O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido a partir do material produzido por participantes de cursos de formação continuada em gênero, sexualidade e educação ofertados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Analisa três atividades pedagógicas realizadas por profissionais de educação que se propuseram abordar a homossexualidade com suas turmas de educação básica, como parte do seu processo de aprendizado, em escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Tento aqui conduzir nossa reflexão crítica para, a partir dessas experiências, pensar sobre o caminho didático que elas apontam, qual seja: investir na descrição do sujeito homossexual/gay/lésbica como forma de trabalhar questões de gênero-sexualidade para além de uma perspectiva heteronormativa. |
id |
UNICAMP-14_c31741727c093b9ab38f9ca90c5df833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645282 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticasEducação. Diferença. Didática. Sexualidade. HomossexualidadeEste trabalho foi desenvolvido a partir do material produzido por participantes de cursos de formação continuada em gênero, sexualidade e educação ofertados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Analisa três atividades pedagógicas realizadas por profissionais de educação que se propuseram abordar a homossexualidade com suas turmas de educação básica, como parte do seu processo de aprendizado, em escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Tento aqui conduzir nossa reflexão crítica para, a partir dessas experiências, pensar sobre o caminho didático que elas apontam, qual seja: investir na descrição do sujeito homossexual/gay/lésbica como forma de trabalhar questões de gênero-sexualidade para além de uma perspectiva heteronormativa.Universidade Estadual de Campinas2016-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282Cadernos Pagu; n. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-501Cadernos Pagu; No. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-501Cadernos Pagu; Núm. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-5011809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282/12635Copyright (c) 2015 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolini, Alexandre2016-04-27T08:51:35Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645282Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:54.300458Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas |
title |
O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas |
spellingShingle |
O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas Bortolini, Alexandre Educação. Diferença. Didática. Sexualidade. Homossexualidade |
title_short |
O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas |
title_full |
O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas |
title_fullStr |
O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas |
title_full_unstemmed |
O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas |
title_sort |
O sujeito homossexual como tema de aula: limites e oportunidades didáticas |
author |
Bortolini, Alexandre |
author_facet |
Bortolini, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolini, Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Diferença. Didática. Sexualidade. Homossexualidade |
topic |
Educação. Diferença. Didática. Sexualidade. Homossexualidade |
description |
Este trabalho foi desenvolvido a partir do material produzido por participantes de cursos de formação continuada em gênero, sexualidade e educação ofertados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Analisa três atividades pedagógicas realizadas por profissionais de educação que se propuseram abordar a homossexualidade com suas turmas de educação básica, como parte do seu processo de aprendizado, em escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro. Tento aqui conduzir nossa reflexão crítica para, a partir dessas experiências, pensar sobre o caminho didático que elas apontam, qual seja: investir na descrição do sujeito homossexual/gay/lésbica como forma de trabalhar questões de gênero-sexualidade para além de uma perspectiva heteronormativa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8645282/12635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-501 Cadernos Pagu; No. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-501 Cadernos Pagu; Núm. 45 (2015): Dossiê corpos, trajetórias e valores: perspectivas de gênero, famílias e reprodução social em contextos africanos; 479-501 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216610537996288 |