Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306 |
Resumo: | Este artigo analisa as práticas preservacionistas do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (CME/FE-Unicamp). O propósito do trabalho é duplo. Propõe-se, por um lado, explorar a memória como tema de estudo da historiografia. E, por outro lado, analisar as transformações de propósito do CME/FE-Unicamp entre 2001 e 2015. Argumenta-se que, em sua configuração histórica específica, o CME/FE-Unicamp pode oferecer uma via produtiva para os estudos da memória educacional. Desse modo, o CME/FE-Unicamp será apresentado como uma das instituições que contribui para pensar alguns dos dilemas da relação entre memória e educação. |
id |
UNICAMP-18_10a97303629bd9415bc7a279ecda10e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648306 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacionalMemória da educação. Arquivos. Centros de documentação. Cultura escolar. PatrimônioEste artigo analisa as práticas preservacionistas do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (CME/FE-Unicamp). O propósito do trabalho é duplo. Propõe-se, por um lado, explorar a memória como tema de estudo da historiografia. E, por outro lado, analisar as transformações de propósito do CME/FE-Unicamp entre 2001 e 2015. Argumenta-se que, em sua configuração histórica específica, o CME/FE-Unicamp pode oferecer uma via produtiva para os estudos da memória educacional. Desse modo, o CME/FE-Unicamp será apresentado como uma das instituições que contribui para pensar alguns dos dilemas da relação entre memória e educação.Universidade Estadual de Campinas2017-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-230Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-230Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-2301980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306/15103Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulilo, André LuízMazza, Débora Bertier2017-02-23T13:31:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648306Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-02-23T13:31:46Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional |
title |
Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional |
spellingShingle |
Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional Paulilo, André Luíz Memória da educação. Arquivos. Centros de documentação. Cultura escolar. Patrimônio |
title_short |
Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional |
title_full |
Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional |
title_fullStr |
Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional |
title_full_unstemmed |
Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional |
title_sort |
Como lágrimas na chuva? O estudo da memória e a construção da memória educacional |
author |
Paulilo, André Luíz |
author_facet |
Paulilo, André Luíz Mazza, Débora Bertier |
author_role |
author |
author2 |
Mazza, Débora Bertier |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulilo, André Luíz Mazza, Débora Bertier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória da educação. Arquivos. Centros de documentação. Cultura escolar. Patrimônio |
topic |
Memória da educação. Arquivos. Centros de documentação. Cultura escolar. Patrimônio |
description |
Este artigo analisa as práticas preservacionistas do Centro de Memória da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (CME/FE-Unicamp). O propósito do trabalho é duplo. Propõe-se, por um lado, explorar a memória como tema de estudo da historiografia. E, por outro lado, analisar as transformações de propósito do CME/FE-Unicamp entre 2001 e 2015. Argumenta-se que, em sua configuração histórica específica, o CME/FE-Unicamp pode oferecer uma via produtiva para os estudos da memória educacional. Desse modo, o CME/FE-Unicamp será apresentado como uma das instituições que contribui para pensar alguns dos dilemas da relação entre memória e educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8648306/15103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 27 No. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-230 Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-230 Pro-Posições; v. 27 n. 3 (2016): set./dez. [81]; 201-230 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1824498921105260544 |