História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643442
Resumo: Neste artigo visamos discutir possíveis impactos da escrita da História da Filosofia sobre a escrita da História da Educação, a partir da análise das concepções de história e de escrita da história presentes na obra de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Neste estudo Hegel é concebido como um autor que sintetizou e disseminou uma visão da história presente de forma dispersa e fragmentada na cultura historiográfica do século XIX. Ele reafirmou conceitualmente e metodologicamente as imemoriais crenças na virtuosidade e no papel edificante das idéias (Espírito), bem como produziu uma interpretação do passado, capaz de apaziguar o sentimento de dilaceramento da cultura, ao conciliar história, ontologia e lógica. Nos limites deste trabalho exploramos o potencial heurístico da tópica hegeliana, sem, contudo, pretendermos analisar empiricamente os seus efeitos na historiografia da educação brasileira.Abstract: This article is aimed at arguing about possible impacts of writings on the History of Philosophy on writing on the History of Education, from the analysis of Georg Wilhelm Friedrich Hegel’s conceptions of history and its writing. In this study Hegel is conceived as an author who synthesized and spread a conception of history that can be seen as dispersed and fragmented in the historiographical culture of the nineteenth century. In a conceptual and methodological way, he reaffirmed the immemorial beliefs in virtuosity and the enlightening role of ideas (Spirit). He also produced an interpretation of the past which colud reduce the feeling of cultural laceration by conciliating history, ontology and logic. This paper explores the heuristic potential of the Hegelian view, though without empirically analyzing its effects on the Brazilian education historiography.Key words: History of Education. History of Philosophy. Hegel. historiography
id UNICAMP-18_3772493c5aaf4bd2419d154b09432402
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643442
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em HegelHistória da Educação. História da Filosofia. Hegel. HistoriografiaEducaçãoNeste artigo visamos discutir possíveis impactos da escrita da História da Filosofia sobre a escrita da História da Educação, a partir da análise das concepções de história e de escrita da história presentes na obra de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Neste estudo Hegel é concebido como um autor que sintetizou e disseminou uma visão da história presente de forma dispersa e fragmentada na cultura historiográfica do século XIX. Ele reafirmou conceitualmente e metodologicamente as imemoriais crenças na virtuosidade e no papel edificante das idéias (Espírito), bem como produziu uma interpretação do passado, capaz de apaziguar o sentimento de dilaceramento da cultura, ao conciliar história, ontologia e lógica. Nos limites deste trabalho exploramos o potencial heurístico da tópica hegeliana, sem, contudo, pretendermos analisar empiricamente os seus efeitos na historiografia da educação brasileira.Abstract: This article is aimed at arguing about possible impacts of writings on the History of Philosophy on writing on the History of Education, from the analysis of Georg Wilhelm Friedrich Hegel’s conceptions of history and its writing. In this study Hegel is conceived as an author who synthesized and spread a conception of history that can be seen as dispersed and fragmented in the historiographical culture of the nineteenth century. In a conceptual and methodological way, he reaffirmed the immemorial beliefs in virtuosity and the enlightening role of ideas (Spirit). He also produced an interpretation of the past which colud reduce the feeling of cultural laceration by conciliating history, ontology and logic. This paper explores the heuristic potential of the Hegelian view, though without empirically analyzing its effects on the Brazilian education historiography.Key words: History of Education. History of Philosophy. Hegel. historiographyUniversidade Estadual de Campinas2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643442Pro-Posições; Vol. 20 No. 1: jan./abr.2009[58]; 189-205Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 1: jan./abr.2009[58]; 189-205Pro-Posições; v. 20 n. 1: jan./abr.2009[58]; 189-2051980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643442/10974Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Carlos Eduardo2016-02-18T14:25:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643442Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:25:07Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel
title História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel
spellingShingle História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel
Vieira, Carlos Eduardo
História da Educação. História da Filosofia. Hegel. Historiografia
Educação
title_short História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel
title_full História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel
title_fullStr História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel
title_full_unstemmed História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel
title_sort História da Educação e História da Filosofia: culturas cruzadas a partir das concepções de história e de escrita da história em Hegel
author Vieira, Carlos Eduardo
author_facet Vieira, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação. História da Filosofia. Hegel. Historiografia
Educação
topic História da Educação. História da Filosofia. Hegel. Historiografia
Educação
description Neste artigo visamos discutir possíveis impactos da escrita da História da Filosofia sobre a escrita da História da Educação, a partir da análise das concepções de história e de escrita da história presentes na obra de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Neste estudo Hegel é concebido como um autor que sintetizou e disseminou uma visão da história presente de forma dispersa e fragmentada na cultura historiográfica do século XIX. Ele reafirmou conceitualmente e metodologicamente as imemoriais crenças na virtuosidade e no papel edificante das idéias (Espírito), bem como produziu uma interpretação do passado, capaz de apaziguar o sentimento de dilaceramento da cultura, ao conciliar história, ontologia e lógica. Nos limites deste trabalho exploramos o potencial heurístico da tópica hegeliana, sem, contudo, pretendermos analisar empiricamente os seus efeitos na historiografia da educação brasileira.Abstract: This article is aimed at arguing about possible impacts of writings on the History of Philosophy on writing on the History of Education, from the analysis of Georg Wilhelm Friedrich Hegel’s conceptions of history and its writing. In this study Hegel is conceived as an author who synthesized and spread a conception of history that can be seen as dispersed and fragmented in the historiographical culture of the nineteenth century. In a conceptual and methodological way, he reaffirmed the immemorial beliefs in virtuosity and the enlightening role of ideas (Spirit). He also produced an interpretation of the past which colud reduce the feeling of cultural laceration by conciliating history, ontology and logic. This paper explores the heuristic potential of the Hegelian view, though without empirically analyzing its effects on the Brazilian education historiography.Key words: History of Education. History of Philosophy. Hegel. historiography
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643442
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643442/10974
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 20 No. 1: jan./abr.2009[58]; 189-205
Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 1: jan./abr.2009[58]; 189-205
Pro-Posições; v. 20 n. 1: jan./abr.2009[58]; 189-205
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185196441600