Apresentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806 |
Resumo: | Uma das transformações mais importantes da vida social depois do final da Segunda Guerra Mundial é o fato de que a formação e os títulos escolares se tOrnaram, na maioria dos países que dispõem de um sistema escolar unificado, um instrumento de posicionamento social fundamental (BAUDELOT; ESTABLET, 2000; BOURDIEU, 1989; COLLINS, 1979; MÜLLER et al., 1989; YOUNG,1976). Trata-se de uma situação que é tributária de transformações que têm lugar em diferentes esferas de ação social, como, entre outras, aquelas que dizem respeito aos processos de construção da nação quando se define a escola como o espaço de produção do cidadão e também aos processos de acumulação que presidiram a aproximação entre o sistema escolar e o sistema produtivo, transformando os diplomas em requisito para a entrada em várias posições do mercado de trabalho |
id |
UNICAMP-18_22de133960c947de27e4372b807222e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643806 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ApresentaçãoEducaçãoUma das transformações mais importantes da vida social depois do final da Segunda Guerra Mundial é o fato de que a formação e os títulos escolares se tOrnaram, na maioria dos países que dispõem de um sistema escolar unificado, um instrumento de posicionamento social fundamental (BAUDELOT; ESTABLET, 2000; BOURDIEU, 1989; COLLINS, 1979; MÜLLER et al., 1989; YOUNG,1976). Trata-se de uma situação que é tributária de transformações que têm lugar em diferentes esferas de ação social, como, entre outras, aquelas que dizem respeito aos processos de construção da nação quando se define a escola como o espaço de produção do cidadão e também aos processos de acumulação que presidiram a aproximação entre o sistema escolar e o sistema produtivo, transformando os diplomas em requisito para a entrada em várias posições do mercado de trabalhoUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806Pro-Posições; Vol. 15 No. 2: maio./ago.2004[44]; 11-14Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 2: maio./ago.2004[44]; 11-14Pro-Posições; v. 15 n. 2: maio./ago.2004[44]; 11-141980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806/11297Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ana Maria F.2016-03-03T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643806Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apresentação |
title |
Apresentação |
spellingShingle |
Apresentação Almeida, Ana Maria F. Educação |
title_short |
Apresentação |
title_full |
Apresentação |
title_fullStr |
Apresentação |
title_full_unstemmed |
Apresentação |
title_sort |
Apresentação |
author |
Almeida, Ana Maria F. |
author_facet |
Almeida, Ana Maria F. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Maria F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Uma das transformações mais importantes da vida social depois do final da Segunda Guerra Mundial é o fato de que a formação e os títulos escolares se tOrnaram, na maioria dos países que dispõem de um sistema escolar unificado, um instrumento de posicionamento social fundamental (BAUDELOT; ESTABLET, 2000; BOURDIEU, 1989; COLLINS, 1979; MÜLLER et al., 1989; YOUNG,1976). Trata-se de uma situação que é tributária de transformações que têm lugar em diferentes esferas de ação social, como, entre outras, aquelas que dizem respeito aos processos de construção da nação quando se define a escola como o espaço de produção do cidadão e também aos processos de acumulação que presidiram a aproximação entre o sistema escolar e o sistema produtivo, transformando os diplomas em requisito para a entrada em várias posições do mercado de trabalho |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806/11297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 15 No. 2: maio./ago.2004[44]; 11-14 Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 2: maio./ago.2004[44]; 11-14 Pro-Posições; v. 15 n. 2: maio./ago.2004[44]; 11-14 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186170568704 |