O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolini, Alexandre
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Pagu (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido a partir do material produzido por participantes de cursos de formação continuada em gênero, sexualidade e educação ofertados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Analisa três atividades pedagógicas realizadas por profissionais de educação que se propuseram abordar a homossexualidade com suas turmas de educação básica, como parte do seu processo de aprendizado, em escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Tento aqui conduzir nossa reflexão crítica para, a partir dessas experiências, pensar sobre o caminho didático que elas apontam, qual seja: investir na descrição do sujeito homossexual/gay/lésbica como forma de trabalhar questões de gênero-sexualidade para além de uma perspectiva heteronormativa.
id UNICAMP-14_c31741727c093b9ab38f9ca90c5df833
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645282
network_acronym_str UNICAMP-14
network_name_str Cadernos Pagu (Online)
repository_id_str
spelling O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticasEducação. Diferença. Didática. Sexualidade. HomossexualidadeEste trabalho foi desenvolvido a partir do material produzido por participantes de cursos de formação continuada em gênero, sexualidade e educação ofertados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Analisa três atividades pedagógicas realizadas por profissionais de educação que se propuseram abordar a homossexualidade com suas turmas de educação básica, como parte do seu processo de aprendizado, em escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Tento aqui conduzir nossa reflexão crítica para, a partir dessas experiências, pensar sobre o caminho didático que elas apontam, qual seja: investir na descrição do sujeito homossexual/gay/lésbica como forma de trabalhar questões de gênero-sexualidade para além de uma perspectiva heteronormativa.Universidade Estadual de Campinas2016-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282Cadernos Pagu; n. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-501Cadernos Pagu; No. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-501Cadernos Pagu; Núm. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-5011809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282/12635Copyright (c) 2015 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolini, Alexandre2016-04-27T08:51:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645282Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:54.300458Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas
title O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas
spellingShingle O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas
Bortolini, Alexandre
Educação. Diferença. Didática. Sexualidade. Homossexualidade
title_short O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas
title_full O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas
title_fullStr O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas
title_full_unstemmed O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas
title_sort O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas
author Bortolini, Alexandre
author_facet Bortolini, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolini, Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Diferença. Didática. Sexualidade. Homossexualidade
topic Educação. Diferença. Didática. Sexualidade. Homossexualidade
description Este trabalho foi desenvolvido a partir do material produzido por participantes de cursos de formação continuada em gênero, sexualidade e educação ofertados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Analisa três atividades pedagógicas realizadas por profissionais de educação que se propuseram abordar a homossexualidade com suas turmas de educação básica, como parte do seu processo de aprendizado, em escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Tento aqui conduzir nossa reflexão crítica para, a partir dessas experiências, pensar sobre o caminho didático que elas apontam, qual seja: investir na descrição do sujeito homossexual/gay/lésbica como forma de trabalhar questões de gênero-sexualidade para além de uma perspectiva heteronormativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282/12635
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Pagu
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Pagu
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Pagu; n. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-501
Cadernos Pagu; No. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-501
Cadernos Pagu; Núm. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-501
1809-4449
reponame:Cadernos Pagu (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Cadernos Pagu (Online)
collection Cadernos Pagu (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br
_version_ 1800216610537996288