Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Flávia de Mattos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854
Resumo: Este artigo descreve uma prática extremamente popular e tradicionalmente masculina em Florianópolis: os torneios de pássaros canoros. A etnografia das provas de “Fibra de Curió” ou “Curió Valente” pretende demonstrar as representações de gênero presentes numa competição canora de aspecto agonístico, na qual um macho deve intimidar e subjugar o outro através do canto. O “curió valente” é “um lutador” (que não toca fisicamente seu adversário). Aquele que emite o maior número de cantos vence a prova atestando a sua virilidade e sua superioridade de macho lutador sobre os demais participantes. O interessante é que há uma profunda identificação entre o pássaro e o seu dono, e o desempenho do pássaro repercute sobre a identidade, e particularmente sobre a masculinidade, do próprio dono. Essa etnografia evidencia não apenas o aspecto representacional do gênero, mas também o seu aspecto relacional e circulacional. O que potencializa a masculinidade em jogo nas provas é a relação. Gênero aparece aí como sendo construído reciprocamente na relação macho/fêmea tanto quanto nas relações entre masculinos e femininos.AbstractThis paper describes a very popular and traditionally male practice in Florianopolis: the song birds’ tournaments. The ethnography on the “Curió Nerve” or the “Curió Braveness” contests intends to demonstrate gender representations that are present on sing birds competitions of agonistic aspect in which a male is expected to intimidate and subjugate another male by his own chant. The “brave curió” is “a fighter” (that does not have any physical contact with his opponent). The one that produces more chants wins the competition, attesting his virility and the male-fighter superiority over the other contestants. The interesting point here is that there is a profound identification among the bird and his owner, and the bird performance reverberates on the identity, and particularly on the masculinity of the owner. This ethnography makes evident not only the representational aspect of gender, but also its relational and circulational aspect. The element that gives potency to the masculinity in dispute on these contests is the relation. Gender appears here as reciprocally built on relations of male/female animals and on relations among masculines and feminines.Key Words: Gender, Masculinity, Representations, Curió, Contest.
id UNICAMP-14_7c70111b8b56489813d83464586da2b6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644854
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canorosGênero. Masculinidade. Representações. Curió. LutaEste artigo descreve uma prática extremamente popular e tradicionalmente masculina em Florianópolis: os torneios de pássaros canoros. A etnografia das provas de “Fibra de Curió” ou “Curió Valente” pretende demonstrar as representações de gênero presentes numa competição canora de aspecto agonístico, na qual um macho deve intimidar e subjugar o outro através do canto. O “curió valente” é “um lutador” (que não toca fisicamente seu adversário). Aquele que emite o maior número de cantos vence a prova atestando a sua virilidade e sua superioridade de macho lutador sobre os demais participantes. O interessante é que há uma profunda identificação entre o pássaro e o seu dono, e o desempenho do pássaro repercute sobre a identidade, e particularmente sobre a masculinidade, do próprio dono. Essa etnografia evidencia não apenas o aspecto representacional do gênero, mas também o seu aspecto relacional e circulacional. O que potencializa a masculinidade em jogo nas provas é a relação. Gênero aparece aí como sendo construído reciprocamente na relação macho/fêmea tanto quanto nas relações entre masculinos e femininos.AbstractThis paper describes a very popular and traditionally male practice in Florianopolis: the song birds’ tournaments. The ethnography on the “Curió Nerve” or the “Curió Braveness” contests intends to demonstrate gender representations that are present on sing birds competitions of agonistic aspect in which a male is expected to intimidate and subjugate another male by his own chant. The “brave curió” is “a fighter” (that does not have any physical contact with his opponent). The one that produces more chants wins the competition, attesting his virility and the male-fighter superiority over the other contestants. The interesting point here is that there is a profound identification among the bird and his owner, and the bird performance reverberates on the identity, and particularly on the masculinity of the owner. This ethnography makes evident not only the representational aspect of gender, but also its relational and circulational aspect. The element that gives potency to the masculinity in dispute on these contests is the relation. Gender appears here as reciprocally built on relations of male/female animals and on relations among masculines and feminines.Key Words: Gender, Masculinity, Representations, Curió, Contest.Universidade Estadual de Campinas2016-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854Cadernos Pagu; n. 30 (2008): Mudanças; 199-229Cadernos Pagu; No. 30 (2008): Mudanças; 199-229Cadernos Pagu; Núm. 30 (2008): Mudanças; 199-2291809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854/12295Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessMotta, Flávia de Mattos2016-04-07T09:55:59Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644854Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:40.182728Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros
title Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros
spellingShingle Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros
Motta, Flávia de Mattos
Gênero. Masculinidade. Representações. Curió. Luta
title_short Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros
title_full Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros
title_fullStr Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros
title_full_unstemmed Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros
title_sort Curió Valente: representações de gênero em competições de pássaros canoros
author Motta, Flávia de Mattos
author_facet Motta, Flávia de Mattos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Flávia de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Masculinidade. Representações. Curió. Luta
topic Gênero. Masculinidade. Representações. Curió. Luta
description Este artigo descreve uma prática extremamente popular e tradicionalmente masculina em Florianópolis: os torneios de pássaros canoros. A etnografia das provas de “Fibra de Curió” ou “Curió Valente” pretende demonstrar as representações de gênero presentes numa competição canora de aspecto agonístico, na qual um macho deve intimidar e subjugar o outro através do canto. O “curió valente” é “um lutador” (que não toca fisicamente seu adversário). Aquele que emite o maior número de cantos vence a prova atestando a sua virilidade e sua superioridade de macho lutador sobre os demais participantes. O interessante é que há uma profunda identificação entre o pássaro e o seu dono, e o desempenho do pássaro repercute sobre a identidade, e particularmente sobre a masculinidade, do próprio dono. Essa etnografia evidencia não apenas o aspecto representacional do gênero, mas também o seu aspecto relacional e circulacional. O que potencializa a masculinidade em jogo nas provas é a relação. Gênero aparece aí como sendo construído reciprocamente na relação macho/fêmea tanto quanto nas relações entre masculinos e femininos.AbstractThis paper describes a very popular and traditionally male practice in Florianopolis: the song birds’ tournaments. The ethnography on the “Curió Nerve” or the “Curió Braveness” contests intends to demonstrate gender representations that are present on sing birds competitions of agonistic aspect in which a male is expected to intimidate and subjugate another male by his own chant. The “brave curió” is “a fighter” (that does not have any physical contact with his opponent). The one that produces more chants wins the competition, attesting his virility and the male-fighter superiority over the other contestants. The interesting point here is that there is a profound identification among the bird and his owner, and the bird performance reverberates on the identity, and particularly on the masculinity of the owner. This ethnography makes evident not only the representational aspect of gender, but also its relational and circulational aspect. The element that gives potency to the masculinity in dispute on these contests is the relation. Gender appears here as reciprocally built on relations of male/female animals and on relations among masculines and feminines.Key Words: Gender, Masculinity, Representations, Curió, Contest.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644854/12295
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 30 (2008): Mudanças; 199-229
Cadernos Pagu; No. 30 (2008): Mudanças; 199-229
Cadernos Pagu; Núm. 30 (2008): Mudanças; 199-229
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216609245102080