Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulilo, André Luíz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mazza, Débora Bertier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306
Resumo: Este artigo analisa as práticas preservacionistas do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (CME/FE-Unicamp). O propósito do trabalho é duplo. Propõe-se, por um lado, explorar a memória como tema de estudo da historiografia. E, por outro lado, analisar as transformações de propósito do CME/FE-Unicamp entre 2001 e 2015. Argumenta-se que, em sua configuração histórica específica, o CME/FE-Unicamp pode oferecer uma via produtiva para os estudos da memória educacional. Desse modo, o CME/FE-Unicamp será apresentado como uma das instituições que contribui para pensar alguns dos dilemas da relação entre memória e educação.
id UNICAMP-18_10a97303629bd9415bc7a279ecda10e7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648306
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacionalMemória da educação. Arquivos. Centros de documentação. Cultura escolar. PatrimônioEste artigo analisa as práticas preservacionistas do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (CME/FE-Unicamp). O propósito do trabalho é duplo. Propõe-se, por um lado, explorar a memória como tema de estudo da historiografia. E, por outro lado, analisar as transformações de propósito do CME/FE-Unicamp entre 2001 e 2015. Argumenta-se que, em sua configuração histórica específica, o CME/FE-Unicamp pode oferecer uma via produtiva para os estudos da memória educacional. Desse modo, o CME/FE-Unicamp será apresentado como uma das instituições que contribui para pensar alguns dos dilemas da relação entre memória e educação.Universidade Estadual de Campinas2017-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-230Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-230Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-2301980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306/15103Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulilo, André LuízMazza, Débora Bertier2017-02-23T13:31:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648306Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-02-23T13:31:46Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional
title Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional
spellingShingle Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional
Paulilo, André Luíz
Memória da educação. Arquivos. Centros de documentação. Cultura escolar. Patrimônio
title_short Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional
title_full Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional
title_fullStr Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional
title_full_unstemmed Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional
title_sort Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional
author Paulilo, André Luíz
author_facet Paulilo, André Luíz
Mazza, Débora Bertier
author_role author
author2 Mazza, Débora Bertier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulilo, André Luíz
Mazza, Débora Bertier
dc.subject.por.fl_str_mv Memória da educação. Arquivos. Centros de documentação. Cultura escolar. Patrimônio
topic Memória da educação. Arquivos. Centros de documentação. Cultura escolar. Patrimônio
description Este artigo analisa as práticas preservacionistas do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (CME/FE-Unicamp). O propósito do trabalho é duplo. Propõe-se, por um lado, explorar a memória como tema de estudo da historiografia. E, por outro lado, analisar as transformações de propósito do CME/FE-Unicamp entre 2001 e 2015. Argumenta-se que, em sua configuração histórica específica, o CME/FE-Unicamp pode oferecer uma via produtiva para os estudos da memória educacional. Desse modo, o CME/FE-Unicamp será apresentado como uma das instituições que contribui para pensar alguns dos dilemas da relação entre memória e educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306/15103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-230
Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-230
Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-230
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188447027200