Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliana Nunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770
Resumo: Neste livro o professor Luiz Carlos de Freitas discute, dentro da temática da avaliação,os modelos de seriaçãoou ciclos.Numa exposição clara e bastante didática, analisa em quatro breves capítulos a lógica da escola, a lógica da avaliação, a lógica dos ciclos e a lógica das políticas públicas, colocando o leitor a par dessa polêmica. Ao tratar, no primeiro capítulo, sobre a /ógicada escola,o autor inicia a discussão sobre como se organizam os tempos e os espaços da escola. Sua construção histórica determina a sala de aula como espaço mais importante da produção pedagógica, que se faz no tempo da seriação dos anos escolares. Recupera alguns ideais da educação moderna, como, por exemplo, a máxima liberal de que a escola deve ensinar tudo a todos, de modo que a desigualdade social deve ser compensada com os recursos pedagógicos da escola.
id UNICAMP-18_6f0cca11205e8b4568da4a0d125c666c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643770
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicasEducaçãoNeste livro o professor Luiz Carlos de Freitas discute, dentro da temática da avaliação,os modelos de seriaçãoou ciclos.Numa exposição clara e bastante didática, analisa em quatro breves capítulos a lógica da escola, a lógica da avaliação, a lógica dos ciclos e a lógica das políticas públicas, colocando o leitor a par dessa polêmica. Ao tratar, no primeiro capítulo, sobre a /ógicada escola,o autor inicia a discussão sobre como se organizam os tempos e os espaços da escola. Sua construção histórica determina a sala de aula como espaço mais importante da produção pedagógica, que se faz no tempo da seriação dos anos escolares. Recupera alguns ideais da educação moderna, como, por exemplo, a máxima liberal de que a escola deve ensinar tudo a todos, de modo que a desigualdade social deve ser compensada com os recursos pedagógicos da escola.Universidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 273-276Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 273-276Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 273-2761980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770/14998Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eliana Nunes2017-01-13T11:20:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643770Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-01-13T11:20:14Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas
title Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas
spellingShingle Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas
Silva, Eliana Nunes
Educação
title_short Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas
title_full Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas
title_fullStr Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas
title_full_unstemmed Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas
title_sort Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas
author Silva, Eliana Nunes
author_facet Silva, Eliana Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliana Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Neste livro o professor Luiz Carlos de Freitas discute, dentro da temática da avaliação,os modelos de seriaçãoou ciclos.Numa exposição clara e bastante didática, analisa em quatro breves capítulos a lógica da escola, a lógica da avaliação, a lógica dos ciclos e a lógica das políticas públicas, colocando o leitor a par dessa polêmica. Ao tratar, no primeiro capítulo, sobre a /ógicada escola,o autor inicia a discussão sobre como se organizam os tempos e os espaços da escola. Sua construção histórica determina a sala de aula como espaço mais importante da produção pedagógica, que se faz no tempo da seriação dos anos escolares. Recupera alguns ideais da educação moderna, como, por exemplo, a máxima liberal de que a escola deve ensinar tudo a todos, de modo que a desigualdade social deve ser compensada com os recursos pedagógicos da escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770/14998
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 273-276
Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 273-276
Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 273-276
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186148548608