Student council and democratic school management in control societies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Amarildo Inácio dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cervi, Gicele Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671693
Resumo: We present the results of a survey conducted with students who are members of a student council at a public school in Santa Catarina. We seek to answer the question: what subject is the school producing in contemporary democracy? Based on post-structuralism, we aim to problematize the democratic practices of a student council. We used Deleuze, Guattari, and Foucault as our main theoretical framework. For data collection, we used a field diary composed of audios recorded at council meetings and transcriptions. Although the student council reflects on democratic management and establishes a space of multiple possibilities, it operates simultaneously as an extension of the curriculum by producing the docile, useful, and participative subject demanded by our time.
id UNICAMP-18_5cf9aeef9e4995eaf3c94d70f784788a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671693
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Student council and democratic school management in control societiesGrêmio estudantil e gestão escolar democrática nas sociedades de controleGrêmio estudantil e gestão escolar democrática nas sociedades de controleCurrículoGestão democráticaGrêmio estudantilSociedades de controleCurrículoGestão democráticaGrêmio estudantilSociedades de controleCurriculumDemocratic managementStudent councilControl societiesWe present the results of a survey conducted with students who are members of a student council at a public school in Santa Catarina. We seek to answer the question: what subject is the school producing in contemporary democracy? Based on post-structuralism, we aim to problematize the democratic practices of a student council. We used Deleuze, Guattari, and Foucault as our main theoretical framework. For data collection, we used a field diary composed of audios recorded at council meetings and transcriptions. Although the student council reflects on democratic management and establishes a space of multiple possibilities, it operates simultaneously as an extension of the curriculum by producing the docile, useful, and participative subject demanded by our time.Este texto apresenta resultados de uma pesquisa com estudantes membros de um grêmio estudantil de uma escola pública de Santa Catarina, buscando responder à questão: que sujeito a escola tem produzido na contemporaneidade democrática? Ancorados em base epistemológica pós-estruturalista, objetiva-se problematizar práticas democráticas de um grêmio estudantil. Os principais teóricos utilizados foram Deleuze, Guattari e Foucault. A ferramenta de produção dos dados foi o diário de campo, composto por áudios registrados em reuniões do grêmio. Apesar de o grêmio refletir a gestão democrática e se constituir em um espaço de múltiplas possibilidades, infere-se que ele opera, simultaneamente, como extensão do currículo, ao produzir os sujeitos demandados neste tempo. Sujeitos dóceis, úteis e participativos.Este texto apresenta resultados de uma pesquisa com estudantes membros de um grêmio estudantil de uma escola pública de Santa Catarina, buscando responder à questão: que sujeito a escola tem produzido na contemporaneidade democrática? Ancorados em base epistemológica pós-estruturalista, objetiva-se problematizar práticas democráticas de um grêmio estudantil. Os principais teóricos utilizados foram Deleuze, Guattari e Foucault. A ferramenta de produção dos dados foi o diário de campo, composto por áudios registrados em reuniões do grêmio. Apesar de o grêmio refletir a gestão democrática e se constituir em um espaço de múltiplas possibilidades, infere-se que ele opera, simultaneamente, como extensão do currículo, ao produzir os sujeitos demandados neste tempo. Sujeitos dóceis, úteis e participativos.Universidade Estadual de Campinas2022-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671693Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210049Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210049Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e202100491980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671693/30657https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671693/30658Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2022 Pró-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Amarildo Inácio dosCervi, Gicele Maria 2023-02-24T19:41:06Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671693Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-02-24T19:41:06Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Student council and democratic school management in control societies
Grêmio estudantil e gestão escolar democrática nas sociedades de controle
Grêmio estudantil e gestão escolar democrática nas sociedades de controle
title Student council and democratic school management in control societies
spellingShingle Student council and democratic school management in control societies
Santos, Amarildo Inácio dos
Currículo
Gestão democrática
Grêmio estudantil
Sociedades de controle
Currículo
Gestão democrática
Grêmio estudantil
Sociedades de controle
Curriculum
Democratic management
Student council
Control societies
title_short Student council and democratic school management in control societies
title_full Student council and democratic school management in control societies
title_fullStr Student council and democratic school management in control societies
title_full_unstemmed Student council and democratic school management in control societies
title_sort Student council and democratic school management in control societies
author Santos, Amarildo Inácio dos
author_facet Santos, Amarildo Inácio dos
Cervi, Gicele Maria
author_role author
author2 Cervi, Gicele Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Amarildo Inácio dos
Cervi, Gicele Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Gestão democrática
Grêmio estudantil
Sociedades de controle
Currículo
Gestão democrática
Grêmio estudantil
Sociedades de controle
Curriculum
Democratic management
Student council
Control societies
topic Currículo
Gestão democrática
Grêmio estudantil
Sociedades de controle
Currículo
Gestão democrática
Grêmio estudantil
Sociedades de controle
Curriculum
Democratic management
Student council
Control societies
description We present the results of a survey conducted with students who are members of a student council at a public school in Santa Catarina. We seek to answer the question: what subject is the school producing in contemporary democracy? Based on post-structuralism, we aim to problematize the democratic practices of a student council. We used Deleuze, Guattari, and Foucault as our main theoretical framework. For data collection, we used a field diary composed of audios recorded at council meetings and transcriptions. Although the student council reflects on democratic management and establishes a space of multiple possibilities, it operates simultaneously as an extension of the curriculum by producing the docile, useful, and participative subject demanded by our time.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671693
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671693
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671693/30657
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671693/30658
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pró-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pró-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210049
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210049
Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20210049
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190181371904