Técnicas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal: uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meira, Ana Paula Gasques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8642508
Resumo: O objetivo deste artigo foi realizar a revisão bibliográfica dos principais métodos de análise de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal. A importância dos métodos de análise de agrotóxicosneste tipo de alimento se dá em decorrência da ampla utilização desses produtos na produção de alimentos e do considerável consumo dos alimentos de origem vegetal. A exposição dos indivíduos aos agrotóxicos de forma aguda ou crônica pode ocasionar diversos tipos de agravos à saúde. Há, portanto, a necessidade de métodos de análise cada vez mais rápidos, de baixo custo, que utilizem menores quantidades de solventes e em contrapartida, que apresentem resultados precisos e englobem o maior número de compostos possível em uma única análise. Observou-se que os métodos de análise de agrotóxicos evoluíram significativamente e atualmente os métodos mais usuais e que conferem bons resultados são os métodos Quechers (Quick, Easy, Cheap, Effective, Ruged and Safe) para tratamento da amostra e a cromatografia líquida ou gasosa, acopladas ao espectrômetro de massas em série para separação, identificação e quantificação. As maiores dificuldades apontadas nos estudos analisados referem-se à complexidade da matriz analisada, as diferenças físico-químicas dos compostos a serem examinados e o alcance da sensibilidade metodológica.
id UNICAMP-16_a278ebe96cb6fedc8da33b60a86344a4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642508
network_acronym_str UNICAMP-16
network_name_str Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
repository_id_str
spelling Técnicas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal: uma revisãoAgrotóxicos. Análise. Multirresíduo. Resíduo.Agrotóxicos. Metodologia. Avaliação.O objetivo deste artigo foi realizar a revisão bibliográfica dos principais métodos de análise de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal. A importância dos métodos de análise de agrotóxicosneste tipo de alimento se dá em decorrência da ampla utilização desses produtos na produção de alimentos e do considerável consumo dos alimentos de origem vegetal. A exposição dos indivíduos aos agrotóxicos de forma aguda ou crônica pode ocasionar diversos tipos de agravos à saúde. Há, portanto, a necessidade de métodos de análise cada vez mais rápidos, de baixo custo, que utilizem menores quantidades de solventes e em contrapartida, que apresentem resultados precisos e englobem o maior número de compostos possível em uma única análise. Observou-se que os métodos de análise de agrotóxicos evoluíram significativamente e atualmente os métodos mais usuais e que conferem bons resultados são os métodos Quechers (Quick, Easy, Cheap, Effective, Ruged and Safe) para tratamento da amostra e a cromatografia líquida ou gasosa, acopladas ao espectrômetro de massas em série para separação, identificação e quantificação. As maiores dificuldades apontadas nos estudos analisados referem-se à complexidade da matriz analisada, as diferenças físico-químicas dos compostos a serem examinados e o alcance da sensibilidade metodológica.Universidade Estadual de Campinas2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisãoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/864250810.20396/san.v22i2.8642508Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 22 No. 2 (2015); 766-777Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 22 Núm. 2 (2015); 766-777Segurança Alimentar e Nutricional; v. 22 n. 2 (2015); 766-7772316-297Xreponame:Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8642508/10029Copyright (c) 2015 Segurança Alimentar e Nutricionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeira, Ana Paula Gasques2018-01-26T10:58:55Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642508Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/indexPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/oai||revnepa@gmail.com|| suporterevsan@gmail.com2316-297X1808-8023opendoar:2018-01-26T10:58:55Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal: uma revisão
title Técnicas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal: uma revisão
spellingShingle Técnicas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal: uma revisão
Meira, Ana Paula Gasques
Agrotóxicos. Análise. Multirresíduo. Resíduo.
Agrotóxicos. Metodologia. Avaliação.
title_short Técnicas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal: uma revisão
title_full Técnicas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal: uma revisão
title_fullStr Técnicas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal: uma revisão
title_full_unstemmed Técnicas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal: uma revisão
title_sort Técnicas de análise de resíduos de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal: uma revisão
author Meira, Ana Paula Gasques
author_facet Meira, Ana Paula Gasques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meira, Ana Paula Gasques
dc.subject.por.fl_str_mv Agrotóxicos. Análise. Multirresíduo. Resíduo.
Agrotóxicos. Metodologia. Avaliação.
topic Agrotóxicos. Análise. Multirresíduo. Resíduo.
Agrotóxicos. Metodologia. Avaliação.
description O objetivo deste artigo foi realizar a revisão bibliográfica dos principais métodos de análise de agrotóxicos em alimentos de origem vegetal. A importância dos métodos de análise de agrotóxicosneste tipo de alimento se dá em decorrência da ampla utilização desses produtos na produção de alimentos e do considerável consumo dos alimentos de origem vegetal. A exposição dos indivíduos aos agrotóxicos de forma aguda ou crônica pode ocasionar diversos tipos de agravos à saúde. Há, portanto, a necessidade de métodos de análise cada vez mais rápidos, de baixo custo, que utilizem menores quantidades de solventes e em contrapartida, que apresentem resultados precisos e englobem o maior número de compostos possível em uma única análise. Observou-se que os métodos de análise de agrotóxicos evoluíram significativamente e atualmente os métodos mais usuais e que conferem bons resultados são os métodos Quechers (Quick, Easy, Cheap, Effective, Ruged and Safe) para tratamento da amostra e a cromatografia líquida ou gasosa, acopladas ao espectrômetro de massas em série para separação, identificação e quantificação. As maiores dificuldades apontadas nos estudos analisados referem-se à complexidade da matriz analisada, as diferenças físico-químicas dos compostos a serem examinados e o alcance da sensibilidade metodológica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8642508
10.20396/san.v22i2.8642508
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8642508
identifier_str_mv 10.20396/san.v22i2.8642508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/view/8642508/10029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Segurança Alimentar e Nutricional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Segurança Alimentar e Nutricional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 22 No. 2 (2015); 766-777
Segurança Alimentar e Nutricional; Vol. 22 Núm. 2 (2015); 766-777
Segurança Alimentar e Nutricional; v. 22 n. 2 (2015); 766-777
2316-297X
reponame:Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
collection Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Segurança Alimentar e Nutricional (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||revnepa@gmail.com|| suporterevsan@gmail.com
_version_ 1809465164686163968