Quão longe fomos com a Linguística Aplicada de Sinais na educação de surdos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mertzani, Maria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642371
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir os desenvolvimentos atuais da Linguística Aplicada de Sinais e sua relação com a educação de surdos em três áreas principais na União Europeia (EU): (a) os métodos específicos usados no ensino de Língua de Sinais (LS); (b) a natureza disciplinar da área pesquisada que é compartilhada (levando em consideração o vasto contexto cultural no qual as LSs operam); e (c) os construtos necessários para pesquisar e estudar aqueles temas fundamentais da Linguística Aplicada de Sinais. O artigo argumenta que o desenvolvimento futuro da Linguística Aplicada de Sinais orientada pedagogicamente está atrelado à capacidade que a pesquisa tem, em termos de infraestrutura, de empreender estudos do tipo processo-produto em ní- veis macro, ou seja, em programas de avaliação de LS, e micro – na sala de aula de LS.Palavras-chave: Elite económica. Fronteras simbólicas. Moralidad. PobresAbstract In 2009, Applied Sign Linguistics was for the first time the topic of international scholarship. Academic discussion involved areas such as: sign language teaching (SL) and learning; IT in SL learning; SL assessment; discourse analysis etc. In this paper, the aim is to discuss current developments in the field and in relation to deaf education in three main areas within the European Union (EU): (a) on the specific methods used in SL teaching; (b) on the shared disciplinary nature of the specific field (taking into consideration the larger cultural context within which SLs operate); and (c) on the constructs needed in order to research and study those fundamental issues of Applied Sign Linguistics. The paper argues that the future development of pedagogically oriented Applied Sign Linguistics is bound up with the capacity of the research infrastructure to undertake process-product study on the macro (i.e. SL programme evaluations) and micro level (i.e. SL classroom).Keywords: sign language teaching, Applied Sign Linguistics, sign language in Europe, signing in schools
id UNICAMP-18_5aa0a6204901f318912454c2c45a0564
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642371
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Quão longe fomos com a Linguística Aplicada de Sinais na educação de surdos?O objetivo deste artigo é discutir os desenvolvimentos atuais da Linguística Aplicada de Sinais e sua relação com a educação de surdos em três áreas principais na União Europeia (EU): (a) os métodos específicos usados no ensino de Língua de Sinais (LS); (b) a natureza disciplinar da área pesquisada que é compartilhada (levando em consideração o vasto contexto cultural no qual as LSs operam); e (c) os construtos necessários para pesquisar e estudar aqueles temas fundamentais da Linguística Aplicada de Sinais. O artigo argumenta que o desenvolvimento futuro da Linguística Aplicada de Sinais orientada pedagogicamente está atrelado à capacidade que a pesquisa tem, em termos de infraestrutura, de empreender estudos do tipo processo-produto em ní- veis macro, ou seja, em programas de avaliação de LS, e micro – na sala de aula de LS.Palavras-chave: Elite económica. Fronteras simbólicas. Moralidad. PobresAbstract In 2009, Applied Sign Linguistics was for the first time the topic of international scholarship. Academic discussion involved areas such as: sign language teaching (SL) and learning; IT in SL learning; SL assessment; discourse analysis etc. In this paper, the aim is to discuss current developments in the field and in relation to deaf education in three main areas within the European Union (EU): (a) on the specific methods used in SL teaching; (b) on the shared disciplinary nature of the specific field (taking into consideration the larger cultural context within which SLs operate); and (c) on the constructs needed in order to research and study those fundamental issues of Applied Sign Linguistics. The paper argues that the future development of pedagogically oriented Applied Sign Linguistics is bound up with the capacity of the research infrastructure to undertake process-product study on the macro (i.e. SL programme evaluations) and micro level (i.e. SL classroom).Keywords: sign language teaching, Applied Sign Linguistics, sign language in Europe, signing in schoolsUniversidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642371Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 41-58Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 41-58Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 41-581980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642371/9888Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMertzani, Maria2016-04-07T13:45:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642371Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-04-07T13:45:14Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quão longe fomos com a Linguística Aplicada de Sinais na educação de surdos?
title Quão longe fomos com a Linguística Aplicada de Sinais na educação de surdos?
spellingShingle Quão longe fomos com a Linguística Aplicada de Sinais na educação de surdos?
Mertzani, Maria
title_short Quão longe fomos com a Linguística Aplicada de Sinais na educação de surdos?
title_full Quão longe fomos com a Linguística Aplicada de Sinais na educação de surdos?
title_fullStr Quão longe fomos com a Linguística Aplicada de Sinais na educação de surdos?
title_full_unstemmed Quão longe fomos com a Linguística Aplicada de Sinais na educação de surdos?
title_sort Quão longe fomos com a Linguística Aplicada de Sinais na educação de surdos?
author Mertzani, Maria
author_facet Mertzani, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mertzani, Maria
description O objetivo deste artigo é discutir os desenvolvimentos atuais da Linguística Aplicada de Sinais e sua relação com a educação de surdos em três áreas principais na União Europeia (EU): (a) os métodos específicos usados no ensino de Língua de Sinais (LS); (b) a natureza disciplinar da área pesquisada que é compartilhada (levando em consideração o vasto contexto cultural no qual as LSs operam); e (c) os construtos necessários para pesquisar e estudar aqueles temas fundamentais da Linguística Aplicada de Sinais. O artigo argumenta que o desenvolvimento futuro da Linguística Aplicada de Sinais orientada pedagogicamente está atrelado à capacidade que a pesquisa tem, em termos de infraestrutura, de empreender estudos do tipo processo-produto em ní- veis macro, ou seja, em programas de avaliação de LS, e micro – na sala de aula de LS.Palavras-chave: Elite económica. Fronteras simbólicas. Moralidad. PobresAbstract In 2009, Applied Sign Linguistics was for the first time the topic of international scholarship. Academic discussion involved areas such as: sign language teaching (SL) and learning; IT in SL learning; SL assessment; discourse analysis etc. In this paper, the aim is to discuss current developments in the field and in relation to deaf education in three main areas within the European Union (EU): (a) on the specific methods used in SL teaching; (b) on the shared disciplinary nature of the specific field (taking into consideration the larger cultural context within which SLs operate); and (c) on the constructs needed in order to research and study those fundamental issues of Applied Sign Linguistics. The paper argues that the future development of pedagogically oriented Applied Sign Linguistics is bound up with the capacity of the research infrastructure to undertake process-product study on the macro (i.e. SL programme evaluations) and micro level (i.e. SL classroom).Keywords: sign language teaching, Applied Sign Linguistics, sign language in Europe, signing in schools
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642371
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642371/9888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 41-58
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 41-58
Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 41-58
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183825952768