Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854 |
Resumo: | Este artigo descreve uma prática extremamente popular e tradicionalmente masculina em Florianópolis: os torneios de pássaros canoros. A etnografia das provas de “Fibra de Curió” ou “Curió Valente” pretende demonstrar as representações de gênero presentes numa competição canora de aspecto agonístico, na qual um macho deve intimidar e subjugar o outro através do canto. O “curió valente” é “um lutador” (que não toca fisicamente seu adversário). Aquele que emite o maior número de cantos vence a prova atestando a sua virilidade e sua superioridade de macho lutador sobre os demais participantes. O interessante é que há uma profunda identificação entre o pássaro e o seu dono, e o desempenho do pássaro repercute sobre a identidade, e particularmente sobre a masculinidade, do próprio dono. Essa etnografia evidencia não apenas o aspecto representacional do gênero, mas também o seu aspecto relacional e circulacional. O que potencializa a masculinidade em jogo nas provas é a relação. Gênero aparece aí como sendo construído reciprocamente na relação macho/fêmea tanto quanto nas relações entre masculinos e femininos.AbstractThis paper describes a very popular and traditionally male practice in Florianopolis: the song birds’ tournaments. The ethnography on the “Curió Nerve” or the “Curió Braveness” contests intends to demonstrate gender representations that are present on sing birds competitions of agonistic aspect in which a male is expected to intimidate and subjugate another male by his own chant. The “brave curió” is “a fighter” (that does not have any physical contact with his opponent). The one that produces more chants wins the competition, attesting his virility and the male-fighter superiority over the other contestants. The interesting point here is that there is a profound identification among the bird and his owner, and the bird performance reverberates on the identity, and particularly on the masculinity of the owner. This ethnography makes evident not only the representational aspect of gender, but also its relational and circulational aspect. The element that gives potency to the masculinity in dispute on these contests is the relation. Gender appears here as reciprocally built on relations of male/female animals and on relations among masculines and feminines.Key Words: Gender, Masculinity, Representations, Curió, Contest. |
id |
UNICAMP-14_7c70111b8b56489813d83464586da2b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644854 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canorosGênero. Masculinidade. Representações. Curió. LutaEste artigo descreve uma prática extremamente popular e tradicionalmente masculina em Florianópolis: os torneios de pássaros canoros. A etnografia das provas de “Fibra de Curió” ou “Curió Valente” pretende demonstrar as representações de gênero presentes numa competição canora de aspecto agonístico, na qual um macho deve intimidar e subjugar o outro através do canto. O “curió valente” é “um lutador” (que não toca fisicamente seu adversário). Aquele que emite o maior número de cantos vence a prova atestando a sua virilidade e sua superioridade de macho lutador sobre os demais participantes. O interessante é que há uma profunda identificação entre o pássaro e o seu dono, e o desempenho do pássaro repercute sobre a identidade, e particularmente sobre a masculinidade, do próprio dono. Essa etnografia evidencia não apenas o aspecto representacional do gênero, mas também o seu aspecto relacional e circulacional. O que potencializa a masculinidade em jogo nas provas é a relação. Gênero aparece aí como sendo construído reciprocamente na relação macho/fêmea tanto quanto nas relações entre masculinos e femininos.AbstractThis paper describes a very popular and traditionally male practice in Florianopolis: the song birds’ tournaments. The ethnography on the “Curió Nerve” or the “Curió Braveness” contests intends to demonstrate gender representations that are present on sing birds competitions of agonistic aspect in which a male is expected to intimidate and subjugate another male by his own chant. The “brave curió” is “a fighter” (that does not have any physical contact with his opponent). The one that produces more chants wins the competition, attesting his virility and the male-fighter superiority over the other contestants. The interesting point here is that there is a profound identification among the bird and his owner, and the bird performance reverberates on the identity, and particularly on the masculinity of the owner. This ethnography makes evident not only the representational aspect of gender, but also its relational and circulational aspect. The element that gives potency to the masculinity in dispute on these contests is the relation. Gender appears here as reciprocally built on relations of male/female animals and on relations among masculines and feminines.Key Words: Gender, Masculinity, Representations, Curió, Contest.Universidade Estadual de Campinas2016-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854Cadernos Pagu; n. 30 (2008): Mudanças; 199-229Cadernos Pagu; No. 30 (2008): Mudanças; 199-229Cadernos Pagu; Núm. 30 (2008): Mudanças; 199-2291809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854/12295Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessMotta, Flávia de Mattos2016-04-07T09:55:59Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644854Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:40.182728Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros |
title |
Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros |
spellingShingle |
Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros Motta, Flávia de Mattos Gênero. Masculinidade. Representações. Curió. Luta |
title_short |
Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros |
title_full |
Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros |
title_fullStr |
Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros |
title_full_unstemmed |
Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros |
title_sort |
Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros |
author |
Motta, Flávia de Mattos |
author_facet |
Motta, Flávia de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Flávia de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero. Masculinidade. Representações. Curió. Luta |
topic |
Gênero. Masculinidade. Representações. Curió. Luta |
description |
Este artigo descreve uma prática extremamente popular e tradicionalmente masculina em Florianópolis: os torneios de pássaros canoros. A etnografia das provas de “Fibra de Curió” ou “Curió Valente” pretende demonstrar as representações de gênero presentes numa competição canora de aspecto agonístico, na qual um macho deve intimidar e subjugar o outro através do canto. O “curió valente” é “um lutador” (que não toca fisicamente seu adversário). Aquele que emite o maior número de cantos vence a prova atestando a sua virilidade e sua superioridade de macho lutador sobre os demais participantes. O interessante é que há uma profunda identificação entre o pássaro e o seu dono, e o desempenho do pássaro repercute sobre a identidade, e particularmente sobre a masculinidade, do próprio dono. Essa etnografia evidencia não apenas o aspecto representacional do gênero, mas também o seu aspecto relacional e circulacional. O que potencializa a masculinidade em jogo nas provas é a relação. Gênero aparece aí como sendo construído reciprocamente na relação macho/fêmea tanto quanto nas relações entre masculinos e femininos.AbstractThis paper describes a very popular and traditionally male practice in Florianopolis: the song birds’ tournaments. The ethnography on the “Curió Nerve” or the “Curió Braveness” contests intends to demonstrate gender representations that are present on sing birds competitions of agonistic aspect in which a male is expected to intimidate and subjugate another male by his own chant. The “brave curió” is “a fighter” (that does not have any physical contact with his opponent). The one that produces more chants wins the competition, attesting his virility and the male-fighter superiority over the other contestants. The interesting point here is that there is a profound identification among the bird and his owner, and the bird performance reverberates on the identity, and particularly on the masculinity of the owner. This ethnography makes evident not only the representational aspect of gender, but also its relational and circulational aspect. The element that gives potency to the masculinity in dispute on these contests is the relation. Gender appears here as reciprocally built on relations of male/female animals and on relations among masculines and feminines.Key Words: Gender, Masculinity, Representations, Curió, Contest. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854/12295 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 30 (2008): Mudanças; 199-229 Cadernos Pagu; No. 30 (2008): Mudanças; 199-229 Cadernos Pagu; Núm. 30 (2008): Mudanças; 199-229 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216609245102080 |