Instruídas e trabalhadeiras Trabalho feminino no final do século XX
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644559 |
Resumo: | Com base em informações oficiais do IBGE/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, do MTE/Ministério do Trabalho e Emprego e do MEC/Ministério da Educação e Cultura, o texto mostra a consolidação do acesso das mulheres ao mercado de trabalho na década de noventa e sua manutenção no mercado informal e formal, apesar das crises econômicas da década. Com ênfase na escolaridade, o artigo revela que a escolaridade feminina supera a masculina a partir do 2º grau, as jovens concluem os cursos técnicos e profissionais, assim como o ensino médio, em maior número do que os rapazes e constituem cerca de 60% dos que cursam o superior. Contudo, as moças concentram-se em algumas áreas do conhecimento – artes, humanas, biológicas e saúde – que as qualificam para ocupar posteriormente, no mercado de trabalho, os chamados guetos profissionais femininos.AbstractBased on official data provided by the IBGE (Brazilian Institute of Geography and Statistics), by the Ministry of Labor and Employment, and by the Ministry of Education and Culture, this text shows the consolidation of women’s access to the labor market during the 90’s. It also shows that their presence remained unchanged, both in the formal and in the informal market in spite of the economic crisis of that decade. Emphasizing the schooling level, the article reveals that after elementary school, girls tend to conclude technical and professional courses, as well as achieve high school degrees, in a higher number than boys. Young women account for 60% of college students. However, young girls concentrate their preference in some areas of knowledge such as Humanities, Social Sciences, Arts, Biological Sciences and Health. Therefore, they end up as skilled professionals in the so-called ghettos of female laborforce.Key words: Women. Workforce. Education. High Scholl Degree. College Degree. Professional Occupations. Occupational Ghettos |
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