O lugar do pedagógico nos filmes feitos para crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642378 |
Resumo: | O artigo pensa, sob o ponto de vista pedagógico, as produções cinematográficas endereçadas às crianças. O que motiva cineastas a produzirem obras cinematográficas para as crianças? O que as crianças aprendem quando veem um filme? Todo filme infantil é um filme educativo? O que caracteriza um filme educativo? Para trabalhar essas questões, o texto alinha-se com as ideias de Virgínia Kastrup sobre uma “política cognitiva da invenção” e defende a necessidade de estabelecer uma nova política cognitiva para a educação, para a aprendizagem e para a relação da criança com o cinema. Em diálogo com o crítico de cinema Alain Bergala, com o filósofo Walter Benjamin e outros, o texto vai em busca de parâmetros que possam auxiliar a construção de uma linguagem fílmica para as crianças, em consonância com essa nova política cognitiva. Palavras-chave: Cinema e educação. Cinema educativo. Filmes infantis. AprendizagemAbstract The article discusses, from a pedagogical point of view, the film productions addressed to children. What children learn when they watch a film? What motivates filmmakers to produce films for children? Every child film is educational? What characterizes an educational film? Based on Virginia Kastrup’s ideas on a “cognitive invention policy”, the text advocates the need to establish a new cognitive policy for education, for learning and for children relationship with cinema. In dialogue with film critic Alain Bergala and philosopher Walter Benjamin, among others, the article discusses parameters that can facilitate the construction of a filmic language for children in line with this proposed cognitive policy.Keywords: theater and education, educational cinema, children’s films, learning |
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O lugar do pedagógico nos filmes feitos para criançasO artigo pensa, sob o ponto de vista pedagógico, as produções cinematográficas endereçadas às crianças. O que motiva cineastas a produzirem obras cinematográficas para as crianças? O que as crianças aprendem quando veem um filme? Todo filme infantil é um filme educativo? O que caracteriza um filme educativo? Para trabalhar essas questões, o texto alinha-se com as ideias de Virgínia Kastrup sobre uma “política cognitiva da invenção” e defende a necessidade de estabelecer uma nova política cognitiva para a educação, para a aprendizagem e para a relação da criança com o cinema. Em diálogo com o crítico de cinema Alain Bergala, com o filósofo Walter Benjamin e outros, o texto vai em busca de parâmetros que possam auxiliar a construção de uma linguagem fílmica para as crianças, em consonância com essa nova política cognitiva. Palavras-chave: Cinema e educação. Cinema educativo. Filmes infantis. AprendizagemAbstract The article discusses, from a pedagogical point of view, the film productions addressed to children. What children learn when they watch a film? What motivates filmmakers to produce films for children? Every child film is educational? What characterizes an educational film? Based on Virginia Kastrup’s ideas on a “cognitive invention policy”, the text advocates the need to establish a new cognitive policy for education, for learning and for children relationship with cinema. In dialogue with film critic Alain Bergala and philosopher Walter Benjamin, among others, the article discusses parameters that can facilitate the construction of a filmic language for children in line with this proposed cognitive policy.Keywords: theater and education, educational cinema, children’s films, learningUniversidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642378Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 185-204Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 185-204Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 185-2041980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642378/9895Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessWalter, Fernanda Omelczuk2016-04-07T13:42:48Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642378Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-04-07T13:42:48Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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