Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001 |
Resumo: | Neste artigo relatamos nossa experiência junto aos alunos do curso de Pedagogia no que se refere ao processo de sua inserção no cotidiano escolar na condição de estagiários. Ancoradas no pensamento de Certeau & Bakhtin, procuramos, inicialmente, explicitar corno ternos entendido e discutido a inserção dos alunos - professores em formação - na dinâmica das práticas escolares. Outro aspecto que enfocamos relaciona-se à forma de registro dessa experiência. Nos relatórios de trabalho dos alunos, o gênero narrativo vai ganhando contornos, trazendo consigo as vivências e, nelas, os elementos que nos permitem refletir sobre suas trajetórias na dinâmica das relações de ensino da escola básica.Abstract:In this article we report our experience with pedagogy students regarding their insertion in the school environment as trainees. Based on Certeau & Bakhtin principIes, we try, first, to explain our view on the students inclusion - as would-be teachers - in the school dynamic practices. Another aspect that we focus is on the way they record this experience. In the students working report the narrative profile is shaped according to their experience, revelling the elements that allow us to make a reflection on their trajectory in the dynamic relationship of the learninglteaching process in the basic school.Key-words: School practices. Teaching. Teacher's education |
id |
UNICAMP-18_48ef04f98f93af7e7c7be60f0178c79c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644001 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1Práticas escolares. Ensino. Formação de professoresEducaçãoNeste artigo relatamos nossa experiência junto aos alunos do curso de Pedagogia no que se refere ao processo de sua inserção no cotidiano escolar na condição de estagiários. Ancoradas no pensamento de Certeau & Bakhtin, procuramos, inicialmente, explicitar corno ternos entendido e discutido a inserção dos alunos - professores em formação - na dinâmica das práticas escolares. Outro aspecto que enfocamos relaciona-se à forma de registro dessa experiência. Nos relatórios de trabalho dos alunos, o gênero narrativo vai ganhando contornos, trazendo consigo as vivências e, nelas, os elementos que nos permitem refletir sobre suas trajetórias na dinâmica das relações de ensino da escola básica.Abstract:In this article we report our experience with pedagogy students regarding their insertion in the school environment as trainees. Based on Certeau & Bakhtin principIes, we try, first, to explain our view on the students inclusion - as would-be teachers - in the school dynamic practices. Another aspect that we focus is on the way they record this experience. In the students working report the narrative profile is shaped according to their experience, revelling the elements that allow us to make a reflection on their trajectory in the dynamic relationship of the learninglteaching process in the basic school.Key-words: School practices. Teaching. Teacher's educationUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-151Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-151Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-1511980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001/11450Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes-Pinto, Ana LúciaFontana, Roseli Aparecida Cação2016-03-08T13:56:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644001Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:07Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1 |
title |
Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1 |
spellingShingle |
Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1 Guedes-Pinto, Ana Lúcia Práticas escolares. Ensino. Formação de professores Educação |
title_short |
Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1 |
title_full |
Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1 |
title_fullStr |
Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1 |
title_full_unstemmed |
Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1 |
title_sort |
Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1 |
author |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia |
author_facet |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia Fontana, Roseli Aparecida Cação |
author_role |
author |
author2 |
Fontana, Roseli Aparecida Cação |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia Fontana, Roseli Aparecida Cação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas escolares. Ensino. Formação de professores Educação |
topic |
Práticas escolares. Ensino. Formação de professores Educação |
description |
Neste artigo relatamos nossa experiência junto aos alunos do curso de Pedagogia no que se refere ao processo de sua inserção no cotidiano escolar na condição de estagiários. Ancoradas no pensamento de Certeau & Bakhtin, procuramos, inicialmente, explicitar corno ternos entendido e discutido a inserção dos alunos - professores em formação - na dinâmica das práticas escolares. Outro aspecto que enfocamos relaciona-se à forma de registro dessa experiência. Nos relatórios de trabalho dos alunos, o gênero narrativo vai ganhando contornos, trazendo consigo as vivências e, nelas, os elementos que nos permitem refletir sobre suas trajetórias na dinâmica das relações de ensino da escola básica.Abstract:In this article we report our experience with pedagogy students regarding their insertion in the school environment as trainees. Based on Certeau & Bakhtin principIes, we try, first, to explain our view on the students inclusion - as would-be teachers - in the school dynamic practices. Another aspect that we focus is on the way they record this experience. In the students working report the narrative profile is shaped according to their experience, revelling the elements that allow us to make a reflection on their trajectory in the dynamic relationship of the learninglteaching process in the basic school.Key-words: School practices. Teaching. Teacher's education |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001/11450 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-151 Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-151 Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-151 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186867871744 |