Governando a Subjetividade:a Constituição do SujeitoInfantilno RCN/E

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bujes, Mario Isabel Edelwelss
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643976
Resumo: O foco deste trabalho é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e o seu objetivo é o de apontar o caráter instrumental e técnico deste documento como um dos tantos meios inventados para governar os seres humanos, visando, neste caso específico, moldar e modelar as condutas infantis. Com a utilização do referencial foucaultiano para a realização desta análise, pretende-se mostrar como se dão as relações entre infância epoder e como opera amoderna racionalidade governamental no propósito de governar a infância. Analisa-se especialmente como, através das chamadas tecnologias do eu, semobilizam saberes,instrumentos, pessoas, sistemas de julgamento, para produzir ou transformar a experiência que as pessoas têm de si mesmas.
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