Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643994 |
Resumo: | Discutimos neste trabalho a questão do ensino de língua portuguesa para dois grupos de sujeitos, crianças surdas e crianças socialmente desprivilegiadas. Aproximamos esses dois grupos por entendermos que o desafio de ensinar português para crianças surdas não é uma questão isolada. Ela se insere num contexto bastante amplo, formado pelos grupos chamados de "lingüisticamente minoritários" (índios, filhos de imigrantes, crianças faveladas etc), com suas línguas, culturas e identidades próprias. Partimos do pressuposto de que língua, identidade e cultura são elementos co-relacionados, pois os sujeitos se constituem pela língua, e os sentidos do que se diz só encontram significação dentro do grupo social a que se pertence. Questionamos se o novo discurso da Educação, expresso nos PCNs, consegue tratar a questão da heterogeneidade lingüística no país de modo a considerar as diferenças como possibilidades a serem compartilhadas, ou seja, sem cair num ideal homogeneizador de língua, de sujeito e de cultura.Summary:In this paper, we discuss the issues concerning the teaching of Portuguese to two groups: deaf children and socially unprivileged children. We have brought these two groups together to create a context in which we can better understand that the challenges concerning teaching deaf children do not make up an isolated topic. This context can also include other "linguistic minorities" with their languages, cultures and identity (such as indians, children ofimmigrants, children who live in shanty towns). We begin with the proposal that language, identity and culture are co-related elements, since the individuaIs are formed by their language, and what they say only gains a meaning inside their own social group. We wonder whether the new discussion about Education, expressed in the PCNs - National Curricular Parameters (Brazilian Ministry of Education and Culture - MEC, ed.) - is able to deal with the differences as possibilities to be shared, rather than be trapped in a homogenizing ideal of language, individuaIs and culture.Key-words: 1. Dialectism and multilingualism; 2. Inclusive schooling; 3. National curricular parameters (PCNs); 4.Deafness; 5. Social exclusion |
id |
UNICAMP-18_2f19a80764325e18c464b59b3325bc05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643994 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs1. Oialetismo e multilingüismo2. Escola inclusiva3. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)4. Surdez5. Exclusão socialEducaçãoDiscutimos neste trabalho a questão do ensino de língua portuguesa para dois grupos de sujeitos, crianças surdas e crianças socialmente desprivilegiadas. Aproximamos esses dois grupos por entendermos que o desafio de ensinar português para crianças surdas não é uma questão isolada. Ela se insere num contexto bastante amplo, formado pelos grupos chamados de "lingüisticamente minoritários" (índios, filhos de imigrantes, crianças faveladas etc), com suas línguas, culturas e identidades próprias. Partimos do pressuposto de que língua, identidade e cultura são elementos co-relacionados, pois os sujeitos se constituem pela língua, e os sentidos do que se diz só encontram significação dentro do grupo social a que se pertence. Questionamos se o novo discurso da Educação, expresso nos PCNs, consegue tratar a questão da heterogeneidade lingüística no país de modo a considerar as diferenças como possibilidades a serem compartilhadas, ou seja, sem cair num ideal homogeneizador de língua, de sujeito e de cultura.Summary:In this paper, we discuss the issues concerning the teaching of Portuguese to two groups: deaf children and socially unprivileged children. We have brought these two groups together to create a context in which we can better understand that the challenges concerning teaching deaf children do not make up an isolated topic. This context can also include other "linguistic minorities" with their languages, cultures and identity (such as indians, children ofimmigrants, children who live in shanty towns). We begin with the proposal that language, identity and culture are co-related elements, since the individuaIs are formed by their language, and what they say only gains a meaning inside their own social group. We wonder whether the new discussion about Education, expressed in the PCNs - National Curricular Parameters (Brazilian Ministry of Education and Culture - MEC, ed.) - is able to deal with the differences as possibilities to be shared, rather than be trapped in a homogenizing ideal of language, individuaIs and culture.Key-words: 1. Dialectism and multilingualism; 2. Inclusive schooling; 3. National curricular parameters (PCNs); 4.Deafness; 5. Social exclusionUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643994Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 32-46Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 32-46Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 32-461980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643994/11443Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Regina MariaCardoso, Silvia Helena Barbi2016-03-08T13:56:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643994Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:07Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs |
title |
Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs |
spellingShingle |
Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs Souza, Regina Maria 1. Oialetismo e multilingüismo 2. Escola inclusiva 3. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) 4. Surdez 5. Exclusão social Educação |
title_short |
Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs |
title_full |
Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs |
title_fullStr |
Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs |
title_sort |
Inclusão escolar e linguagem revisitando os PCNs |
author |
Souza, Regina Maria |
author_facet |
Souza, Regina Maria Cardoso, Silvia Helena Barbi |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Silvia Helena Barbi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Regina Maria Cardoso, Silvia Helena Barbi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Oialetismo e multilingüismo 2. Escola inclusiva 3. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) 4. Surdez 5. Exclusão social Educação |
topic |
1. Oialetismo e multilingüismo 2. Escola inclusiva 3. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) 4. Surdez 5. Exclusão social Educação |
description |
Discutimos neste trabalho a questão do ensino de língua portuguesa para dois grupos de sujeitos, crianças surdas e crianças socialmente desprivilegiadas. Aproximamos esses dois grupos por entendermos que o desafio de ensinar português para crianças surdas não é uma questão isolada. Ela se insere num contexto bastante amplo, formado pelos grupos chamados de "lingüisticamente minoritários" (índios, filhos de imigrantes, crianças faveladas etc), com suas línguas, culturas e identidades próprias. Partimos do pressuposto de que língua, identidade e cultura são elementos co-relacionados, pois os sujeitos se constituem pela língua, e os sentidos do que se diz só encontram significação dentro do grupo social a que se pertence. Questionamos se o novo discurso da Educação, expresso nos PCNs, consegue tratar a questão da heterogeneidade lingüística no país de modo a considerar as diferenças como possibilidades a serem compartilhadas, ou seja, sem cair num ideal homogeneizador de língua, de sujeito e de cultura.Summary:In this paper, we discuss the issues concerning the teaching of Portuguese to two groups: deaf children and socially unprivileged children. We have brought these two groups together to create a context in which we can better understand that the challenges concerning teaching deaf children do not make up an isolated topic. This context can also include other "linguistic minorities" with their languages, cultures and identity (such as indians, children ofimmigrants, children who live in shanty towns). We begin with the proposal that language, identity and culture are co-related elements, since the individuaIs are formed by their language, and what they say only gains a meaning inside their own social group. We wonder whether the new discussion about Education, expressed in the PCNs - National Curricular Parameters (Brazilian Ministry of Education and Culture - MEC, ed.) - is able to deal with the differences as possibilities to be shared, rather than be trapped in a homogenizing ideal of language, individuaIs and culture.Key-words: 1. Dialectism and multilingualism; 2. Inclusive schooling; 3. National curricular parameters (PCNs); 4.Deafness; 5. Social exclusion |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643994 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643994/11443 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 32-46 Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 32-46 Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 32-46 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186608873472 |