceu de papo para cima: enunciados performativos na rainha do Reisado Santa HelenaBodyPopular religiosityTranssexuality.CorpoReligiosidade popularTransexualidade.This article analyzes the performativity of Francisca da Silva, queen of the festival of the Reisado Santa Helena (associated to Three Kings Day), in Juazeiro do Norte, Ceará State. It discusses the role of sexual dissidence in agency and resistance to the regional context, based on sociological theory from a decolonial gender perspective. The ethnographic course considers Tica's performance as a key point to understand crossings in the religious rite and how they can influence heteronormativity, forcing a permeability to non binaryism in the poetics of the tradition.Este artigo objetiva analisar a performatividade de Francisca da Silva, rainha do Reisado Santa Helena, em Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Para tanto, pretende-se discutir como as dissidências sexuais atuam nos sentidos de agência e de resistência diante do contexto regional a partir da teoria sociológica em uma perspectiva decolonial de gênero. O percurso etnográfico considera a performance de Tica um ponto-chave para perceber os atravessamentos no rito religioso e na forma como ela pode fazer um corte no núcleo duro da heteronorma, forçando a permeabilidade ao não binarismo na poética da tradição.Universidade Estadual de Campinas2019-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8656415Cadernos Pagu; n. 55 (2019): Dossiê: Prisões em etnografias: Perspectivas de Gênero; e195523Cadernos Pagu; No. 55 (2019): Dossiê: Prisões em etnografias: Perspectivas de Gênero; e195523Cadernos Pagu; Núm. 55 (2019): Dossiê: Prisões em etnografias: Perspectivas de Gênero; e1955231809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8656415/21191Brazil; 2019Brasil; 2019Copyright (c) 2019 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Júnior, Ribamar José de2020-01-21T16:58:24Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8656415Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:25:01.342366Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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