Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bocchetti,André
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072022000100528
Resumo: Resumo O texto analisa a questão do silêncio sob uma ambiência contemporânea, pensando-o a partir de sua dupla acepção latina: a de taceo, associada ao silenciamento; e a de sileo, silêncio que amplia espaços subjetivos de criação pela suspensão de codificações significantes previamente existentes. A análise percorre então, sobretudo a partir do pensamento de Michel Foucault e de José Gil, as relações entre modos de silenciar e de disciplinar(-se) e suas reverberações nos corpos, culminando no olhar sobre o silêncio que ora opera como pedagogia moralizante, ora como ato pedagógico que abre espaço para novos modos de existência.
id UNICAMP-18_336d005280c0e5131d644fe48e48cfb4
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-73072022000100528
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveissilênciosilêncio e disciplinacorpo e educaçãopedagogias do silêncioResumo O texto analisa a questão do silêncio sob uma ambiência contemporânea, pensando-o a partir de sua dupla acepção latina: a de taceo, associada ao silenciamento; e a de sileo, silêncio que amplia espaços subjetivos de criação pela suspensão de codificações significantes previamente existentes. A análise percorre então, sobretudo a partir do pensamento de Michel Foucault e de José Gil, as relações entre modos de silenciar e de disciplinar(-se) e suas reverberações nos corpos, culminando no olhar sobre o silêncio que ora opera como pedagogia moralizante, ora como ato pedagógico que abre espaço para novos modos de existência.UNICAMP - Faculdade de Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072022000100528Pro-Posições v.33 2022reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMP10.1590/1980-6248-2020-0114info:eu-repo/semantics/openAccessBocchetti,Andrépor2022-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S0103-73072022000100528Revistahttp://www.scielo.br/ppPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-09-23T00:00Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveis
title Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveis
spellingShingle Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveis
Bocchetti,André
silêncio
silêncio e disciplina
corpo e educação
pedagogias do silêncio
title_short Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveis
title_full Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveis
title_fullStr Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveis
title_full_unstemmed Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveis
title_sort Corpos, silêncios e disciplinas: sobre modos de confinamento e suas educações possíveis
author Bocchetti,André
author_facet Bocchetti,André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bocchetti,André
dc.subject.por.fl_str_mv silêncio
silêncio e disciplina
corpo e educação
pedagogias do silêncio
topic silêncio
silêncio e disciplina
corpo e educação
pedagogias do silêncio
description Resumo O texto analisa a questão do silêncio sob uma ambiência contemporânea, pensando-o a partir de sua dupla acepção latina: a de taceo, associada ao silenciamento; e a de sileo, silêncio que amplia espaços subjetivos de criação pela suspensão de codificações significantes previamente existentes. A análise percorre então, sobretudo a partir do pensamento de Michel Foucault e de José Gil, as relações entre modos de silenciar e de disciplinar(-se) e suas reverberações nos corpos, culminando no olhar sobre o silêncio que ora opera como pedagogia moralizante, ora como ato pedagógico que abre espaço para novos modos de existência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072022000100528
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072022000100528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1980-6248-2020-0114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições v.33 2022
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1748950195864862720