A UDF,sua vocação política e científica: um legado para se pensar a universidade hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fávero, Maria de Lourdes de Albuquerque
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643798
Resumo: Situam-se as origens da Universidade do DistritO Federal no ano de 1935, em meio à agiração que marcava o País e às dispuras pelo controle dos rumos da educação nacional. Constata-se a clara definição de suas funções: inovadora ênfase no ensino e na pesquisa e proposta de promover e estimular a cultura, formar profissionais e técnicos nos diferentes campos de atuação de suas escolas e institutOs e prover a formação do magistério em todos os níveis. Para alcancar seus objetivos, a UDF contOu com missões de professores estrangeiros que, juntamente com professores brasileiros, deixaram suas marcas no ensino e na pesquisa. Discurem-se, também, problemas vivenciados desde sua instituição à sua extinção (1939). Conclui-se, assinalando que a UDF pode ser vista como uma utOpia vetada, oferecendo subsídios para se pensar a universidade hoje.Abstract:This article brings a discussion of the origins of the University ofDistritO Federal (Federal District), in 1935, relating them to the political turmoil in Brazil at that time, and the fights for the control of national education. The aurhor pinpoints the functions of that university: (a) an innovative focus on teaching and research; (b) a proposal tOwards fostering and sponsoring culture and preparing professionals in different fields to work in its schools and institures, and (c) the organization of teacher formation at alllevels. To achieve such aims, the university counted on foreign and Brazilian lecturers who left their imprints on teaching and research. The author also discusses problems experienced by the institution from its foundation tO its extinction, in 1939, and finally argues that UDF can be seen as a forbidden utOpia, offering insights tO reflections on university tOday.Key words: University of DistritO Federal (Federal District). Production of knowledge. Teaching and research
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