A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir a relevância da arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte e expressão enquanto prática pedagógica desencadeadora de processos criativos e de autoconhecimento no âmbito da educação básica. O artigo está organizado em duas partes: a primeira aborda as bases conceituais da arte-educação e da arte de contar histórias; e a segunda relata experiências profissionais de um dos autores, desenvolvidas entre 1998 e 2006, no âmbito da chamada “Oficina Escola de Arte Granada”, envolvendo atividades complementares à escola com alunos e professores de escolas públicas no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Tais experiências reforçam a importância de buscar alternativas pedagógicas para o desenvolvimento de escolas criativas e transformadoras da realidade, que estimulem alunos mais autônomos e futuros cidadãos.Abstract This article discusses the relevance of the art of storytelling integrated to other art languages and expressions As a teaching practice which can promote creative and self-knowledge processes in the context of basic education. The article is organized in two parts: firstly we approach the conceptual bases of art-education and the art of storytelling; secondly we explain some professional experiences developed by one of the authors between 1998 and 2006 related to the “Granada School of Art”, an educational organization dedicated to art education and storytelling, involving complementary activities to formal education with students and teachers from public schools in the municipality of Nova Friburgo, Rio de Janeiro State. Such experiences reinforce the importance of looking for pedagogic alternatives to the development of creative and engaged schools that generate autonomy and citizenship among students.Key words Art-education. Storytelling. Basic education. Continuous training |
id |
UNICAMP-18_6629e3758c2db46e15b3c77d83f82aa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642839 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básicaArte-educação. Arte de contar histórias. Educação básica. Prática pedagógica. Formação continuadaEducaçãoEste artigo tem por objetivo discutir a relevância da arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte e expressão enquanto prática pedagógica desencadeadora de processos criativos e de autoconhecimento no âmbito da educação básica. O artigo está organizado em duas partes: a primeira aborda as bases conceituais da arte-educação e da arte de contar histórias; e a segunda relata experiências profissionais de um dos autores, desenvolvidas entre 1998 e 2006, no âmbito da chamada “Oficina Escola de Arte Granada”, envolvendo atividades complementares à escola com alunos e professores de escolas públicas no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Tais experiências reforçam a importância de buscar alternativas pedagógicas para o desenvolvimento de escolas criativas e transformadoras da realidade, que estimulem alunos mais autônomos e futuros cidadãos.Abstract This article discusses the relevance of the art of storytelling integrated to other art languages and expressions As a teaching practice which can promote creative and self-knowledge processes in the context of basic education. The article is organized in two parts: firstly we approach the conceptual bases of art-education and the art of storytelling; secondly we explain some professional experiences developed by one of the authors between 1998 and 2006 related to the “Granada School of Art”, an educational organization dedicated to art education and storytelling, involving complementary activities to formal education with students and teachers from public schools in the municipality of Nova Friburgo, Rio de Janeiro State. Such experiences reinforce the importance of looking for pedagogic alternatives to the development of creative and engaged schools that generate autonomy and citizenship among students.Key words Art-education. Storytelling. Basic education. Continuous trainingUniversidade Estadual de Campinas2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 123-131Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 123-131Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 123-1311980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839/10420Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFasanello, Marina TarnowskiPorto, Marcelo Firpo de Souza2016-02-18T14:43:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642839Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:31Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica |
title |
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica |
spellingShingle |
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica Fasanello, Marina Tarnowski Arte-educação. Arte de contar histórias. Educação básica. Prática pedagógica. Formação continuada Educação |
title_short |
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica |
title_full |
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica |
title_fullStr |
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica |
title_full_unstemmed |
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica |
title_sort |
A arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte: uma prática pedagógica na educação básica |
author |
Fasanello, Marina Tarnowski |
author_facet |
Fasanello, Marina Tarnowski Porto, Marcelo Firpo de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Marcelo Firpo de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fasanello, Marina Tarnowski Porto, Marcelo Firpo de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte-educação. Arte de contar histórias. Educação básica. Prática pedagógica. Formação continuada Educação |
topic |
Arte-educação. Arte de contar histórias. Educação básica. Prática pedagógica. Formação continuada Educação |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir a relevância da arte de contar histórias, integrada a outras linguagens de arte e expressão enquanto prática pedagógica desencadeadora de processos criativos e de autoconhecimento no âmbito da educação básica. O artigo está organizado em duas partes: a primeira aborda as bases conceituais da arte-educação e da arte de contar histórias; e a segunda relata experiências profissionais de um dos autores, desenvolvidas entre 1998 e 2006, no âmbito da chamada “Oficina Escola de Arte Granada”, envolvendo atividades complementares à escola com alunos e professores de escolas públicas no município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Tais experiências reforçam a importância de buscar alternativas pedagógicas para o desenvolvimento de escolas criativas e transformadoras da realidade, que estimulem alunos mais autônomos e futuros cidadãos.Abstract This article discusses the relevance of the art of storytelling integrated to other art languages and expressions As a teaching practice which can promote creative and self-knowledge processes in the context of basic education. The article is organized in two parts: firstly we approach the conceptual bases of art-education and the art of storytelling; secondly we explain some professional experiences developed by one of the authors between 1998 and 2006 related to the “Granada School of Art”, an educational organization dedicated to art education and storytelling, involving complementary activities to formal education with students and teachers from public schools in the municipality of Nova Friburgo, Rio de Janeiro State. Such experiences reinforce the importance of looking for pedagogic alternatives to the development of creative and engaged schools that generate autonomy and citizenship among students.Key words Art-education. Storytelling. Basic education. Continuous training |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642839/10420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 123-131 Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 123-131 Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 123-131 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184330317824 |