Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Letícia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291
Resumo: O artigo apresenta teses que sustentam que as crianças são parte da sociedade e do mundo e que é possível e necessário conectar a infância às forças estruturais maiores, ampliando as condições para a pesquisa sociológica dessa categoria social. Argumenta, a partir de eventos e estudos que tendem a excluir as crianças de suas análises, que o foco no desenvolvimento infantil e na socialização tradicional dificultou o reconhecimento da infância como fenômeno social. Como conclusão, indica a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para estabelecer relações entre a infância, como categoria, e as crianças, em suas vivências cotidianas; e para prover um quadro positivo ou negativo das condições de vida das crianças em geral, com vistas a compreendê-las como cidadãs.AbstractThe article presents theses that claim that children are a part of society and the world and that it is possible and necessary to connect childhood with major structural forces, expanding the conditions for sociological research of this social category. There is an argumentation, from events and studies that excluded children from their analysis, that the traditional focus on child development and socialization has hindered childhood’s recognition as a social phenomenon. To conclude, the text indicates the need for an interdisciplinary approach to establish relationships between childhood as a category and the children in their everyday experiences, in order to understand children as citizens.Key words: Childhood. Society. Social structure. Research. Sociology
id UNICAMP-18_10248f2d60b5a1abde0c985406e09ca9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643291
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens QvortrupInfância. Sociedade. Estrutura social. Pesquisa. SociologiaEducaçãoO artigo apresenta teses que sustentam que as crianças são parte da sociedade e do mundo e que é possível e necessário conectar a infância às forças estruturais maiores, ampliando as condições para a pesquisa sociológica dessa categoria social. Argumenta, a partir de eventos e estudos que tendem a excluir as crianças de suas análises, que o foco no desenvolvimento infantil e na socialização tradicional dificultou o reconhecimento da infância como fenômeno social. Como conclusão, indica a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para estabelecer relações entre a infância, como categoria, e as crianças, em suas vivências cotidianas; e para prover um quadro positivo ou negativo das condições de vida das crianças em geral, com vistas a compreendê-las como cidadãs.AbstractThe article presents theses that claim that children are a part of society and the world and that it is possible and necessary to connect childhood with major structural forces, expanding the conditions for sociological research of this social category. There is an argumentation, from events and studies that excluded children from their analysis, that the traditional focus on child development and socialization has hindered childhood’s recognition as a social phenomenon. To conclude, the text indicates the need for an interdisciplinary approach to establish relationships between childhood as a category and the children in their everyday experiences, in order to understand children as citizens.Key words: Childhood. Society. Social structure. Research. SociologyUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 199-211Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 199-211Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 199-2111980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291/10857Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Maria Letícia2016-02-18T14:33:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643291Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup
title Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup
spellingShingle Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup
Nascimento, Maria Letícia
Infância. Sociedade. Estrutura social. Pesquisa. Sociologia
Educação
title_short Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup
title_full Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup
title_fullStr Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup
title_full_unstemmed Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup
title_sort Apresentação Nove teses sobre a “infância como um fenômeno social” Jens Qvortrup
author Nascimento, Maria Letícia
author_facet Nascimento, Maria Letícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maria Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Infância. Sociedade. Estrutura social. Pesquisa. Sociologia
Educação
topic Infância. Sociedade. Estrutura social. Pesquisa. Sociologia
Educação
description O artigo apresenta teses que sustentam que as crianças são parte da sociedade e do mundo e que é possível e necessário conectar a infância às forças estruturais maiores, ampliando as condições para a pesquisa sociológica dessa categoria social. Argumenta, a partir de eventos e estudos que tendem a excluir as crianças de suas análises, que o foco no desenvolvimento infantil e na socialização tradicional dificultou o reconhecimento da infância como fenômeno social. Como conclusão, indica a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para estabelecer relações entre a infância, como categoria, e as crianças, em suas vivências cotidianas; e para prover um quadro positivo ou negativo das condições de vida das crianças em geral, com vistas a compreendê-las como cidadãs.AbstractThe article presents theses that claim that children are a part of society and the world and that it is possible and necessary to connect childhood with major structural forces, expanding the conditions for sociological research of this social category. There is an argumentation, from events and studies that excluded children from their analysis, that the traditional focus on child development and socialization has hindered childhood’s recognition as a social phenomenon. To conclude, the text indicates the need for an interdisciplinary approach to establish relationships between childhood as a category and the children in their everyday experiences, in order to understand children as citizens.Key words: Childhood. Society. Social structure. Research. Sociology
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643291/10857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 199-211
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 199-211
Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 199-211
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184774914048