O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Farra, Maria Lúcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055
Resumo: Pesquisa histórico-literária sobre a obra da poetisa paulista Yde Schloenbach Blumenschein (1882-1963), tendo em vista a recepção de suas produções (as niveladas pela moralidade de então) e o não acolhimento final (1961) concernente à edição dos versos que, desde o princípio, lhe foram interditos. Por meio da análise de seus 12 livros, observa-se o quanto é escarpada e dificultosa a construção da feminilidade literária, uma vez que a mulher é compelida a usar ardis de pseudônimos para apagamento de identidade.
id UNICAMP-14_4b43d3b35446bf91b88e01a0a97c2a35
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672055
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach BlumenscheinThe female ruse of the pseudonym: the Columbine of Yde Schloenbach BlumenscheinO ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach BlumenscheinPoesia femininaCensuraIdentidadePoesia femininaCensuraIdentidadeFemale poetryCensorshipIdentityPesquisa histórico-literária sobre a obra da poetisa paulista Yde Schloenbach Blumenschein (1882-1963), tendo em vista a recepção de suas produções (as niveladas pela moralidade de então) e o não acolhimento final (1961) concernente à edição dos versos que, desde o princípio, lhe foram interditos. Por meio da análise de seus 12 livros, observa-se o quanto é escarpada e dificultosa a construção da feminilidade literária, uma vez que a mulher é compelida a usar ardis de pseudônimos para apagamento de identidade.This article presents historical-literary research on the work of São Paulo poet Yde Schloenbach Blumenschein (1882-1963). It examines the reception of her productions (considering the morality of the time) and the final rejection (1961) of the publication of her verses, which had always been forbidden. Analysis of her 12 books indicates the steep and difficult construction of literary femininity, since women were compelled to use pseudonyms as ruses to erase identity.Pesquisa histórico-literária sobre a obra da poetisa paulista Yde Schloenbach Blumenschein (1882-1963), tendo em vista a recepção de suas produções (as niveladas pela moralidade de então) e o não acolhimento final (1961) concernente à edição dos versos que, desde o princípio, lhe foram interditos. Por meio da análise de seus 12 livros, observa-se o quanto é escarpada e dificultosa a construção da feminilidade literária, uma vez que a mulher é compelida a usar ardis de pseudônimos para apagamento de identidade.Universidade Estadual de Campinas2023-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055Cadernos Pagu; n. 65 (2022); e226511Cadernos Pagu; No. 65 (2022); e226511Cadernos Pagu; Núm. 65 (2022); e2265111809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055/30939Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 Cadernos Paguhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDal Farra, Maria Lúcia 2023-02-08T20:09:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672055Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2023-02-08T20:09:07Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein
The female ruse of the pseudonym: the Columbine of Yde Schloenbach Blumenschein
O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein
title O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein
spellingShingle O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein
Dal Farra, Maria Lúcia
Poesia feminina
Censura
Identidade
Poesia feminina
Censura
Identidade
Female poetry
Censorship
Identity
title_short O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein
title_full O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein
title_fullStr O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein
title_full_unstemmed O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein
title_sort O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein
author Dal Farra, Maria Lúcia
author_facet Dal Farra, Maria Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Farra, Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Poesia feminina
Censura
Identidade
Poesia feminina
Censura
Identidade
Female poetry
Censorship
Identity
topic Poesia feminina
Censura
Identidade
Poesia feminina
Censura
Identidade
Female poetry
Censorship
Identity
description Pesquisa histórico-literária sobre a obra da poetisa paulista Yde Schloenbach Blumenschein (1882-1963), tendo em vista a recepção de suas produções (as niveladas pela moralidade de então) e o não acolhimento final (1961) concernente à edição dos versos que, desde o princípio, lhe foram interditos. Por meio da análise de seus 12 livros, observa-se o quanto é escarpada e dificultosa a construção da feminilidade literária, uma vez que a mulher é compelida a usar ardis de pseudônimos para apagamento de identidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055/30939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Pagu
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cadernos Pagu
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Contemporâneo
Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 65 (2022); e226511
Cadernos Pagu; No. 65 (2022); e226511
Cadernos Pagu; Núm. 65 (2022); e226511
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216607211913216