As políticas de educação superiorno Plano Nacional de Educação (PNE)- 200 l

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catani, Afrânio Mendes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, João Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643912
Resumo: Este estudo tem como objeto de análise as políticas de educação superior estabelecidas no PNE-2001, bem como os vetos presidenciais que anulam os itens do Plano que ampliavam recursos financeiros para esse nível de ensino. De início, constata-se que não há intenção do governo em incrementar recursos para a educação superior. Além disso, observa-se que a política governamental busca uma expansão acelerada por meio da diversificação da oferta, do crescimento das matrículas no setor privado e da racionalização dos recursos nas IFES, permitindo ampliação de vagas a custo zero, sobretudo nas universidades federais, o que, a um só tempo, leva essas instituições a assumirem perfil mais empresarial quanto à obtenção de recursos financeiros para sua manutenção e desenvolvimento e tende a acentuar o processo de mercantilização desse campo.Abstract:The object of analysis of this study is the higher education policies settled in the 2001 National Plan ofEducation (PNE) and the presidential vetoes which invalidate the items of the Plan concerning the enlargement of financial support to higher education. Firstly, it can be noticed that there is no government willing to provide increasing resources to higher education. Furthermore, the governmental policy seeks an accelerated extension of this levei of education through diversification of the supply, growth of enrollments in private sector, and rationalization of resources ofFederal Institutions ofHigher Education (IFES) allowing the enlargement of vacancies {ree ITom charge, mainly in Federal Universities, what leads these institutions to adopt a more business profile to obtain financial resources to its maintenance and development. In the same way, the expansion of the higher education upheld by the government has enhanced the process of mercantilization of this field.Key-words: Higher education. Policies. National Plan ofEducation (PNE)
id UNICAMP-18_3bf9dc3b6654ab49b3de2ab45db6395d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643912
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling As políticas de educação superiorno Plano Nacional de Educação (PNE)- 200 lEducação superior. Políticas. PNEEducaçãoEste estudo tem como objeto de análise as políticas de educação superior estabelecidas no PNE-2001, bem como os vetos presidenciais que anulam os itens do Plano que ampliavam recursos financeiros para esse nível de ensino. De início, constata-se que não há intenção do governo em incrementar recursos para a educação superior. Além disso, observa-se que a política governamental busca uma expansão acelerada por meio da diversificação da oferta, do crescimento das matrículas no setor privado e da racionalização dos recursos nas IFES, permitindo ampliação de vagas a custo zero, sobretudo nas universidades federais, o que, a um só tempo, leva essas instituições a assumirem perfil mais empresarial quanto à obtenção de recursos financeiros para sua manutenção e desenvolvimento e tende a acentuar o processo de mercantilização desse campo.Abstract:The object of analysis of this study is the higher education policies settled in the 2001 National Plan ofEducation (PNE) and the presidential vetoes which invalidate the items of the Plan concerning the enlargement of financial support to higher education. Firstly, it can be noticed that there is no government willing to provide increasing resources to higher education. Furthermore, the governmental policy seeks an accelerated extension of this levei of education through diversification of the supply, growth of enrollments in private sector, and rationalization of resources ofFederal Institutions ofHigher Education (IFES) allowing the enlargement of vacancies {ree ITom charge, mainly in Federal Universities, what leads these institutions to adopt a more business profile to obtain financial resources to its maintenance and development. In the same way, the expansion of the higher education upheld by the government has enhanced the process of mercantilization of this field.Key-words: Higher education. Policies. National Plan ofEducation (PNE)Universidade Estadual de Campinas2016-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643912Pro-Posições; Vol. 14 No. 1: jan./abr.2003[40]; 143-148Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 1: jan./abr.2003[40]; 143-148Pro-Posições; v. 14 n. 1: jan./abr.2003[40]; 143-1481980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643912/11379Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatani, Afrânio MendesOliveira, João Ferreira2016-03-04T13:58:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643912Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-04T13:58:01Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As políticas de educação superiorno Plano Nacional de Educação (PNE)- 200 l
title As políticas de educação superiorno Plano Nacional de Educação (PNE)- 200 l
spellingShingle As políticas de educação superiorno Plano Nacional de Educação (PNE)- 200 l
Catani, Afrânio Mendes
Educação superior. Políticas. PNE
Educação
title_short As políticas de educação superiorno Plano Nacional de Educação (PNE)- 200 l
title_full As políticas de educação superiorno Plano Nacional de Educação (PNE)- 200 l
title_fullStr As políticas de educação superiorno Plano Nacional de Educação (PNE)- 200 l
title_full_unstemmed As políticas de educação superiorno Plano Nacional de Educação (PNE)- 200 l
title_sort As políticas de educação superiorno Plano Nacional de Educação (PNE)- 200 l
author Catani, Afrânio Mendes
author_facet Catani, Afrânio Mendes
Oliveira, João Ferreira
author_role author
author2 Oliveira, João Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catani, Afrânio Mendes
Oliveira, João Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior. Políticas. PNE
Educação
topic Educação superior. Políticas. PNE
Educação
description Este estudo tem como objeto de análise as políticas de educação superior estabelecidas no PNE-2001, bem como os vetos presidenciais que anulam os itens do Plano que ampliavam recursos financeiros para esse nível de ensino. De início, constata-se que não há intenção do governo em incrementar recursos para a educação superior. Além disso, observa-se que a política governamental busca uma expansão acelerada por meio da diversificação da oferta, do crescimento das matrículas no setor privado e da racionalização dos recursos nas IFES, permitindo ampliação de vagas a custo zero, sobretudo nas universidades federais, o que, a um só tempo, leva essas instituições a assumirem perfil mais empresarial quanto à obtenção de recursos financeiros para sua manutenção e desenvolvimento e tende a acentuar o processo de mercantilização desse campo.Abstract:The object of analysis of this study is the higher education policies settled in the 2001 National Plan ofEducation (PNE) and the presidential vetoes which invalidate the items of the Plan concerning the enlargement of financial support to higher education. Firstly, it can be noticed that there is no government willing to provide increasing resources to higher education. Furthermore, the governmental policy seeks an accelerated extension of this levei of education through diversification of the supply, growth of enrollments in private sector, and rationalization of resources ofFederal Institutions ofHigher Education (IFES) allowing the enlargement of vacancies {ree ITom charge, mainly in Federal Universities, what leads these institutions to adopt a more business profile to obtain financial resources to its maintenance and development. In the same way, the expansion of the higher education upheld by the government has enhanced the process of mercantilization of this field.Key-words: Higher education. Policies. National Plan ofEducation (PNE)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643912
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643912/11379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 14 No. 1: jan./abr.2003[40]; 143-148
Pro-Posições; Vol. 14 Núm. 1: jan./abr.2003[40]; 143-148
Pro-Posições; v. 14 n. 1: jan./abr.2003[40]; 143-148
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186527084544