Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vanessa Regina de Oliveira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Albres, Neiva de Aquino, Sousa, Wilma Pastor de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642374
Resumo: O presente artigo problematiza a proposta bilíngue para crianças surdas na Educação Infantil e sua importância para o desenvolvimento linguístico do sujeito surdo. A partir da descrição de uma cena escolar em uma escola Polo bilíngue da rede municipal no interior de São Paulo, discute a aquisição de linguagem precoce e a relevância do brincar na Educação Infantil e reflete sobre a aquisição da língua de sinais nessa faixa etária, por meio da interação dialógica com o outro (surdo). Enfatiza a necessidade de políticas que estimulem a entrada da criança surda neste nível de ensino e valorizem a especificidade da surdez numa vertente bilíngue (Libras/Português) e também sugere a ampliação de escolas polos, inclusivas e bilíngues, para estudantes surdos e a adoção da língua de sinais como língua de instrução, com professores surdos e colegas surdos.Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar. Educação inclusiva bilíngueAbstract The article discusses the bilingual pre-kindergarten curriculum and its relevance for the linguistic development of the deaf person. Based on the description of a school scene in a public municipal school especially adapted to the needs of deaf children, the article discusses the implications, for children in this age group, of the precocious acquisition of sign language mediated by dialogical interaction with other deaf children. It advocates the need for policies that stimulate deaf children to attend this level of schooling, the bilingual approach of deaf children education, and finally the increase in the number of schools in which deaf teachers and children could meet and work togetherKeywords: Pre-kindergarten stage, deafness, bilingual and inclusive education
id UNICAMP-18_4ae203e40902961bac80cff7c6e4741f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642374
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdasO presente artigo problematiza a proposta bilíngue para crianças surdas na Educação Infantil e sua importância para o desenvolvimento linguístico do sujeito surdo. A partir da descrição de uma cena escolar em uma escola Polo bilíngue da rede municipal no interior de São Paulo, discute a aquisição de linguagem precoce e a relevância do brincar na Educação Infantil e reflete sobre a aquisição da língua de sinais nessa faixa etária, por meio da interação dialógica com o outro (surdo). Enfatiza a necessidade de políticas que estimulem a entrada da criança surda neste nível de ensino e valorizem a especificidade da surdez numa vertente bilíngue (Libras/Português) e também sugere a ampliação de escolas polos, inclusivas e bilíngues, para estudantes surdos e a adoção da língua de sinais como língua de instrução, com professores surdos e colegas surdos.Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar. Educação inclusiva bilíngueAbstract The article discusses the bilingual pre-kindergarten curriculum and its relevance for the linguistic development of the deaf person. Based on the description of a school scene in a public municipal school especially adapted to the needs of deaf children, the article discusses the implications, for children in this age group, of the precocious acquisition of sign language mediated by dialogical interaction with other deaf children. It advocates the need for policies that stimulate deaf children to attend this level of schooling, the bilingual approach of deaf children education, and finally the increase in the number of schools in which deaf teachers and children could meet and work togetherKeywords: Pre-kindergarten stage, deafness, bilingual and inclusive educationUniversidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642374Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 103-124Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 103-124Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 103-1241980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642374/9891Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Vanessa Regina de OliveiraAlbres, Neiva de AquinoSousa, Wilma Pastor de Andrade2016-04-07T13:45:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642374Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-04-07T13:45:57Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas
title Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas
spellingShingle Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas
Martins, Vanessa Regina de Oliveira
title_short Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas
title_full Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas
title_fullStr Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas
title_full_unstemmed Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas
title_sort Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas
author Martins, Vanessa Regina de Oliveira
author_facet Martins, Vanessa Regina de Oliveira
Albres, Neiva de Aquino
Sousa, Wilma Pastor de Andrade
author_role author
author2 Albres, Neiva de Aquino
Sousa, Wilma Pastor de Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vanessa Regina de Oliveira
Albres, Neiva de Aquino
Sousa, Wilma Pastor de Andrade
description O presente artigo problematiza a proposta bilíngue para crianças surdas na Educação Infantil e sua importância para o desenvolvimento linguístico do sujeito surdo. A partir da descrição de uma cena escolar em uma escola Polo bilíngue da rede municipal no interior de São Paulo, discute a aquisição de linguagem precoce e a relevância do brincar na Educação Infantil e reflete sobre a aquisição da língua de sinais nessa faixa etária, por meio da interação dialógica com o outro (surdo). Enfatiza a necessidade de políticas que estimulem a entrada da criança surda neste nível de ensino e valorizem a especificidade da surdez numa vertente bilíngue (Libras/Português) e também sugere a ampliação de escolas polos, inclusivas e bilíngues, para estudantes surdos e a adoção da língua de sinais como língua de instrução, com professores surdos e colegas surdos.Palavras-chave: Educação Infantil. Brincar. Educação inclusiva bilíngueAbstract The article discusses the bilingual pre-kindergarten curriculum and its relevance for the linguistic development of the deaf person. Based on the description of a school scene in a public municipal school especially adapted to the needs of deaf children, the article discusses the implications, for children in this age group, of the precocious acquisition of sign language mediated by dialogical interaction with other deaf children. It advocates the need for policies that stimulate deaf children to attend this level of schooling, the bilingual approach of deaf children education, and finally the increase in the number of schools in which deaf teachers and children could meet and work togetherKeywords: Pre-kindergarten stage, deafness, bilingual and inclusive education
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642374
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642374/9891
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 103-124
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 103-124
Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 103-124
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183831195648