Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770 |
Resumo: | Neste livro o professor Luiz Carlos de Freitas discute, dentro da temática da avaliação,os modelos de seriaçãoou ciclos.Numa exposição clara e bastante didática, analisa em quatro breves capítulos a lógica da escola, a lógica da avaliação, a lógica dos ciclos e a lógica das políticas públicas, colocando o leitor a par dessa polêmica. Ao tratar, no primeiro capítulo, sobre a /ógicada escola,o autor inicia a discussão sobre como se organizam os tempos e os espaços da escola. Sua construção histórica determina a sala de aula como espaço mais importante da produção pedagógica, que se faz no tempo da seriação dos anos escolares. Recupera alguns ideais da educação moderna, como, por exemplo, a máxima liberal de que a escola deve ensinar tudo a todos, de modo que a desigualdade social deve ser compensada com os recursos pedagógicos da escola. |
id |
UNICAMP-18_6f0cca11205e8b4568da4a0d125c666c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643770 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicasEducaçãoNeste livro o professor Luiz Carlos de Freitas discute, dentro da temática da avaliação,os modelos de seriaçãoou ciclos.Numa exposição clara e bastante didática, analisa em quatro breves capítulos a lógica da escola, a lógica da avaliação, a lógica dos ciclos e a lógica das políticas públicas, colocando o leitor a par dessa polêmica. Ao tratar, no primeiro capítulo, sobre a /ógicada escola,o autor inicia a discussão sobre como se organizam os tempos e os espaços da escola. Sua construção histórica determina a sala de aula como espaço mais importante da produção pedagógica, que se faz no tempo da seriação dos anos escolares. Recupera alguns ideais da educação moderna, como, por exemplo, a máxima liberal de que a escola deve ensinar tudo a todos, de modo que a desigualdade social deve ser compensada com os recursos pedagógicos da escola.Universidade Estadual de Campinas2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 273-276Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 273-276Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 273-2761980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770/14998Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eliana Nunes2017-01-13T11:20:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643770Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-01-13T11:20:14Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas |
title |
Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas |
spellingShingle |
Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas Silva, Eliana Nunes Educação |
title_short |
Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas |
title_full |
Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas |
title_fullStr |
Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas |
title_full_unstemmed |
Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas |
title_sort |
Ciclos, Seriação e Avaliação:confronto de lógicas |
author |
Silva, Eliana Nunes |
author_facet |
Silva, Eliana Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliana Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
Neste livro o professor Luiz Carlos de Freitas discute, dentro da temática da avaliação,os modelos de seriaçãoou ciclos.Numa exposição clara e bastante didática, analisa em quatro breves capítulos a lógica da escola, a lógica da avaliação, a lógica dos ciclos e a lógica das políticas públicas, colocando o leitor a par dessa polêmica. Ao tratar, no primeiro capítulo, sobre a /ógicada escola,o autor inicia a discussão sobre como se organizam os tempos e os espaços da escola. Sua construção histórica determina a sala de aula como espaço mais importante da produção pedagógica, que se faz no tempo da seriação dos anos escolares. Recupera alguns ideais da educação moderna, como, por exemplo, a máxima liberal de que a escola deve ensinar tudo a todos, de modo que a desigualdade social deve ser compensada com os recursos pedagógicos da escola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643770/14998 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 16 No. 1: jan./abr.2005[46]; 273-276 Pro-Posições; Vol. 16 Núm. 1: jan./abr.2005[46]; 273-276 Pro-Posições; v. 16 n. 1: jan./abr.2005[46]; 273-276 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186148548608 |