Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais. O exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642836 |
Resumo: | O manual escolar se constitui em um objeto cultural complexo e é, de fato, um significativo suporte de representações sociais. Sua elaboração se dá no cruzamento de lógicas institucionais, científicas, didáticas e editoriais. Este artigo tem como tema central as representações da Guerra Fria nos manuais escolares franceses de história e geografia, utilizados no ensino secundá- rio entre os anos de 1959 a 2006, e foi desenvolvido a partir de um método que mescla abordagens quantitativas e qualitativas. Em nosso estudo, pudemos constatar que os manuais são cada vez mais ilustrados, e as imagens, assim como o texto que estrutura a lição, propõem uma narrativa articulada em torno da noção central de “partilha do mundo”, na qual se encarnam os personagens, os acontecimentos, mas também as noções e os conceitos históricos. Essas imagens, fartamente divulgadas, funcionam igualmente em rede, uma vez que, na imprensa escrita quotidiana, veiculam muito mais uma memória coletiva do que um saber histórico.Abstract A textbook is a complex object at crossroad of different approaches, institutional, scientific, didactical, editorial, which all take part in its conception. In fact, the texbook is genuine bedrock for social representations that can be scrutinized using quantitative and qualitative methods. This paper analyses the representations of the Cold war in French history and geography textbooks for secondary education, published from 1959 to 2006. We show that textbooks are more and more illustrated through years. The pictures, as well as the texts of the lesson, provide a narrative based on the central notion of “the division of the World” embodies in characters, events and historical concepts as well. These pictures act as a network, exactly as they do in the daily press, and therefore they convey a collective memory rather than a historical knowledge.Key words Textbooks. Mass media. Representations. Pictures. Cold War |
id |
UNICAMP-18_1061bc493fad2dcf2d1f160b519c72c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642836 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais. O exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de HistóriaManual escolar. Mídia de massa. Representações. Imagens. Guerra FriaEducaçãoO manual escolar se constitui em um objeto cultural complexo e é, de fato, um significativo suporte de representações sociais. Sua elaboração se dá no cruzamento de lógicas institucionais, científicas, didáticas e editoriais. Este artigo tem como tema central as representações da Guerra Fria nos manuais escolares franceses de história e geografia, utilizados no ensino secundá- rio entre os anos de 1959 a 2006, e foi desenvolvido a partir de um método que mescla abordagens quantitativas e qualitativas. Em nosso estudo, pudemos constatar que os manuais são cada vez mais ilustrados, e as imagens, assim como o texto que estrutura a lição, propõem uma narrativa articulada em torno da noção central de “partilha do mundo”, na qual se encarnam os personagens, os acontecimentos, mas também as noções e os conceitos históricos. Essas imagens, fartamente divulgadas, funcionam igualmente em rede, uma vez que, na imprensa escrita quotidiana, veiculam muito mais uma memória coletiva do que um saber histórico.Abstract A textbook is a complex object at crossroad of different approaches, institutional, scientific, didactical, editorial, which all take part in its conception. In fact, the texbook is genuine bedrock for social representations that can be scrutinized using quantitative and qualitative methods. This paper analyses the representations of the Cold war in French history and geography textbooks for secondary education, published from 1959 to 2006. We show that textbooks are more and more illustrated through years. The pictures, as well as the texts of the lesson, provide a narrative based on the central notion of “the division of the World” embodies in characters, events and historical concepts as well. These pictures act as a network, exactly as they do in the daily press, and therefore they convey a collective memory rather than a historical knowledge.Key words Textbooks. Mass media. Representations. Pictures. Cold WarUniversidade Estadual de Campinas2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642836Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 67-86Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 67-86Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 67-861980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642836/10417Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorand, Brigitte2016-02-18T14:43:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642836Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:31Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais. O exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de História |
title |
Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais. O exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de História |
spellingShingle |
Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais. O exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de História Morand, Brigitte Manual escolar. Mídia de massa. Representações. Imagens. Guerra Fria Educação |
title_short |
Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais. O exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de História |
title_full |
Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais. O exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de História |
title_fullStr |
Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais. O exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de História |
title_full_unstemmed |
Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais. O exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de História |
title_sort |
Os manuais escolares, mídia de massa e suporte de representações sociais. O exemplo da Guerra Fria nos manuais franceses de História |
author |
Morand, Brigitte |
author_facet |
Morand, Brigitte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morand, Brigitte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manual escolar. Mídia de massa. Representações. Imagens. Guerra Fria Educação |
topic |
Manual escolar. Mídia de massa. Representações. Imagens. Guerra Fria Educação |
description |
O manual escolar se constitui em um objeto cultural complexo e é, de fato, um significativo suporte de representações sociais. Sua elaboração se dá no cruzamento de lógicas institucionais, científicas, didáticas e editoriais. Este artigo tem como tema central as representações da Guerra Fria nos manuais escolares franceses de história e geografia, utilizados no ensino secundá- rio entre os anos de 1959 a 2006, e foi desenvolvido a partir de um método que mescla abordagens quantitativas e qualitativas. Em nosso estudo, pudemos constatar que os manuais são cada vez mais ilustrados, e as imagens, assim como o texto que estrutura a lição, propõem uma narrativa articulada em torno da noção central de “partilha do mundo”, na qual se encarnam os personagens, os acontecimentos, mas também as noções e os conceitos históricos. Essas imagens, fartamente divulgadas, funcionam igualmente em rede, uma vez que, na imprensa escrita quotidiana, veiculam muito mais uma memória coletiva do que um saber histórico.Abstract A textbook is a complex object at crossroad of different approaches, institutional, scientific, didactical, editorial, which all take part in its conception. In fact, the texbook is genuine bedrock for social representations that can be scrutinized using quantitative and qualitative methods. This paper analyses the representations of the Cold war in French history and geography textbooks for secondary education, published from 1959 to 2006. We show that textbooks are more and more illustrated through years. The pictures, as well as the texts of the lesson, provide a narrative based on the central notion of “the division of the World” embodies in characters, events and historical concepts as well. These pictures act as a network, exactly as they do in the daily press, and therefore they convey a collective memory rather than a historical knowledge.Key words Textbooks. Mass media. Representations. Pictures. Cold War |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642836 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642836/10417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 67-86 Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 67-86 Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 67-86 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184325074944 |