Um estudo do conhecimento não proposicional no contexto da teoria da cognição incorporada e situada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broens, Mariana C.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonzalez, Maria E. Q.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Manuscrito (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/manuscrito/article/view/8643620
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a concepção de ferramenta cognitiva no contexto da teoria da cognição incorporada e situada (CIS). Para isso, partimos das noções de ferramenta e de tecnologia cognitivas propostas, respectivamente, por Dennett (1994, 1997 e 1998) e Dascal (2004), através das quais situam a linguagem no contexto evolucionário, ressaltando o seu caráter pragmático. Argumentamos que a concepção de ferramenta cognitiva, que para esses autores está inserida num contexto teórico que privilegia o conhecimento proposicional, pode ser ampliada de modo a abarcar o conhecimento não proposicional. Em seguida, com o propósito de ressaltar a relevância do conhecimento não proposicional, apresentamos algumas teses relativas à natureza dos processos cognitivos que são postuladas pela CIS (Clark 1997, 2001, 2003; Thelen 2000; Haselager et al. 2003, 2004) e pela Epistemologia Ecológica (EE) (Bateson 1979, 2001, 2002). Tais teses ressaltam que a compreensão do comportamento inteligente necessita considerar fatores presentes na complexa dinâmica da interação organismo/meio ambiente. Argumentamos, ainda que, graças às teses da CIS e da EE conseguiremos entender alguns fenômenos relacionados à aquisição do conhecimento, especialmente em situações nas quais parece se instaurar uma dicotomia entre significado e ação.
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