Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nune, Flaviana Gasparotti
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643248
Resumo: Considerando a importância que questões como a diversidade cultural e a identidade têm apresentado para a reflexão sobre o papel da escola nos dias atuais, procuramos, neste texto, desenvolver algumas ideias referentes a esta problemática com base nos elementos trazidos por Laurent Cantet no filme Entre os muros da escola. A opção por discutir a questão a partir dos elementos e das situações de uma obra cinematográfica justifica-se por entendermos a relevância que o cinema, enquanto linguagem, adquire, no sentido de expressar visões, sentidos e reflexões sobre as questões colocadas para a sociedade. Sendo assim, procuramos discutir, a partir de passagens do filme, como Cantet utiliza o microcosmo da sala de aula e da escola, destacando seus “muros” como metáfora para pensar a própria sociedade. Apontamos como um dos desdobramentos consequentes da problemática abordada por Cantet a relevância das propostas de educação intercultural para repensar o papel da escola na atualidade.Abstract:We take into consideration the importance that issues such as cultural diversity and identity have risen for the reflection on the role of the school today. Hence, in this text, we try to develop some ideas regarding this topic based on the elements brought by Laurent Cantet in the film “The Class”. The option to discuss this question through elements/situations from a cinematographic piece of work is justified by the fact that we understand the relevance of the cinema as a language in expressing views, meanings and reflections on questions posed to society. Therefore, we try to discuss the way Cantet uses the microcosm of the classroom and of the school, highlighting their “walls” as a metaphor, so as to think about the society itself. We point out, as a result of the issues approached by Cantet, the relevance of the intercultural education proposals in order to rethink the role of the school today.Key words: Interculturality. Identity. Cultural diversity.School. Cinematographic language
id UNICAMP-18_436c7ba008ee48aff0c995116991c6a0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643248
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escolaInterculturalidade. Identidade. Diversidade cultural. Escola. Linguagem cinematográficaEducaçãoConsiderando a importância que questões como a diversidade cultural e a identidade têm apresentado para a reflexão sobre o papel da escola nos dias atuais, procuramos, neste texto, desenvolver algumas ideias referentes a esta problemática com base nos elementos trazidos por Laurent Cantet no filme Entre os muros da escola. A opção por discutir a questão a partir dos elementos e das situações de uma obra cinematográfica justifica-se por entendermos a relevância que o cinema, enquanto linguagem, adquire, no sentido de expressar visões, sentidos e reflexões sobre as questões colocadas para a sociedade. Sendo assim, procuramos discutir, a partir de passagens do filme, como Cantet utiliza o microcosmo da sala de aula e da escola, destacando seus “muros” como metáfora para pensar a própria sociedade. Apontamos como um dos desdobramentos consequentes da problemática abordada por Cantet a relevância das propostas de educação intercultural para repensar o papel da escola na atualidade.Abstract:We take into consideration the importance that issues such as cultural diversity and identity have risen for the reflection on the role of the school today. Hence, in this text, we try to develop some ideas regarding this topic based on the elements brought by Laurent Cantet in the film “The Class”. The option to discuss this question through elements/situations from a cinematographic piece of work is justified by the fact that we understand the relevance of the cinema as a language in expressing views, meanings and reflections on questions posed to society. Therefore, we try to discuss the way Cantet uses the microcosm of the classroom and of the school, highlighting their “walls” as a metaphor, so as to think about the society itself. We point out, as a result of the issues approached by Cantet, the relevance of the intercultural education proposals in order to rethink the role of the school today.Key words: Interculturality. Identity. Cultural diversity.School. Cinematographic languageUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643248Pro-Posições; Vol. 22 No. 3: set./dez.2011[66]; 113-129Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 3: set./dez.2011[66]; 113-129Pro-Posições; v. 22 n. 3: set./dez.2011[66]; 113-1291980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643248/10794Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessNune, Flaviana Gasparotti2016-02-18T14:34:23Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643248Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:23Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola
title Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola
spellingShingle Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola
Nune, Flaviana Gasparotti
Interculturalidade. Identidade. Diversidade cultural. Escola. Linguagem cinematográfica
Educação
title_short Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola
title_full Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola
title_fullStr Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola
title_full_unstemmed Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola
title_sort Interculturalidade e o papel da escola na atualidade: reflexões a partir do filme Entre os muros da escola
author Nune, Flaviana Gasparotti
author_facet Nune, Flaviana Gasparotti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nune, Flaviana Gasparotti
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade. Identidade. Diversidade cultural. Escola. Linguagem cinematográfica
Educação
topic Interculturalidade. Identidade. Diversidade cultural. Escola. Linguagem cinematográfica
Educação
description Considerando a importância que questões como a diversidade cultural e a identidade têm apresentado para a reflexão sobre o papel da escola nos dias atuais, procuramos, neste texto, desenvolver algumas ideias referentes a esta problemática com base nos elementos trazidos por Laurent Cantet no filme Entre os muros da escola. A opção por discutir a questão a partir dos elementos e das situações de uma obra cinematográfica justifica-se por entendermos a relevância que o cinema, enquanto linguagem, adquire, no sentido de expressar visões, sentidos e reflexões sobre as questões colocadas para a sociedade. Sendo assim, procuramos discutir, a partir de passagens do filme, como Cantet utiliza o microcosmo da sala de aula e da escola, destacando seus “muros” como metáfora para pensar a própria sociedade. Apontamos como um dos desdobramentos consequentes da problemática abordada por Cantet a relevância das propostas de educação intercultural para repensar o papel da escola na atualidade.Abstract:We take into consideration the importance that issues such as cultural diversity and identity have risen for the reflection on the role of the school today. Hence, in this text, we try to develop some ideas regarding this topic based on the elements brought by Laurent Cantet in the film “The Class”. The option to discuss this question through elements/situations from a cinematographic piece of work is justified by the fact that we understand the relevance of the cinema as a language in expressing views, meanings and reflections on questions posed to society. Therefore, we try to discuss the way Cantet uses the microcosm of the classroom and of the school, highlighting their “walls” as a metaphor, so as to think about the society itself. We point out, as a result of the issues approached by Cantet, the relevance of the intercultural education proposals in order to rethink the role of the school today.Key words: Interculturality. Identity. Cultural diversity.School. Cinematographic language
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643248
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643248/10794
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 3: set./dez.2011[66]; 113-129
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 3: set./dez.2011[66]; 113-129
Pro-Posições; v. 22 n. 3: set./dez.2011[66]; 113-129
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184707805184