Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Maria F.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806
Resumo: Uma das transformações mais importantes da vida social depois do final da Segunda Guerra Mundial é o fato de que a formação e os títulos escolares se tOrnaram, na maioria dos países que dispõem de um sistema escolar unificado, um instrumento de posicionamento social fundamental (BAUDELOT; ESTABLET, 2000; BOURDIEU, 1989; COLLINS, 1979; MÜLLER et al., 1989; YOUNG,1976). Trata-se de uma situação que é tributária de transformações que têm lugar em diferentes esferas de ação social, como, entre outras, aquelas que dizem respeito aos processos de construção da nação quando se define a escola como o espaço de produção do cidadão e também aos processos de acumulação que presidiram a aproximação entre o sistema escolar e o sistema produtivo, transformando os diplomas em requisito para a entrada em várias posições do mercado de trabalho
id UNICAMP-18_22de133960c947de27e4372b807222e2
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643806
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling ApresentaçãoEducaçãoUma das transformações mais importantes da vida social depois do final da Segunda Guerra Mundial é o fato de que a formação e os títulos escolares se tOrnaram, na maioria dos países que dispõem de um sistema escolar unificado, um instrumento de posicionamento social fundamental (BAUDELOT; ESTABLET, 2000; BOURDIEU, 1989; COLLINS, 1979; MÜLLER et al., 1989; YOUNG,1976). Trata-se de uma situação que é tributária de transformações que têm lugar em diferentes esferas de ação social, como, entre outras, aquelas que dizem respeito aos processos de construção da nação quando se define a escola como o espaço de produção do cidadão e também aos processos de acumulação que presidiram a aproximação entre o sistema escolar e o sistema produtivo, transformando os diplomas em requisito para a entrada em várias posições do mercado de trabalhoUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806Pro-Posições; Vol. 15 No. 2: maio./ago.2004[44]; 11-14Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 2: maio./ago.2004[44]; 11-14Pro-Posições; v. 15 n. 2: maio./ago.2004[44]; 11-141980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806/11297Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Ana Maria F.2016-03-03T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643806Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação
title Apresentação
spellingShingle Apresentação
Almeida, Ana Maria F.
Educação
title_short Apresentação
title_full Apresentação
title_fullStr Apresentação
title_full_unstemmed Apresentação
title_sort Apresentação
author Almeida, Ana Maria F.
author_facet Almeida, Ana Maria F.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Maria F.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Uma das transformações mais importantes da vida social depois do final da Segunda Guerra Mundial é o fato de que a formação e os títulos escolares se tOrnaram, na maioria dos países que dispõem de um sistema escolar unificado, um instrumento de posicionamento social fundamental (BAUDELOT; ESTABLET, 2000; BOURDIEU, 1989; COLLINS, 1979; MÜLLER et al., 1989; YOUNG,1976). Trata-se de uma situação que é tributária de transformações que têm lugar em diferentes esferas de ação social, como, entre outras, aquelas que dizem respeito aos processos de construção da nação quando se define a escola como o espaço de produção do cidadão e também aos processos de acumulação que presidiram a aproximação entre o sistema escolar e o sistema produtivo, transformando os diplomas em requisito para a entrada em várias posições do mercado de trabalho
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643806/11297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 15 No. 2: maio./ago.2004[44]; 11-14
Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 2: maio./ago.2004[44]; 11-14
Pro-Posições; v. 15 n. 2: maio./ago.2004[44]; 11-14
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186170568704