Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardi, Roberto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Almeida, Maria José P. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643587
Resumo: Este artigo trata da constituição da área de educação em ciências no País, a partir da compreensão de respostas dadas a questões formuladas em entrevistas recolhidas junto a pesquisadores brasileiros no contexto de desenvolvimento do projeto: Formação da área de Ensino de Ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Utilizando como suporte teórico a análise de discurso de linha francesa, procuramos compreender o imaginário desses pesquisadores sobre fatores que teriam contribuído para a constituição dessa área de pesquisa.Abstract: This paper deals with the constitution of the science education field in Brazil, from the comprehension of answers given to questions formulated in interviews taken among researchers in the context of development of the project named: Constitution of the Science Education field: memories of researchers in Brazil. Using as theoretical support the discourse analysis in its French line, we tried to understand these researchers’ imaginaries about the factors which would contribute to the constitution of this research field.Key-words: Science education. Constitution of the science education field. Memories of researchers in Brazil. Discourse analysis
id UNICAMP-18_053e21391dc4f8c9ea2e282ee14ecfc9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643587
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origemEducação em ciências. Constituição da área de ensino de ciências. Memórias de pesquisadores no Brasil. Análise de discursoEducaçãoEste artigo trata da constituição da área de educação em ciências no País, a partir da compreensão de respostas dadas a questões formuladas em entrevistas recolhidas junto a pesquisadores brasileiros no contexto de desenvolvimento do projeto: Formação da área de Ensino de Ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Utilizando como suporte teórico a análise de discurso de linha francesa, procuramos compreender o imaginário desses pesquisadores sobre fatores que teriam contribuído para a constituição dessa área de pesquisa.Abstract: This paper deals with the constitution of the science education field in Brazil, from the comprehension of answers given to questions formulated in interviews taken among researchers in the context of development of the project named: Constitution of the Science Education field: memories of researchers in Brazil. Using as theoretical support the discourse analysis in its French line, we tried to understand these researchers’ imaginaries about the factors which would contribute to the constitution of this research field.Key-words: Science education. Constitution of the science education field. Memories of researchers in Brazil. Discourse analysisUniversidade Estadual de Campinas2016-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643587Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 213-226Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 213-226Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 213-2261980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643587/11108Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNardi, RobertoAlmeida, Maria José P. M.2016-02-22T11:55:20Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643587Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T11:55:20Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem
title Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem
spellingShingle Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem
Nardi, Roberto
Educação em ciências. Constituição da área de ensino de ciências. Memórias de pesquisadores no Brasil. Análise de discurso
Educação
title_short Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem
title_full Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem
title_fullStr Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem
title_full_unstemmed Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem
title_sort Investigação em Ensino de Ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem
author Nardi, Roberto
author_facet Nardi, Roberto
Almeida, Maria José P. M.
author_role author
author2 Almeida, Maria José P. M.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardi, Roberto
Almeida, Maria José P. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências. Constituição da área de ensino de ciências. Memórias de pesquisadores no Brasil. Análise de discurso
Educação
topic Educação em ciências. Constituição da área de ensino de ciências. Memórias de pesquisadores no Brasil. Análise de discurso
Educação
description Este artigo trata da constituição da área de educação em ciências no País, a partir da compreensão de respostas dadas a questões formuladas em entrevistas recolhidas junto a pesquisadores brasileiros no contexto de desenvolvimento do projeto: Formação da área de Ensino de Ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Utilizando como suporte teórico a análise de discurso de linha francesa, procuramos compreender o imaginário desses pesquisadores sobre fatores que teriam contribuído para a constituição dessa área de pesquisa.Abstract: This paper deals with the constitution of the science education field in Brazil, from the comprehension of answers given to questions formulated in interviews taken among researchers in the context of development of the project named: Constitution of the Science Education field: memories of researchers in Brazil. Using as theoretical support the discourse analysis in its French line, we tried to understand these researchers’ imaginaries about the factors which would contribute to the constitution of this research field.Key-words: Science education. Constitution of the science education field. Memories of researchers in Brazil. Discourse analysis
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643587
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643587/11108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 18 No. 1: jan./abr.2007[52]; 213-226
Pro-Posições; Vol. 18 Núm. 1: jan./abr.2007[52]; 213-226
Pro-Posições; v. 18 n. 1: jan./abr.2007[52]; 213-226
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185671446528