O império das paixões: uma leitura dos romances-folhetins de Nelson Rodrigues
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Pagu (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1881 |
Resumo: | Resumo O império das paixões: uma leitura dos romances-folhetins de Nelson Rodrigues propõe-se a apresentar alguns aspectos da produção literária "feminina" de Nelson Rodrigues, em geral subscrita com pseudônimo feminino. Essa produção é principalmente apoiada no melodrama, gênero projetado em sua desmesura e excesso nos dois romances analisados: Meu destino é pecar e O Casamento. Estabelecer as relações entre o clima de paixões irrefreáveis, de violência incontida, com a família e a ordem social instituída é um dos principais objetivos do ensaio. Abstract The purpose of this study is to present some of the aspects of Nelson Rodrigues' "feminine" literary production, often signed with a feminine pseudonym. This peculiar literary production is primarily anchored on melodrama, and its characteristic excess and disproportion shall be analysed in this study. More specifically, the present analysis attempts to examine the relation between unrestricted and violent passions on the one hand, and family and established social order, on the other. |
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O império das paixões: uma leitura dos romances-folhetins de Nelson RodriguesMelodrama. Romance-Folhetim. Escrita Feminina. Paixão x Ordem SocialResumo O império das paixões: uma leitura dos romances-folhetins de Nelson Rodrigues propõe-se a apresentar alguns aspectos da produção literária "feminina" de Nelson Rodrigues, em geral subscrita com pseudônimo feminino. Essa produção é principalmente apoiada no melodrama, gênero projetado em sua desmesura e excesso nos dois romances analisados: Meu destino é pecar e O Casamento. Estabelecer as relações entre o clima de paixões irrefreáveis, de violência incontida, com a família e a ordem social instituída é um dos principais objetivos do ensaio. Abstract The purpose of this study is to present some of the aspects of Nelson Rodrigues' "feminine" literary production, often signed with a feminine pseudonym. This peculiar literary production is primarily anchored on melodrama, and its characteristic excess and disproportion shall be analysed in this study. More specifically, the present analysis attempts to examine the relation between unrestricted and violent passions on the one hand, and family and established social order, on the other.Universidade Estadual de Campinas2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1881Cadernos Pagu; n. 8/9 (1997): Gênero, narrativas, memórias; 159-176Cadernos Pagu; No. 8/9 (1997): Gênero, narrativas, memórias; 159-176Cadernos Pagu; Núm. 8/9 (1997): Gênero, narrativas, memórias; 159-1761809-4449reponame:Cadernos Pagu (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1881/2002Copyright (c) 1993 Cadernos Paguinfo:eu-repo/semantics/openAccessAldman, Berta W.2015-07-20T14:58:28Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1881Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/oaicadpagu@unicamp.br||cadpagu@unicamp.br0104-83331809-4449opendoar:2022-11-08T14:24:22.529343Cadernos Pagu (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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