Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: González, Fernández
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644200
Resumo: Neste documento são exploradas diversas expressões dos vínculos entre educação superior e sociedade em Cuba com ênfase nas áreas de pesquisa e de pós-graduação. Na última década a pós-graduação e a pesquisa, em suas inter-relações, ocupam um lugar cada vez mais relevante nas instituições de educação superior em Cuba. Com isso o problema da qualidade de pós-graduação passa a um primeiro plano. A qualidade se concebe como a unidade da pertinência social com a excelência acadêmica. Entende-se que sem respostas claras às perguntas: pós-graduação por quê? E pós-graduação para quem? (problema da pertinência social), não é possível responder coerentemente às perguntas do quê e do como da pós-graduação, assim como à definição dos padrões (problema da excelência acadêmica)AbstractIn this paper several expressions of links between higher education and society in Cuba are explored, with emphasis on the areas of research and graduate studies. In the last decade graduate studies and research, in their inter-relationships, occupy a progressively relevant place in Cuban institutions of higher education. This situation has brought the quality problem of graduate education to the first front. Quality is conceived of as the unity of social relevance and academic excellence. Without clear answers to the questions of what and for whom is graduate education (problems of social relevance), it is impossible to answer correctly the questions of what and the how of graduate education, as weIl as the definition of standards (problems of academic excellence).Dcscriptors: Graduate Education in Cuba. Graduate Education and Development in Cuba. Higher Education in Cuba
id UNICAMP-18_5e1dedfaa71d51986ac0138d995f2694
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644200
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Posgrado y desarrollo: la experiência CubanaEducaçãoNeste documento são exploradas diversas expressões dos vínculos entre educação superior e sociedade em Cuba com ênfase nas áreas de pesquisa e de pós-graduação. Na última década a pós-graduação e a pesquisa, em suas inter-relações, ocupam um lugar cada vez mais relevante nas instituições de educação superior em Cuba. Com isso o problema da qualidade de pós-graduação passa a um primeiro plano. A qualidade se concebe como a unidade da pertinência social com a excelência acadêmica. Entende-se que sem respostas claras às perguntas: pós-graduação por quê? E pós-graduação para quem? (problema da pertinência social), não é possível responder coerentemente às perguntas do quê e do como da pós-graduação, assim como à definição dos padrões (problema da excelência acadêmica)AbstractIn this paper several expressions of links between higher education and society in Cuba are explored, with emphasis on the areas of research and graduate studies. In the last decade graduate studies and research, in their inter-relationships, occupy a progressively relevant place in Cuban institutions of higher education. This situation has brought the quality problem of graduate education to the first front. Quality is conceived of as the unity of social relevance and academic excellence. Without clear answers to the questions of what and for whom is graduate education (problems of social relevance), it is impossible to answer correctly the questions of what and the how of graduate education, as weIl as the definition of standards (problems of academic excellence).Dcscriptors: Graduate Education in Cuba. Graduate Education and Development in Cuba. Higher Education in CubaUniversidade Estadual de Campinas2016-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644200Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 16-26Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 16-26Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 16-261980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644200/11630Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonzález, Fernández2016-03-14T15:03:17Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644200Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-14T15:03:17Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana
title Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana
spellingShingle Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana
González, Fernández
Educação
title_short Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana
title_full Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana
title_fullStr Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana
title_full_unstemmed Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana
title_sort Posgrado y desarrollo: la experiência Cubana
author González, Fernández
author_facet González, Fernández
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv González, Fernández
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Neste documento são exploradas diversas expressões dos vínculos entre educação superior e sociedade em Cuba com ênfase nas áreas de pesquisa e de pós-graduação. Na última década a pós-graduação e a pesquisa, em suas inter-relações, ocupam um lugar cada vez mais relevante nas instituições de educação superior em Cuba. Com isso o problema da qualidade de pós-graduação passa a um primeiro plano. A qualidade se concebe como a unidade da pertinência social com a excelência acadêmica. Entende-se que sem respostas claras às perguntas: pós-graduação por quê? E pós-graduação para quem? (problema da pertinência social), não é possível responder coerentemente às perguntas do quê e do como da pós-graduação, assim como à definição dos padrões (problema da excelência acadêmica)AbstractIn this paper several expressions of links between higher education and society in Cuba are explored, with emphasis on the areas of research and graduate studies. In the last decade graduate studies and research, in their inter-relationships, occupy a progressively relevant place in Cuban institutions of higher education. This situation has brought the quality problem of graduate education to the first front. Quality is conceived of as the unity of social relevance and academic excellence. Without clear answers to the questions of what and for whom is graduate education (problems of social relevance), it is impossible to answer correctly the questions of what and the how of graduate education, as weIl as the definition of standards (problems of academic excellence).Dcscriptors: Graduate Education in Cuba. Graduate Education and Development in Cuba. Higher Education in Cuba
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644200
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644200/11630
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 8 No. 1: mar./1997[22]; 16-26
Pro-Posições; Vol. 8 Núm. 1: mar./1997[22]; 16-26
Pro-Posições; v. 8 n. 1: mar./1997[22]; 16-26
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217187416276992