Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Fontana, Roseli Aparecida Cação
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001
Resumo: Neste artigo relatamos nossa experiência junto aos alunos do curso de Pedagogia no que se refere ao processo de sua inserção no cotidiano escolar na condição de estagiários. Ancoradas no pensamento de Certeau & Bakhtin, procuramos, inicialmente, explicitar corno ternos entendido e discutido a inserção dos alunos - professores em formação - na dinâmica das práticas escolares. Outro aspecto que enfocamos relaciona-se à forma de registro dessa experiência. Nos relatórios de trabalho dos alunos, o gênero narrativo vai ganhando contornos, trazendo consigo as vivências e, nelas, os elementos que nos permitem refletir sobre suas trajetórias na dinâmica das relações de ensino da escola básica.Abstract:In this article we report our experience with pedagogy students regarding their insertion in the school environment as trainees. Based on Certeau & Bakhtin principIes, we try, first, to explain our view on the students inclusion - as would-be teachers - in the school dynamic practices. Another aspect that we focus is on the way they record this experience. In the students working report the narrative profile is shaped according to their experience, revelling the elements that allow us to make a reflection on their trajectory in the dynamic relationship of the learninglteaching process in the basic school.Key-words: School practices. Teaching. Teacher's education
id UNICAMP-18_48ef04f98f93af7e7c7be60f0178c79c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644001
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1Práticas escolares. Ensino. Formação de professoresEducaçãoNeste artigo relatamos nossa experiência junto aos alunos do curso de Pedagogia no que se refere ao processo de sua inserção no cotidiano escolar na condição de estagiários. Ancoradas no pensamento de Certeau & Bakhtin, procuramos, inicialmente, explicitar corno ternos entendido e discutido a inserção dos alunos - professores em formação - na dinâmica das práticas escolares. Outro aspecto que enfocamos relaciona-se à forma de registro dessa experiência. Nos relatórios de trabalho dos alunos, o gênero narrativo vai ganhando contornos, trazendo consigo as vivências e, nelas, os elementos que nos permitem refletir sobre suas trajetórias na dinâmica das relações de ensino da escola básica.Abstract:In this article we report our experience with pedagogy students regarding their insertion in the school environment as trainees. Based on Certeau & Bakhtin principIes, we try, first, to explain our view on the students inclusion - as would-be teachers - in the school dynamic practices. Another aspect that we focus is on the way they record this experience. In the students working report the narrative profile is shaped according to their experience, revelling the elements that allow us to make a reflection on their trajectory in the dynamic relationship of the learninglteaching process in the basic school.Key-words: School practices. Teaching. Teacher's educationUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-151Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-151Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-1511980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001/11450Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuedes-Pinto, Ana LúciaFontana, Roseli Aparecida Cação2016-03-08T13:56:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644001Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:07Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1
title Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1
spellingShingle Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Práticas escolares. Ensino. Formação de professores
Educação
title_short Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1
title_full Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1
title_fullStr Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1
title_full_unstemmed Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1
title_sort Professorase estagiários - sujeitos de uma complexa e "velada" relação de ensinar e aprender1
author Guedes-Pinto, Ana Lúcia
author_facet Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Fontana, Roseli Aparecida Cação
author_role author
author2 Fontana, Roseli Aparecida Cação
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Fontana, Roseli Aparecida Cação
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas escolares. Ensino. Formação de professores
Educação
topic Práticas escolares. Ensino. Formação de professores
Educação
description Neste artigo relatamos nossa experiência junto aos alunos do curso de Pedagogia no que se refere ao processo de sua inserção no cotidiano escolar na condição de estagiários. Ancoradas no pensamento de Certeau & Bakhtin, procuramos, inicialmente, explicitar corno ternos entendido e discutido a inserção dos alunos - professores em formação - na dinâmica das práticas escolares. Outro aspecto que enfocamos relaciona-se à forma de registro dessa experiência. Nos relatórios de trabalho dos alunos, o gênero narrativo vai ganhando contornos, trazendo consigo as vivências e, nelas, os elementos que nos permitem refletir sobre suas trajetórias na dinâmica das relações de ensino da escola básica.Abstract:In this article we report our experience with pedagogy students regarding their insertion in the school environment as trainees. Based on Certeau & Bakhtin principIes, we try, first, to explain our view on the students inclusion - as would-be teachers - in the school dynamic practices. Another aspect that we focus is on the way they record this experience. In the students working report the narrative profile is shaped according to their experience, revelling the elements that allow us to make a reflection on their trajectory in the dynamic relationship of the learninglteaching process in the basic school.Key-words: School practices. Teaching. Teacher's education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644001/11450
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 12 No. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-151
Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-151
Pro-Posições; v. 12 n. 2-3: jul./nov.2001[35-36]; 141-151
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186867871744