Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Comitê, Editorial
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644606
Resumo: Bolo de noiva – um símbolo comum para excesso de significado – apresenta a discussão deste número, também aludindo à comemoração dos dez anos de vida do Pagu. O excesso de significado atribuído à família, ao parentesco e à socialização escolar é o tema dos artigos aqui publicados e também o tema do dossiê sobre a mídia. As instituições, como a do bolo de noiva, são obrigadas a se transformar para perdurar, mas será que suas transformações se dão sempre no mesmo sentido, num sentido que aprisiona mesmo as mudanças que parecem ser mais radicais numa teia de significados já conhecidos de antemão? As famílias, as escolas, as mídias, incorporam aparentes novidades sempre a um mesmo, e já pré-determinado, currículo ou enredo? Aceitar as imposições estruturais, institucionais, que direcionam a própria mudança não será o mesmo que pactuar com a permanência? Essas são algumas das questões que os instigantes artigos de Judith Butler, em seu ensaio e na entrevista que faz com Gayle Rubin, o comentário de Adriana Piscitelli, os artigos de Miriam Pillar Grossi e Helena Altmann e o Dossiê sobre a mídia trazem para o nosso debate continuado sobre questões de gênero no Brasil. Completam o número três resenhas – de Claudia Fonseca, Richard Miskolci e João Bosco Hora Góes –, que estabelecem uma conversa inteligente com os demais artigos deste número.
id UNICAMP-14_3fa505e1a3fffc90039024b747dffefa
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644606
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling ApresentaçãoBolo de noiva – um símbolo comum para excesso de significado – apresenta a discussão deste número, também aludindo à comemoração dos dez anos de vida do Pagu. O excesso de significado atribuído à família, ao parentesco e à socialização escolar é o tema dos artigos aqui publicados e também o tema do dossiê sobre a mídia. As instituições, como a do bolo de noiva, são obrigadas a se transformar para perdurar, mas será que suas transformações se dão sempre no mesmo sentido, num sentido que aprisiona mesmo as mudanças que parecem ser mais radicais numa teia de significados já conhecidos de antemão? As famílias, as escolas, as mídias, incorporam aparentes novidades sempre a um mesmo, e já pré-determinado, currículo ou enredo? Aceitar as imposições estruturais, institucionais, que direcionam a própria mudança não será o mesmo que pactuar com a permanência? Essas são algumas das questões que os instigantes artigos de Judith Butler, em seu ensaio e na entrevista que faz com Gayle Rubin, o comentário de Adriana Piscitelli, os artigos de Miriam Pillar Grossi e Helena Altmann e o Dossiê sobre a mídia trazem para o nosso debate continuado sobre questões de gênero no Brasil. Completam o número três resenhas – de Claudia Fonseca, Richard Miskolci e João Bosco Hora Góes –, que estabelecem uma conversa inteligente com os demais artigos deste número.Universidade Estadual de Campinas2016-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644606Cadernos Pagu; n. 21 (2003): Olhares alternativos; 1Cadernos Pagu; No. 21 (2003): Olhares alternativos; 1Cadernos Pagu; Núm. 21 (2003): Olhares alternativos; 11809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644606/12088Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessComitê, Editorial2016-04-06T08:49:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644606Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:31.295910Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Comitê, Editorial
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Comitê, Editorial
author_facet Comitê, Editorial
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Comitê, Editorial
description Bolo de noiva – um símbolo comum para excesso de significado – apresenta a discussão deste número, também aludindo à comemoração dos dez anos de vida do Pagu. O excesso de significado atribuído à família, ao parentesco e à socialização escolar é o tema dos artigos aqui publicados e também o tema do dossiê sobre a mídia. As instituições, como a do bolo de noiva, são obrigadas a se transformar para perdurar, mas será que suas transformações se dão sempre no mesmo sentido, num sentido que aprisiona mesmo as mudanças que parecem ser mais radicais numa teia de significados já conhecidos de antemão? As famílias, as escolas, as mídias, incorporam aparentes novidades sempre a um mesmo, e já pré-determinado, currículo ou enredo? Aceitar as imposições estruturais, institucionais, que direcionam a própria mudança não será o mesmo que pactuar com a permanência? Essas são algumas das questões que os instigantes artigos de Judith Butler, em seu ensaio e na entrevista que faz com Gayle Rubin, o comentário de Adriana Piscitelli, os artigos de Miriam Pillar Grossi e Helena Altmann e o Dossiê sobre a mídia trazem para o nosso debate continuado sobre questões de gênero no Brasil. Completam o número três resenhas – de Claudia Fonseca, Richard Miskolci e João Bosco Hora Góes –, que estabelecem uma conversa inteligente com os demais artigos deste número.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644606
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644606/12088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 21 (2003): Olhares alternativos; 1
Cadernos Pagu; No. 21 (2003): Olhares alternativos; 1
Cadernos Pagu; Núm. 21 (2003): Olhares alternativos; 1
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216608371638272