Educadoras Sanitárias e Enfermeiras de Saúde Pública: identidades profissionais em construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644773 |
Resumo: | Este é um estudo sobre a história das educadoras sanitárias e das enfermeiras de saúde pública na primeira metade do século XX, em São Paulo. Tem por objetivo mostrar o desafio, às mulheres, de demarcar um território de decisões e atuação que não fosse simples “poder delegável” pela profissão médica. A sociologia histórica (no tocante às relações entre instituições, poder e identidades profissionais) proporcionou um instrumental teórico e metodológico para o presente trabalho. Entre as conclusões, destacamos a importância do surgimento de um novo campo profissional, relacionado à educação sanitária e à enfermagem de saúde pública. O texto destaca, brevemente, a participação da Fundação Rockefeller na organização do campo de saúde pública, uma vez que a Rockefeller apoiou a valorização do papel da mulher educadora e enfermeira em São Paulo, com recursos humanos e financeirosAbstract This is a study about São Paulo’s health educators and public health nurses in the first half of the 20th century. These were occupations designed for women, who faced difficult challenges trying to demarcate a territory of decision and action that did not result solely from the medical profession´s “benevolence” toward them. The tools of historical sociology contributed, both theoretically and methodologically, to an appraisal of the relationships between institutions, power, and professional identities. Among the main conclusions, this article reveals the importance of the rising of a new professional field in health education and public health nursing. In addition, the work calls attention to the role played by the Rockefeller Foundation in opening up these new occupational tracks. The Foundation´s officers payed close attention to the setting of working conditions for the young professionals, helping them with human, technical, and financial resources.Key Words: Female Health Educators, Female Nurses, Professional Identities, Public Health |
id |
UNICAMP-14_957f20ddc5091e37681d3bb520323258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644773 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educadoras Sanitárias e Enfermeiras de Saúde Pública: identidades profissionais em construçãoMulheres Educadoras. Mulheres Enfermeiras. Identidade Profissional. Saúde Pública.Este é um estudo sobre a história das educadoras sanitárias e das enfermeiras de saúde pública na primeira metade do século XX, em São Paulo. Tem por objetivo mostrar o desafio, às mulheres, de demarcar um território de decisões e atuação que não fosse simples “poder delegável” pela profissão médica. A sociologia histórica (no tocante às relações entre instituições, poder e identidades profissionais) proporcionou um instrumental teórico e metodológico para o presente trabalho. Entre as conclusões, destacamos a importância do surgimento de um novo campo profissional, relacionado à educação sanitária e à enfermagem de saúde pública. O texto destaca, brevemente, a participação da Fundação Rockefeller na organização do campo de saúde pública, uma vez que a Rockefeller apoiou a valorização do papel da mulher educadora e enfermeira em São Paulo, com recursos humanos e financeirosAbstract This is a study about São Paulo’s health educators and public health nurses in the first half of the 20th century. These were occupations designed for women, who faced difficult challenges trying to demarcate a territory of decision and action that did not result solely from the medical profession´s “benevolence” toward them. The tools of historical sociology contributed, both theoretically and methodologically, to an appraisal of the relationships between institutions, power, and professional identities. Among the main conclusions, this article reveals the importance of the rising of a new professional field in health education and public health nursing. In addition, the work calls attention to the role played by the Rockefeller Foundation in opening up these new occupational tracks. The Foundation´s officers payed close attention to the setting of working conditions for the young professionals, helping them with human, technical, and financial resources.Key Words: Female Health Educators, Female Nurses, Professional Identities, Public HealthUniversidade Estadual de Campinas2016-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644773Cadernos Pagu; n. 27 (2006): Ciência, substantivo feminino, plural; 173-212Cadernos Pagu; No. 27 (2006): Ciência, substantivo feminino, plural; 173-212Cadernos Pagu; Núm. 27 (2006): Ciência, substantivo feminino, plural; 173-2121809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644773/12192Copyright (c) 2016 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Lina2016-04-06T10:10:11Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644773Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:36.634829Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educadoras Sanitárias e Enfermeiras de Saúde Pública: identidades profissionais em construção |
title |
Educadoras Sanitárias e Enfermeiras de Saúde Pública: identidades profissionais em construção |
spellingShingle |
Educadoras Sanitárias e Enfermeiras de Saúde Pública: identidades profissionais em construção Faria, Lina Mulheres Educadoras. Mulheres Enfermeiras. Identidade Profissional. Saúde Pública. |
title_short |
Educadoras Sanitárias e Enfermeiras de Saúde Pública: identidades profissionais em construção |
title_full |
Educadoras Sanitárias e Enfermeiras de Saúde Pública: identidades profissionais em construção |
title_fullStr |
Educadoras Sanitárias e Enfermeiras de Saúde Pública: identidades profissionais em construção |
title_full_unstemmed |
Educadoras Sanitárias e Enfermeiras de Saúde Pública: identidades profissionais em construção |
title_sort |
Educadoras Sanitárias e Enfermeiras de Saúde Pública: identidades profissionais em construção |
author |
Faria, Lina |
author_facet |
Faria, Lina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Lina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Educadoras. Mulheres Enfermeiras. Identidade Profissional. Saúde Pública. |
topic |
Mulheres Educadoras. Mulheres Enfermeiras. Identidade Profissional. Saúde Pública. |
description |
Este é um estudo sobre a história das educadoras sanitárias e das enfermeiras de saúde pública na primeira metade do século XX, em São Paulo. Tem por objetivo mostrar o desafio, às mulheres, de demarcar um território de decisões e atuação que não fosse simples “poder delegável” pela profissão médica. A sociologia histórica (no tocante às relações entre instituições, poder e identidades profissionais) proporcionou um instrumental teórico e metodológico para o presente trabalho. Entre as conclusões, destacamos a importância do surgimento de um novo campo profissional, relacionado à educação sanitária e à enfermagem de saúde pública. O texto destaca, brevemente, a participação da Fundação Rockefeller na organização do campo de saúde pública, uma vez que a Rockefeller apoiou a valorização do papel da mulher educadora e enfermeira em São Paulo, com recursos humanos e financeirosAbstract This is a study about São Paulo’s health educators and public health nurses in the first half of the 20th century. These were occupations designed for women, who faced difficult challenges trying to demarcate a territory of decision and action that did not result solely from the medical profession´s “benevolence” toward them. The tools of historical sociology contributed, both theoretically and methodologically, to an appraisal of the relationships between institutions, power, and professional identities. Among the main conclusions, this article reveals the importance of the rising of a new professional field in health education and public health nursing. In addition, the work calls attention to the role played by the Rockefeller Foundation in opening up these new occupational tracks. The Foundation´s officers payed close attention to the setting of working conditions for the young professionals, helping them with human, technical, and financial resources.Key Words: Female Health Educators, Female Nurses, Professional Identities, Public Health |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644773 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644773/12192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 27 (2006): Ciência, substantivo feminino, plural; 173-212 Cadernos Pagu; No. 27 (2006): Ciência, substantivo feminino, plural; 173-212 Cadernos Pagu; Núm. 27 (2006): Ciência, substantivo feminino, plural; 173-212 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216608759611392 |