A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fasanello, Marina Tarnowski
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Porto, Marcelo Firpo de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a relevância da arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte e expressão enquanto prática pedagógica desencadeadora de processos criativos e de autoconhecimento no âmbito da educação básica. O artigo está organizado em duas partes: a primeira aborda as bases conceituais da arte-educação e da arte de contar histórias; e a segunda relata experiências profissionais de um dos autores, desenvolvidas entre 1998 e 2006, no âmbito da chamada “Oficina Escola de Arte Granada”, envolvendo atividades complementares à escola com alunos e professores de escolas públicas no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Tais experiências reforçam a importância de buscar alternativas pedagógicas para o desenvolvimento de escolas criativas e transformadoras da realidade, que estimulem alunos mais autônomos e futuros cidadãos.Abstract This article discusses the relevance of the art of storytelling integrated to other art languages and expressions As a teaching practice which can promote creative and self-knowledge processes in the context of basic education. The article is organized in two parts: firstly we approach the conceptual bases of art-education and the art of storytelling; secondly we explain some professional experiences developed by one of the authors between 1998 and 2006 related to the “Granada School of Art”, an educational organization dedicated to art education and storytelling, involving complementary activities to formal education with students and teachers from public schools in the municipality of Nova Friburgo, Rio de Janeiro State. Such experiences reinforce the importance of looking for pedagogic alternatives to the development of creative and engaged schools that generate autonomy and citizenship among students.Key words Art-education. Storytelling. Basic education. Continuous training
id UNICAMP-18_6629e3758c2db46e15b3c77d83f82aa4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642839
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básicaArte-educação. Arte de contar histórias. Educação básica. Prática pedagógica. Formação continuadaEducaçãoEste artigo tem por objetivo discutir a relevância da arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte e expressão enquanto prática pedagógica desencadeadora de processos criativos e de autoconhecimento no âmbito da educação básica. O artigo está organizado em duas partes: a primeira aborda as bases conceituais da arte-educação e da arte de contar histórias; e a segunda relata experiências profissionais de um dos autores, desenvolvidas entre 1998 e 2006, no âmbito da chamada “Oficina Escola de Arte Granada”, envolvendo atividades complementares à escola com alunos e professores de escolas públicas no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Tais experiências reforçam a importância de buscar alternativas pedagógicas para o desenvolvimento de escolas criativas e transformadoras da realidade, que estimulem alunos mais autônomos e futuros cidadãos.Abstract This article discusses the relevance of the art of storytelling integrated to other art languages and expressions As a teaching practice which can promote creative and self-knowledge processes in the context of basic education. The article is organized in two parts: firstly we approach the conceptual bases of art-education and the art of storytelling; secondly we explain some professional experiences developed by one of the authors between 1998 and 2006 related to the “Granada School of Art”, an educational organization dedicated to art education and storytelling, involving complementary activities to formal education with students and teachers from public schools in the municipality of Nova Friburgo, Rio de Janeiro State. Such experiences reinforce the importance of looking for pedagogic alternatives to the development of creative and engaged schools that generate autonomy and citizenship among students.Key words Art-education. Storytelling. Basic education. Continuous trainingUniversidade Estadual de Campinas2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 123-131Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 123-131Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 123-1311980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839/10420Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFasanello, Marina TarnowskiPorto, Marcelo Firpo de Souza2016-02-18T14:43:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642839Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:31Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
title A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
spellingShingle A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
Fasanello, Marina Tarnowski
Arte-educação. Arte de contar histórias. Educação básica. Prática pedagógica. Formação continuada
Educação
title_short A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
title_full A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
title_fullStr A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
title_full_unstemmed A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
title_sort A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
author Fasanello, Marina Tarnowski
author_facet Fasanello, Marina Tarnowski
Porto, Marcelo Firpo de Souza
author_role author
author2 Porto, Marcelo Firpo de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fasanello, Marina Tarnowski
Porto, Marcelo Firpo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Arte-educação. Arte de contar histórias. Educação básica. Prática pedagógica. Formação continuada
Educação
topic Arte-educação. Arte de contar histórias. Educação básica. Prática pedagógica. Formação continuada
Educação
description Este artigo tem por objetivo discutir a relevância da arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte e expressão enquanto prática pedagógica desencadeadora de processos criativos e de autoconhecimento no âmbito da educação básica. O artigo está organizado em duas partes: a primeira aborda as bases conceituais da arte-educação e da arte de contar histórias; e a segunda relata experiências profissionais de um dos autores, desenvolvidas entre 1998 e 2006, no âmbito da chamada “Oficina Escola de Arte Granada”, envolvendo atividades complementares à escola com alunos e professores de escolas públicas no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Tais experiências reforçam a importância de buscar alternativas pedagógicas para o desenvolvimento de escolas criativas e transformadoras da realidade, que estimulem alunos mais autônomos e futuros cidadãos.Abstract This article discusses the relevance of the art of storytelling integrated to other art languages and expressions As a teaching practice which can promote creative and self-knowledge processes in the context of basic education. The article is organized in two parts: firstly we approach the conceptual bases of art-education and the art of storytelling; secondly we explain some professional experiences developed by one of the authors between 1998 and 2006 related to the “Granada School of Art”, an educational organization dedicated to art education and storytelling, involving complementary activities to formal education with students and teachers from public schools in the municipality of Nova Friburgo, Rio de Janeiro State. Such experiences reinforce the importance of looking for pedagogic alternatives to the development of creative and engaged schools that generate autonomy and citizenship among students.Key words Art-education. Storytelling. Basic education. Continuous training
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839/10420
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 123-131
Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 123-131
Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 123-131
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184330317824