Silicone também é cultura: comentários sobre o legado de Néstor Perlongher
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672231 |
Resumo: | Neste texto proponho realizar uma breve reflexão sobre o legado de Néstor Perlongher, estabelecendo um contraponto entre alguns aspectos de sua obra e sua trajetória na Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, onde foi aluno e professor. Minha intenção é articular aspectos de escritos sobre sua obra literária e sua militância pelos direitos homossexuais na Argentina, seus estudos sobre prostituição masculina e o percurso desse autor em nossa universidade. Interessa-me, particularmente, sua participação nas discussões que conduziram à criação do Pagu, com destaque para os debates sobre sexualidade e diferenças – que nesse momento não chamávamos de gênero, nem de interseccionalidades. Reflito sobre esse percurso tomando como referência a convivência com Néstor Perlongher e com colegas e amigos compartilhados, na universidade e em espaços públicos e íntimos, desde 1984 até sua morte. |
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Silicone também é cultura: comentários sobre o legado de Néstor Perlongher Silicone is also culture: comments on Nestor Perlongher’s legacySilicone também é cultura: comentários sobre o legado de Néstor Perlongher PerlongherUnicampSexualidadeInterseccionalidadesGêneroProstituiçãoPerlongherUnicampSexualidadeInterseccionalidadesGêneroProstituiçãoPerlongherUnicampSexualityInterseccionalitiesGenderProstitutionNeste texto proponho realizar uma breve reflexão sobre o legado de Néstor Perlongher, estabelecendo um contraponto entre alguns aspectos de sua obra e sua trajetória na Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, onde foi aluno e professor. Minha intenção é articular aspectos de escritos sobre sua obra literária e sua militância pelos direitos homossexuais na Argentina, seus estudos sobre prostituição masculina e o percurso desse autor em nossa universidade. Interessa-me, particularmente, sua participação nas discussões que conduziram à criação do Pagu, com destaque para os debates sobre sexualidade e diferenças – que nesse momento não chamávamos de gênero, nem de interseccionalidades. Reflito sobre esse percurso tomando como referência a convivência com Néstor Perlongher e com colegas e amigos compartilhados, na universidade e em espaços públicos e íntimos, desde 1984 até sua morte.In this article I reflect on Néstor Perlongher’s legacy, in a counterpoint between some aspects of his writing and his trajectory at the State University of Campinas, Unicamp, in São Paulo where he was a student and later professor. My aim is to articulate aspects considered in texts about his literary work and his political activism directed towards the promotion of homosexual rights in Argentina, his studies about male prostitution and the paths of this author in our university. I’m particularly interested in tracing his participation in the discussions that were relevant for Pagu, the Center of Gender Studies at Unicamp, highlighting the debates about sexuality and differences – that at that point we did not call gender nor intersectionality. I reflect about those paths taking as reference the time we spent together at the university and in public and intimate life, since 1984 up to his death.Neste texto proponho realizar uma breve reflexão sobre o legado de Néstor Perlongher, estabelecendo um contraponto entre alguns aspectos de sua obra e sua trajetória na Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, onde foi aluno e professor. Minha intenção é articular aspectos de escritos sobre sua obra literária e sua militância pelos direitos homossexuais na Argentina, seus estudos sobre prostituição masculina e o percurso desse autor em nossa universidade. Interessa-me, particularmente, sua participação nas discussões que conduziram à criação do Pagu, com destaque para os debates sobre sexualidade e diferenças – que nesse momento não chamávamos de gênero, nem de interseccionalidades. Reflito sobre esse percurso tomando como referência a convivência com Néstor Perlongher e com colegas e amigos compartilhados, na universidade e em espaços públicos e íntimos, desde 1984 até sua morte.Universidade Estadual de Campinas2023-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672231Cadernos Pagu; n. 66 (2022); e226603Cadernos Pagu; No. 66 (2022); e226603Cadernos Pagu; Núm. 66 (2022); e2266031809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672231/31052Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 Cadernos Paguhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPiscitelli, Adriana 2023-03-20T18:33:24Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672231Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2023-03-20T18:33:24Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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