O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055 |
Resumo: | Pesquisa histórico-literária sobre a obra da poetisa paulista Yde Schloenbach Blumenschein (1882-1963), tendo em vista a recepção de suas produções (as niveladas pela moralidade de então) e o não acolhimento final (1961) concernente à edição dos versos que, desde o princípio, lhe foram interditos. Por meio da análise de seus 12 livros, observa-se o quanto é escarpada e dificultosa a construção da feminilidade literária, uma vez que a mulher é compelida a usar ardis de pseudônimos para apagamento de identidade. |
id |
UNICAMP-14_4b43d3b35446bf91b88e01a0a97c2a35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672055 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach BlumenscheinThe female ruse of the pseudonym: the Columbine of Yde Schloenbach BlumenscheinO ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach BlumenscheinPoesia femininaCensuraIdentidadePoesia femininaCensuraIdentidadeFemale poetryCensorshipIdentityPesquisa histórico-literária sobre a obra da poetisa paulista Yde Schloenbach Blumenschein (1882-1963), tendo em vista a recepção de suas produções (as niveladas pela moralidade de então) e o não acolhimento final (1961) concernente à edição dos versos que, desde o princípio, lhe foram interditos. Por meio da análise de seus 12 livros, observa-se o quanto é escarpada e dificultosa a construção da feminilidade literária, uma vez que a mulher é compelida a usar ardis de pseudônimos para apagamento de identidade.This article presents historical-literary research on the work of São Paulo poet Yde Schloenbach Blumenschein (1882-1963). It examines the reception of her productions (considering the morality of the time) and the final rejection (1961) of the publication of her verses, which had always been forbidden. Analysis of her 12 books indicates the steep and difficult construction of literary femininity, since women were compelled to use pseudonyms as ruses to erase identity.Pesquisa histórico-literária sobre a obra da poetisa paulista Yde Schloenbach Blumenschein (1882-1963), tendo em vista a recepção de suas produções (as niveladas pela moralidade de então) e o não acolhimento final (1961) concernente à edição dos versos que, desde o princípio, lhe foram interditos. Por meio da análise de seus 12 livros, observa-se o quanto é escarpada e dificultosa a construção da feminilidade literária, uma vez que a mulher é compelida a usar ardis de pseudônimos para apagamento de identidade.Universidade Estadual de Campinas2023-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055Cadernos Pagu; n. 65 (2022); e226511Cadernos Pagu; No. 65 (2022); e226511Cadernos Pagu; Núm. 65 (2022); e2265111809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055/30939Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 Cadernos Paguhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDal Farra, Maria Lúcia 2023-02-08T20:09:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672055Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2023-02-08T20:09:07Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein The female ruse of the pseudonym: the Columbine of Yde Schloenbach Blumenschein O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein |
title |
O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein |
spellingShingle |
O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein Dal Farra, Maria Lúcia Poesia feminina Censura Identidade Poesia feminina Censura Identidade Female poetry Censorship Identity |
title_short |
O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein |
title_full |
O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein |
title_fullStr |
O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein |
title_full_unstemmed |
O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein |
title_sort |
O ardil feminino do pseudônimo: a “Colombina” de Yde Schloenbach Blumenschein |
author |
Dal Farra, Maria Lúcia |
author_facet |
Dal Farra, Maria Lúcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Farra, Maria Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia feminina Censura Identidade Poesia feminina Censura Identidade Female poetry Censorship Identity |
topic |
Poesia feminina Censura Identidade Poesia feminina Censura Identidade Female poetry Censorship Identity |
description |
Pesquisa histórico-literária sobre a obra da poetisa paulista Yde Schloenbach Blumenschein (1882-1963), tendo em vista a recepção de suas produções (as niveladas pela moralidade de então) e o não acolhimento final (1961) concernente à edição dos versos que, desde o princípio, lhe foram interditos. Por meio da análise de seus 12 livros, observa-se o quanto é escarpada e dificultosa a construção da feminilidade literária, uma vez que a mulher é compelida a usar ardis de pseudônimos para apagamento de identidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8672055/30939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Pagu https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Cadernos Pagu https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; Contemporâneo Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 65 (2022); e226511 Cadernos Pagu; No. 65 (2022); e226511 Cadernos Pagu; Núm. 65 (2022); e226511 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216607211913216 |