A ideologia do crossover e a sua relação com o gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1869 |
Resumo: | Resumo Este artigo discute o conceito de crossover, um componente complexo da ideologia racial como vivida na cultura dos Estados Unidos, enfatizando a relação entre gênero e etnicidade. Crossover refere-se a uma substantiva transformação da música, do comportamento percebido como culturalmente significativo e da vestimenta dos músicos. A significação cultural estaria na presumida diferença de etnicidade entre o grupo do qual a música ou o músico se originam e a população alvo da transformação. Acima de tudo crossíng over está adaptando uma expressao musical especifica ao mercado. Abstract This paper discusses the concept of crossover, a complex component of racial ideology as lived in the United States culture, paying attention to the relation between gender and ethnicity. Crossover refers to a substantive transformation of music and the perceived-yet-culturally-significant behavior and dress of musicians. The cultural signification lies in the presumed different ethnicity between the group from which the music or musician comes and the target population of the transformation. Above ali, crossing over is adapting one's musical expression to a perceived market. |
id |
UNICAMP-14_cbef883982d32561850bc11c1f510fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1869 |
network_acronym_str |
UNICAMP-14 |
network_name_str |
Cadernos Pagu (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ideologia do crossover e a sua relação com o gêneroRaça. Mercado de consumo. Música. CrossoverResumo Este artigo discute o conceito de crossover, um componente complexo da ideologia racial como vivida na cultura dos Estados Unidos, enfatizando a relação entre gênero e etnicidade. Crossover refere-se a uma substantiva transformação da música, do comportamento percebido como culturalmente significativo e da vestimenta dos músicos. A significação cultural estaria na presumida diferença de etnicidade entre o grupo do qual a música ou o músico se originam e a população alvo da transformação. Acima de tudo crossíng over está adaptando uma expressao musical especifica ao mercado. Abstract This paper discusses the concept of crossover, a complex component of racial ideology as lived in the United States culture, paying attention to the relation between gender and ethnicity. Crossover refers to a substantive transformation of music and the perceived-yet-culturally-significant behavior and dress of musicians. The cultural signification lies in the presumed different ethnicity between the group from which the music or musician comes and the target population of the transformation. Above ali, crossing over is adapting one's musical expression to a perceived market.Universidade Estadual de Campinas2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1869Cadernos Pagu; n. 6/7 (1996): Raça e gênero; 227-240Cadernos Pagu; No. 6/7 (1996): Raça e gênero; 227-240Cadernos Pagu; Núm. 6/7 (1996): Raça e gênero; 227-2401809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1869/1990Copyright (c) 1993 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessGilliam, Angela2015-07-20T14:29:40Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1869Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:21.986334Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ideologia do crossover e a sua relação com o gênero |
title |
A ideologia do crossover e a sua relação com o gênero |
spellingShingle |
A ideologia do crossover e a sua relação com o gênero Gilliam, Angela Raça. Mercado de consumo. Música. Crossover |
title_short |
A ideologia do crossover e a sua relação com o gênero |
title_full |
A ideologia do crossover e a sua relação com o gênero |
title_fullStr |
A ideologia do crossover e a sua relação com o gênero |
title_full_unstemmed |
A ideologia do crossover e a sua relação com o gênero |
title_sort |
A ideologia do crossover e a sua relação com o gênero |
author |
Gilliam, Angela |
author_facet |
Gilliam, Angela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gilliam, Angela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raça. Mercado de consumo. Música. Crossover |
topic |
Raça. Mercado de consumo. Música. Crossover |
description |
Resumo Este artigo discute o conceito de crossover, um componente complexo da ideologia racial como vivida na cultura dos Estados Unidos, enfatizando a relação entre gênero e etnicidade. Crossover refere-se a uma substantiva transformação da música, do comportamento percebido como culturalmente significativo e da vestimenta dos músicos. A significação cultural estaria na presumida diferença de etnicidade entre o grupo do qual a música ou o músico se originam e a população alvo da transformação. Acima de tudo crossíng over está adaptando uma expressao musical especifica ao mercado. Abstract This paper discusses the concept of crossover, a complex component of racial ideology as lived in the United States culture, paying attention to the relation between gender and ethnicity. Crossover refers to a substantive transformation of music and the perceived-yet-culturally-significant behavior and dress of musicians. The cultural signification lies in the presumed different ethnicity between the group from which the music or musician comes and the target population of the transformation. Above ali, crossing over is adapting one's musical expression to a perceived market. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1869 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1869/1990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 1993 Cadernos Pagu info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 1993 Cadernos Pagu |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Pagu; n. 6/7 (1996): Raça e gênero; 227-240 Cadernos Pagu; No. 6/7 (1996): Raça e gênero; 227-240 Cadernos Pagu; Núm. 6/7 (1996): Raça e gênero; 227-240 1809-4449 reponame:Cadernos Pagu (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Cadernos Pagu (Online) |
collection |
Cadernos Pagu (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br |
_version_ |
1800216607638683648 |