Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291 |
Resumo: | O artigo apresenta teses que sustentam que as crianças são parte da sociedade e do mundo e que é possível e necessário conectar a infância às forças estruturais maiores, ampliando as condições para a pesquisa sociológica dessa categoria social. Argumenta, a partir de eventos e estudos que tendem a excluir as crianças de suas análises, que o foco no desenvolvimento infantil e na socialização tradicional dificultou o reconhecimento da infância como fenômeno social. Como conclusão, indica a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para estabelecer relações entre a infância, como categoria, e as crianças, em suas vivências cotidianas; e para prover um quadro positivo ou negativo das condições de vida das crianças em geral, com vistas a compreendê-las como cidadãs.AbstractThe article presents theses that claim that children are a part of society and the world and that it is possible and necessary to connect childhood with major structural forces, expanding the conditions for sociological research of this social category. There is an argumentation, from events and studies that excluded children from their analysis, that the traditional focus on child development and socialization has hindered childhood’s recognition as a social phenomenon. To conclude, the text indicates the need for an interdisciplinary approach to establish relationships between childhood as a category and the children in their everyday experiences, in order to understand children as citizens.Key words: Childhood. Society. Social structure. Research. Sociology |
id |
UNICAMP-18_10248f2d60b5a1abde0c985406e09ca9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643291 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens QvortrupInfância. Sociedade. Estrutura social. Pesquisa. SociologiaEducaçãoO artigo apresenta teses que sustentam que as crianças são parte da sociedade e do mundo e que é possível e necessário conectar a infância às forças estruturais maiores, ampliando as condições para a pesquisa sociológica dessa categoria social. Argumenta, a partir de eventos e estudos que tendem a excluir as crianças de suas análises, que o foco no desenvolvimento infantil e na socialização tradicional dificultou o reconhecimento da infância como fenômeno social. Como conclusão, indica a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para estabelecer relações entre a infância, como categoria, e as crianças, em suas vivências cotidianas; e para prover um quadro positivo ou negativo das condições de vida das crianças em geral, com vistas a compreendê-las como cidadãs.AbstractThe article presents theses that claim that children are a part of society and the world and that it is possible and necessary to connect childhood with major structural forces, expanding the conditions for sociological research of this social category. There is an argumentation, from events and studies that excluded children from their analysis, that the traditional focus on child development and socialization has hindered childhood’s recognition as a social phenomenon. To conclude, the text indicates the need for an interdisciplinary approach to establish relationships between childhood as a category and the children in their everyday experiences, in order to understand children as citizens.Key words: Childhood. Society. Social structure. Research. SociologyUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 199-211Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 199-211Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 199-2111980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291/10857Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Maria Letícia2016-02-18T14:33:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643291Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup |
title |
Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup |
spellingShingle |
Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup Nascimento, Maria Letícia Infância. Sociedade. Estrutura social. Pesquisa. Sociologia Educação |
title_short |
Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup |
title_full |
Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup |
title_fullStr |
Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup |
title_full_unstemmed |
Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup |
title_sort |
Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup |
author |
Nascimento, Maria Letícia |
author_facet |
Nascimento, Maria Letícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Maria Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância. Sociedade. Estrutura social. Pesquisa. Sociologia Educação |
topic |
Infância. Sociedade. Estrutura social. Pesquisa. Sociologia Educação |
description |
O artigo apresenta teses que sustentam que as crianças são parte da sociedade e do mundo e que é possível e necessário conectar a infância às forças estruturais maiores, ampliando as condições para a pesquisa sociológica dessa categoria social. Argumenta, a partir de eventos e estudos que tendem a excluir as crianças de suas análises, que o foco no desenvolvimento infantil e na socialização tradicional dificultou o reconhecimento da infância como fenômeno social. Como conclusão, indica a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para estabelecer relações entre a infância, como categoria, e as crianças, em suas vivências cotidianas; e para prover um quadro positivo ou negativo das condições de vida das crianças em geral, com vistas a compreendê-las como cidadãs.AbstractThe article presents theses that claim that children are a part of society and the world and that it is possible and necessary to connect childhood with major structural forces, expanding the conditions for sociological research of this social category. There is an argumentation, from events and studies that excluded children from their analysis, that the traditional focus on child development and socialization has hindered childhood’s recognition as a social phenomenon. To conclude, the text indicates the need for an interdisciplinary approach to establish relationships between childhood as a category and the children in their everyday experiences, in order to understand children as citizens.Key words: Childhood. Society. Social structure. Research. Sociology |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291/10857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 199-211 Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 199-211 Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 199-211 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184774914048 |