Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciaÁ„o

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Roberto Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643728
Resumo: Em um mundo dominado pela necessidade de se catalogar, classificar, definir, fomentada pela fé nas ciências exatas e na tecnologia como resposta às inquietudes humanas, pode parecer absurdo ou paradoxal, para uma pessoa que se ocupa há muitos anos de história da arte, crítica de arte e museologia, não poder (ou querer) definir o que é arte ou quem é o artista. Pois me encontro nesta situação. Não tenho uma definição pronta de arte ou de artista e, ainda por cima, com o passar do tempo, temo que me distancie cada vez mais de uma definição desses dois termos. Por outro lado, tenho a certeza da existência de uma fronteira clara entre a arte e a vida (ou lugar) comum: A primeira existe na liberdade e a segunda, nas amarras da expectativa social burguesa. A questão é muito ampla para o espaço de que dispomos, mas penso seja útil enfrentá-lo, ainda que brevemente, como uma forma de premissa para os comentários sobre o livro Tuneu, Tarsila e outros mestres, de Ana Angélica Albano.
id UNICAMP-18_1d264fb9f856d44488eae9abc950f2f6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643728
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciaÁ„oEducaçãoEm um mundo dominado pela necessidade de se catalogar, classificar, definir, fomentada pela fé nas ciências exatas e na tecnologia como resposta às inquietudes humanas, pode parecer absurdo ou paradoxal, para uma pessoa que se ocupa há muitos anos de história da arte, crítica de arte e museologia, não poder (ou querer) definir o que é arte ou quem é o artista. Pois me encontro nesta situação. Não tenho uma definição pronta de arte ou de artista e, ainda por cima, com o passar do tempo, temo que me distancie cada vez mais de uma definição desses dois termos. Por outro lado, tenho a certeza da existência de uma fronteira clara entre a arte e a vida (ou lugar) comum: A primeira existe na liberdade e a segunda, nas amarras da expectativa social burguesa. A questão é muito ampla para o espaço de que dispomos, mas penso seja útil enfrentá-lo, ainda que brevemente, como uma forma de premissa para os comentários sobre o livro Tuneu, Tarsila e outros mestres, de Ana Angélica Albano.Universidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643728Pro-Posições; Vol. 16 No. 3: set.dez.2005[48]; 259-263Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 3: set.dez.2005[48]; 259-263Pro-Posições; v. 16 n. 3: set.dez.2005[48]; 259-2631980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643728/11244Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Roberto Carvalho2016-02-29T13:59:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643728Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T13:59:54Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciaÁ„o
title Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciaÁ„o
spellingShingle Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciaÁ„o
Magalhães, Roberto Carvalho
Educação
title_short Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciaÁ„o
title_full Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciaÁ„o
title_fullStr Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciaÁ„o
title_full_unstemmed Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciaÁ„o
title_sort Tuneu, Tarsila e outros mestres... o aprendizado da arte como um rito da iniciaÁ„o
author Magalhães, Roberto Carvalho
author_facet Magalhães, Roberto Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Roberto Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Em um mundo dominado pela necessidade de se catalogar, classificar, definir, fomentada pela fé nas ciências exatas e na tecnologia como resposta às inquietudes humanas, pode parecer absurdo ou paradoxal, para uma pessoa que se ocupa há muitos anos de história da arte, crítica de arte e museologia, não poder (ou querer) definir o que é arte ou quem é o artista. Pois me encontro nesta situação. Não tenho uma definição pronta de arte ou de artista e, ainda por cima, com o passar do tempo, temo que me distancie cada vez mais de uma definição desses dois termos. Por outro lado, tenho a certeza da existência de uma fronteira clara entre a arte e a vida (ou lugar) comum: A primeira existe na liberdade e a segunda, nas amarras da expectativa social burguesa. A questão é muito ampla para o espaço de que dispomos, mas penso seja útil enfrentá-lo, ainda que brevemente, como uma forma de premissa para os comentários sobre o livro Tuneu, Tarsila e outros mestres, de Ana Angélica Albano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643728
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643728/11244
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 3: set.dez.2005[48]; 259-263
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 3: set.dez.2005[48]; 259-263
Pro-Posições; v. 16 n. 3: set.dez.2005[48]; 259-263
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186104508416