Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 – 2007): um estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marília Pinto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643231
Resumo: Resultado de levantamento exaustivo – que localizou 71 estudos – das teses e das dissertações produzidas no Brasil, entre 1993 e 2007, sobre as diferenças de desempenho escolar entre os sexos, este artigo enfoca 21 trabalhos cujos achados nos pareceram mais relevantes. São pesquisas predominantemente qualitativas e que abordam, principalmente, as séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas em diferentes regiões do País, tanto em áreas urbanas como rurais. Permitem afirmar alguma homogeneidade na cultura escolar, em especial nessas séries, no que tange às opiniões das professoras, reafirmando diferenças de comportamento entre meninos e meninas e atribuindo essas diferenças à socialização familiar. São escassas as pesquisas que incorporam as falas das crianças e escassos os estudos sobre as camadas médias. Do ponto de vista teórico, poucas pesquisas articulam o gênero a outros determinantes sociais e raras demonstram uma apreensão complexa das relações de gênero no campo simbólico, para além da interação homem- mulher.Abstract: This paper comes from a review of 71 Brazilian Master and Doctoral dissertations on gender differences in school achievement produced from 1993 to 2007 and focus on 21 studies selected by their special contributions. These are predominantly qualitative researches about public elementary schools from different regions of the country, covering urban and rural areas. It is possible to conclude that there is some homogeneity in Brazilian school culture, especially among teachers, who reinforce differences in discipline between girls and boys and attribute these differences to family socialization. Studies that consider children’ speech and middle-class families are rare. From a theoretical point of view only a few researches work simultaneously with gender and other social conditions and there is a lack of more complex understanding of the concept of gender.Key words: Gender. School achievement. Review
id UNICAMP-18_4ebc004bcc8f6c04bcea303c48a1fdf9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643231
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 – 2007): um estado da arteGênero. Gesempenho escolar. Estado da arteEducaçãoResultado de levantamento exaustivo – que localizou 71 estudos – das teses e das dissertações produzidas no Brasil, entre 1993 e 2007, sobre as diferenças de desempenho escolar entre os sexos, este artigo enfoca 21 trabalhos cujos achados nos pareceram mais relevantes. São pesquisas predominantemente qualitativas e que abordam, principalmente, as séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas em diferentes regiões do País, tanto em áreas urbanas como rurais. Permitem afirmar alguma homogeneidade na cultura escolar, em especial nessas séries, no que tange às opiniões das professoras, reafirmando diferenças de comportamento entre meninos e meninas e atribuindo essas diferenças à socialização familiar. São escassas as pesquisas que incorporam as falas das crianças e escassos os estudos sobre as camadas médias. Do ponto de vista teórico, poucas pesquisas articulam o gênero a outros determinantes sociais e raras demonstram uma apreensão complexa das relações de gênero no campo simbólico, para além da interação homem- mulher.Abstract: This paper comes from a review of 71 Brazilian Master and Doctoral dissertations on gender differences in school achievement produced from 1993 to 2007 and focus on 21 studies selected by their special contributions. These are predominantly qualitative researches about public elementary schools from different regions of the country, covering urban and rural areas. It is possible to conclude that there is some homogeneity in Brazilian school culture, especially among teachers, who reinforce differences in discipline between girls and boys and attribute these differences to family socialization. Studies that consider children’ speech and middle-class families are rare. From a theoretical point of view only a few researches work simultaneously with gender and other social conditions and there is a lack of more complex understanding of the concept of gender.Key words: Gender. School achievement. ReviewUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643231Pro-Posições; Vol. 23 No. 1: jan./abr.2012 [67]; 147-161Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 1: jan./abr.2012 [67]; 147-161Pro-Posições; v. 23 n. 1: jan./abr.2012 [67]; 147-1611980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643231/10779Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Marília Pinto2016-02-18T14:42:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643231Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:42:22Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 – 2007): um estado da arte
title Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 – 2007): um estado da arte
spellingShingle Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 – 2007): um estado da arte
Carvalho, Marília Pinto
Gênero. Gesempenho escolar. Estado da arte
Educação
title_short Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 – 2007): um estado da arte
title_full Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 – 2007): um estado da arte
title_fullStr Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 – 2007): um estado da arte
title_full_unstemmed Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 – 2007): um estado da arte
title_sort Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 – 2007): um estado da arte
author Carvalho, Marília Pinto
author_facet Carvalho, Marília Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marília Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Gesempenho escolar. Estado da arte
Educação
topic Gênero. Gesempenho escolar. Estado da arte
Educação
description Resultado de levantamento exaustivo – que localizou 71 estudos – das teses e das dissertações produzidas no Brasil, entre 1993 e 2007, sobre as diferenças de desempenho escolar entre os sexos, este artigo enfoca 21 trabalhos cujos achados nos pareceram mais relevantes. São pesquisas predominantemente qualitativas e que abordam, principalmente, as séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas em diferentes regiões do País, tanto em áreas urbanas como rurais. Permitem afirmar alguma homogeneidade na cultura escolar, em especial nessas séries, no que tange às opiniões das professoras, reafirmando diferenças de comportamento entre meninos e meninas e atribuindo essas diferenças à socialização familiar. São escassas as pesquisas que incorporam as falas das crianças e escassos os estudos sobre as camadas médias. Do ponto de vista teórico, poucas pesquisas articulam o gênero a outros determinantes sociais e raras demonstram uma apreensão complexa das relações de gênero no campo simbólico, para além da interação homem- mulher.Abstract: This paper comes from a review of 71 Brazilian Master and Doctoral dissertations on gender differences in school achievement produced from 1993 to 2007 and focus on 21 studies selected by their special contributions. These are predominantly qualitative researches about public elementary schools from different regions of the country, covering urban and rural areas. It is possible to conclude that there is some homogeneity in Brazilian school culture, especially among teachers, who reinforce differences in discipline between girls and boys and attribute these differences to family socialization. Studies that consider children’ speech and middle-class families are rare. From a theoretical point of view only a few researches work simultaneously with gender and other social conditions and there is a lack of more complex understanding of the concept of gender.Key words: Gender. School achievement. Review
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643231
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643231/10779
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 23 No. 1: jan./abr.2012 [67]; 147-161
Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 1: jan./abr.2012 [67]; 147-161
Pro-Posições; v. 23 n. 1: jan./abr.2012 [67]; 147-161
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184389038080