Acordos e desacordos de um casal: um junguiano lecionando com uma lacaniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaillard, Christian
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643839
Resumo: O autor deste artigo é um analista junguiano e professor de Psicanálise da Arte. Descreve aqui seu trabalho docente em conjunto com uma assistente na Academia Nacional de Belas Artes em Paris. Como sua assistente, ele escolheu uma analista lacaniana. Essa colaboração resultou em uma parceria de ensino a duas vozes, que foi, no início, muito feliz e quase idílica, mas que logo foi se tornando tensa e acabou em ruptura. Seguem observações a respeito dos prazeres, muitas vezes paradoxais, do ensinar, do erotismo peculiar que lhe pode dar vida e, especialmente, das experiências positivas e dos limites das ligações que se formam, tanto entre os professores, quanto entre professores e alunos.Abstract: The author of this article is a Jungian analyst and a Professor ofPsychoanalysis in the Arts and describes his work with a teaching assistant at the National Academy of Fine Arts in Paris. As his assistant he chose a Lacanian analysr. The collaboration resulted in teaching in tWovoices which initially was very happy and almost idyllic, but soon it became increasingly strained and ended in a break-up. Observations folIow on the often paradoxical pleasures of teaching, the peculiar eroticism which may animate teaching, and especialIy the positive experiences and the limits of the bonds which are formed both betWeen the teachers as well as betWeen the teachers and the students.Key-words: Teaching. Family. Incest, psychoanalysis. Theory
id UNICAMP-18_0fb4a2d8089570dbf88ace7f5b3aa1d1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643839
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Acordos e desacordos de um casal: um junguiano lecionando com uma lacanianaEducaçãoO autor deste artigo é um analista junguiano e professor de Psicanálise da Arte. Descreve aqui seu trabalho docente em conjunto com uma assistente na Academia Nacional de Belas Artes em Paris. Como sua assistente, ele escolheu uma analista lacaniana. Essa colaboração resultou em uma parceria de ensino a duas vozes, que foi, no início, muito feliz e quase idílica, mas que logo foi se tornando tensa e acabou em ruptura. Seguem observações a respeito dos prazeres, muitas vezes paradoxais, do ensinar, do erotismo peculiar que lhe pode dar vida e, especialmente, das experiências positivas e dos limites das ligações que se formam, tanto entre os professores, quanto entre professores e alunos.Abstract: The author of this article is a Jungian analyst and a Professor ofPsychoanalysis in the Arts and describes his work with a teaching assistant at the National Academy of Fine Arts in Paris. As his assistant he chose a Lacanian analysr. The collaboration resulted in teaching in tWovoices which initially was very happy and almost idyllic, but soon it became increasingly strained and ended in a break-up. Observations folIow on the often paradoxical pleasures of teaching, the peculiar eroticism which may animate teaching, and especialIy the positive experiences and the limits of the bonds which are formed both betWeen the teachers as well as betWeen the teachers and the students.Key-words: Teaching. Family. Incest, psychoanalysis. TheoryUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643839Pro-Posições; Vol. 15 No. 1: jan./abr.2004[43]; 11-18Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 1: jan./abr.2004[43]; 11-18Pro-Posições; v. 15 n. 1: jan./abr.2004[43]; 11-181980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643839/11319Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaillard, Christian2016-03-03T14:00:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643839Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:00:46Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acordos e desacordos de um casal: um junguiano lecionando com uma lacaniana
title Acordos e desacordos de um casal: um junguiano lecionando com uma lacaniana
spellingShingle Acordos e desacordos de um casal: um junguiano lecionando com uma lacaniana
Gaillard, Christian
Educação
title_short Acordos e desacordos de um casal: um junguiano lecionando com uma lacaniana
title_full Acordos e desacordos de um casal: um junguiano lecionando com uma lacaniana
title_fullStr Acordos e desacordos de um casal: um junguiano lecionando com uma lacaniana
title_full_unstemmed Acordos e desacordos de um casal: um junguiano lecionando com uma lacaniana
title_sort Acordos e desacordos de um casal: um junguiano lecionando com uma lacaniana
author Gaillard, Christian
author_facet Gaillard, Christian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaillard, Christian
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description O autor deste artigo é um analista junguiano e professor de Psicanálise da Arte. Descreve aqui seu trabalho docente em conjunto com uma assistente na Academia Nacional de Belas Artes em Paris. Como sua assistente, ele escolheu uma analista lacaniana. Essa colaboração resultou em uma parceria de ensino a duas vozes, que foi, no início, muito feliz e quase idílica, mas que logo foi se tornando tensa e acabou em ruptura. Seguem observações a respeito dos prazeres, muitas vezes paradoxais, do ensinar, do erotismo peculiar que lhe pode dar vida e, especialmente, das experiências positivas e dos limites das ligações que se formam, tanto entre os professores, quanto entre professores e alunos.Abstract: The author of this article is a Jungian analyst and a Professor ofPsychoanalysis in the Arts and describes his work with a teaching assistant at the National Academy of Fine Arts in Paris. As his assistant he chose a Lacanian analysr. The collaboration resulted in teaching in tWovoices which initially was very happy and almost idyllic, but soon it became increasingly strained and ended in a break-up. Observations folIow on the often paradoxical pleasures of teaching, the peculiar eroticism which may animate teaching, and especialIy the positive experiences and the limits of the bonds which are formed both betWeen the teachers as well as betWeen the teachers and the students.Key-words: Teaching. Family. Incest, psychoanalysis. Theory
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643839
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643839/11319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 15 No. 1: jan./abr.2004[43]; 11-18
Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 1: jan./abr.2004[43]; 11-18
Pro-Posições; v. 15 n. 1: jan./abr.2004[43]; 11-18
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186195734528