Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozzi, Juliana Bernardes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642632
Resumo: O artigo se propõe a destacar algumas contribuições da teoria dos processos civilizadores do sociólogo alemão Norbert Elias para estudos na área da educação e da cultura que abordam a leitura, seus objetos e práticas, e, enfim, para os que versam sobre a produção e o consumo dos livros destinados à forma- ção das novas gerações. Num primeiro momento do texto, introduz-se a obra em que o autor desenvolve a teoria sobre os processos civilizadores, apresentando sua organização e premissas gerais. A seguir, discute-se como a compreensão sobre o processo de constituição das sociedades modernas ocidentais – seguindo as proposições de Elias – oportuniza fecundas contribuições para uma abordagem histórica e sociológica dos objetos de consumo cultural voltados à infância, especialmente os livros: objetos por excelência da “civilidade”.Abstract The article intends to highlight some contributions of the theory of the German sociologist Norbert Elias for studies in the area of education and culture which deal with reading, its objects and practices, and, especially, for studies regarding the production and consumption of books destined for new generations’ education. Firstly, the text introduces the work in which the author develops the theory on civilizing processes, with its organization and general assumptions. Next, it discusses how the understanding of the process for the formation of modern western societies – according to Norbert Elias’ ideas – presents productive contributions to a historical and sociological approach of the objects of cultural consumption destined to childhood, specially the books: objects by excellence of civility.Key words Reading and civility. Theory of civilizing processes. Reading and childhood. Children’s books
id UNICAMP-18_5e15a229e30d82ef493bb8d879521fad
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642632
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert EliasLeitura e civilidade. Teoria dos processos civilizadores. Leitura e infância. Livros infantisEducaçãoO artigo se propõe a destacar algumas contribuições da teoria dos processos civilizadores do sociólogo alemão Norbert Elias para estudos na área da educação e da cultura que abordam a leitura, seus objetos e práticas, e, enfim, para os que versam sobre a produção e o consumo dos livros destinados à forma- ção das novas gerações. Num primeiro momento do texto, introduz-se a obra em que o autor desenvolve a teoria sobre os processos civilizadores, apresentando sua organização e premissas gerais. A seguir, discute-se como a compreensão sobre o processo de constituição das sociedades modernas ocidentais – seguindo as proposições de Elias – oportuniza fecundas contribuições para uma abordagem histórica e sociológica dos objetos de consumo cultural voltados à infância, especialmente os livros: objetos por excelência da “civilidade”.Abstract The article intends to highlight some contributions of the theory of the German sociologist Norbert Elias for studies in the area of education and culture which deal with reading, its objects and practices, and, especially, for studies regarding the production and consumption of books destined for new generations’ education. Firstly, the text introduces the work in which the author develops the theory on civilizing processes, with its organization and general assumptions. Next, it discusses how the understanding of the process for the formation of modern western societies – according to Norbert Elias’ ideas – presents productive contributions to a historical and sociological approach of the objects of cultural consumption destined to childhood, specially the books: objects by excellence of civility.Key words Reading and civility. Theory of civilizing processes. Reading and childhood. Children’s booksUniversidade Estadual de Campinas2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642632Pro-Posições; Vol. 24 No. 2: maio./ ago. 2013[71]; 127-145Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 2: maio./ ago. 2013[71]; 127-145Pro-Posições; v. 24 n. 2: maio./ ago. 2013[71]; 127-1451980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642632/10112Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessTozzi, Juliana Bernardes2016-02-18T14:44:19Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642632Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:44:19Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias
title Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias
spellingShingle Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias
Tozzi, Juliana Bernardes
Leitura e civilidade. Teoria dos processos civilizadores. Leitura e infância. Livros infantis
Educação
title_short Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias
title_full Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias
title_fullStr Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias
title_full_unstemmed Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias
title_sort Educação, infância e leitura: contribuições da teoria dos processos civilizadores de Norbert Elias
author Tozzi, Juliana Bernardes
author_facet Tozzi, Juliana Bernardes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozzi, Juliana Bernardes
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e civilidade. Teoria dos processos civilizadores. Leitura e infância. Livros infantis
Educação
topic Leitura e civilidade. Teoria dos processos civilizadores. Leitura e infância. Livros infantis
Educação
description O artigo se propõe a destacar algumas contribuições da teoria dos processos civilizadores do sociólogo alemão Norbert Elias para estudos na área da educação e da cultura que abordam a leitura, seus objetos e práticas, e, enfim, para os que versam sobre a produção e o consumo dos livros destinados à forma- ção das novas gerações. Num primeiro momento do texto, introduz-se a obra em que o autor desenvolve a teoria sobre os processos civilizadores, apresentando sua organização e premissas gerais. A seguir, discute-se como a compreensão sobre o processo de constituição das sociedades modernas ocidentais – seguindo as proposições de Elias – oportuniza fecundas contribuições para uma abordagem histórica e sociológica dos objetos de consumo cultural voltados à infância, especialmente os livros: objetos por excelência da “civilidade”.Abstract The article intends to highlight some contributions of the theory of the German sociologist Norbert Elias for studies in the area of education and culture which deal with reading, its objects and practices, and, especially, for studies regarding the production and consumption of books destined for new generations’ education. Firstly, the text introduces the work in which the author develops the theory on civilizing processes, with its organization and general assumptions. Next, it discusses how the understanding of the process for the formation of modern western societies – according to Norbert Elias’ ideas – presents productive contributions to a historical and sociological approach of the objects of cultural consumption destined to childhood, specially the books: objects by excellence of civility.Key words Reading and civility. Theory of civilizing processes. Reading and childhood. Children’s books
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642632
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642632/10112
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 24 No. 2: maio./ ago. 2013[71]; 127-145
Pro-Posições; Vol. 24 Núm. 2: maio./ ago. 2013[71]; 127-145
Pro-Posições; v. 24 n. 2: maio./ ago. 2013[71]; 127-145
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184274743296